Rate this post

A existência na Terra corresponde a um período de aprimoramento nas qualidades de Deus, para que a alma seja preenchida de virtudes para atração de coisas boas e compatíveis com os desejos e pensamentos. Devemos empreender disposição e boa vontade para a purificação das coisas indesejáveis que carregamos na alma. De acordo com os pensamentos gravados, temos que observar idênticos acontecimentos e fatos nos ambientes onde somos convocados a viver.
Por isso, da melhor forma possível, devemos aproveitar todo o tempo disponível para purificar a alma com as boas palavras do Evangelho do Senhor Jesus. Além disso, devemos nos   empenhar nos serviços de caridade e amor dedicados ao bem dos semelhantes.

Conforme os pensamentos e palavras que empregamos em cada dia da vida, vamos construindo as potencialidades nos trabalhos devotados ao bem, ou devotados ao mal. O Senhor Jesus recomendou “vigiai e orai” como medida de estarmos atentos aos pensamentos errôneos e equivocados, proferindo palavras adequadas e construtivas, porquanto, pela livre boa vontade, devemos levar em conta o imprescindível esforço de construção do bem. Sabemos que os ensinamentos do Evangelho do Senhor representam palavras vivas, poderosas forças iluminativas do amor e luz de Deus.

Considerando o “vigiai e orai” do Evangelho do Senhor, podemos entender que os bens oferecidos pelo mundo material não devem merecer prioritária atenção. Estejamos atentos às conquistas das coisas imperecíveis de Deus. Na conquista da vida eterna, o Senhor Jesus recomendou o emprego de boas palavras, pensamentos construtivos e edificantes, e viver sempre de acordo com a vontade de Deus.

Na demonstração concreta de bondade, enaltecendo o Evangelho do Senhor, deixar de lado as baixezas e grosserias ocultas na alma, jamais proferir palavras carregadas de ironias e maldades. Dependendo das más vibrações mantidas na alma, Espíritos zombeteiros podem entrar em sintonia e usá-las, exercendo consideráveis influências com suas atitudes e comportamentos errôneos, provocando distanciamento ou desvio do caminho do bem.

É possível que os reflexos malévolos dos Espíritos zombeteiros e ignorantes, possam causar consideráveis prejuízos e quedas, dificultando bastante o andamento da vida.

É preciso empregar sempre boas palavras e bons pensamentos, pois, quaisquer atitudes e ações agressivas, acabam prejudicando o potencial de crescimento nas diversas atividades da vida. As equivocadas ações e experiências  fracassadas necessitam ser renovadas em outras oportunidades, representando, na verdade, um considerável atraso no caminho da evolução.  

A contínua prática das boas qualidades de Deus ao bem dos semelhantes, possibilita acelerada purificação da alma, amenizando o quanto possível, as pesadas cargas de imperfeições que ainda restringem muitos aspectos da vida. Para servir aos propósitos do Senhor Jesus, devemos seguir com a alma pacífica, aceitando docilmente todos os deveres e tarefas, encargos que nos possibilitam receber o amor e luz de Deus. Enquanto a alma estiver com a atenção presa aos interesses dos proveitos imediatos da matéria, não há como avançar no caminho da felicidade e prosperidade.

O Senhor Jesus sabe dos corações que vacilam perante os compromissos da vida. Recomenda na sublime palavra do Evangelho do amor, “vigiai e orai”, chamando a atenção para a necessária vigilância, principalmente, nas ações e atitudes tomadas a cada momento da vida. Devemos lembrar que o corpo de carne é um instrumento de trabalho, sobretudo, para as coisas sagradas de Deus. Que forças estariam sustentando a consciente decisão de recusar as tarefas e deveres que lhes são pedidos? Nunca deveremos nos distanciar dos compromissos que nos cabem, porquanto, correspondem divinos instrumentos oferecidos pela Misericórdia para a aquisição das imprescindíveis qualidades de Deus para a nossa alma.  De acordo com a Sagrada Escritura “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas serão dadas de acréscimo”, encontramos a oportunidade de avançarmos nos trabalhos de salvação orientados pelo Senhor Jesus. Somente as boas obras devotadas ao bem dos semelhantes nos possibilitam colher e registrar acelerado progresso nas diversas atividades da vida. Conquista de melhor remuneração salarial, ascensão a elevado cargo na função profissional, como ainda felicidade nos variados aspectos da vida familiar, são os pontos fundamentais ocasionados pela fervorosa dedicação e amor às coisas espirituais de Deus.