Num determinado momento futuro, todos os homens estarão praticando as leis de Deus, vivendo e convivendo conforme a vontade de Deus. Em paz e harmonia, praticando a verdadeira caridade de amor aos semelhantes, o ensinamento do Evangelho do Senhor Jesus vai constar naturalmente nos comportamentos e atitudes das pessoas. Os mais rebeldes e endurecidos, não conseguindo se adequar às oportunidades de aperfeiçoamento de suas almas, serão transferidos para mundos inferiores, para que consigam viver conforme suas tendências e características.
Ao longo dos tempos, o ensinamento do Senhor Jesus vem sendo exaustivamente recomendado aos homens, para que todos assimilem as verdades de Deus, e passem à prática do amor e caridade entre si, estabelecendo a paz e harmonia em todos os lugares. Entretanto, nas múltiplas oportunidades de aperfeiçoamento de suas almas, os mais rebeldes, ignorantes e endurecidos, parecem não ter consciência da urgente necessidade de transformação. Prosseguem caminhando indiferentes aos exemplos de amor e caridade ensinados pelo Senhor Jesus.
Os Benfeitores Espirituais recomendam que o amor deve ser praticado a qualquer tempo. Oferecer orações e preces a quem estiver necessitando, principalmente os rebeldes, distanciados de Deus e ignorantes às divinas Leis. As sublimes vibrações de amor devem ser enviadas às almas dos criminosos, dos rebeldes e indiferentes ao amor e luz de Deus.
De acordo com o ensinamento do Senhor Jesus, devemos orar pelos criminosos, pelos que erram ou que estejam distanciados de Deus. Não devemos rejeitá-los, porém, observando os exemplos deixados pelo Senhor Jesus, dedicar amor ao próximo, como a si mesmo.
Um homem estava com graves problemas pulmonares, com dificuldade de respirar. Homem piedoso, ajudou muitas viúvas e seus filhos, porém, agora, enfermo, mal conseguia caminhar. Jesus, ao entrar em Jerusalém o vê, e acenando-lhe a mão, restaurando imediatamente a saúde e vitalidade.
Certamente, Jesus estaria estendendo as mãos caridosas aos criminosos, amparando-os como doentes de espírito e alma, como os mais necessitados de amor e caridade. Também podemos colocar todos os esforços à compreensão do verdadeiro sentido da palavra amor e caridade, para, então, praticá-los a favor de todos os semelhantes.
A justiça e amor de Deus são perfeitos. Em algum momento, os Espíritos impuros que não conseguirem se adaptar às exigências do amor e luz de Deus serão submetidos ao expurgo planetário, ora em curso. Enquanto estiverem na Terra, devemos estender-lhes as elevadas preces, rogando a Deus, bênçãos para todos, porquanto, em suas vidas futuras, as boas sementes plantadas em suas almas terão oportunidades de concreta manifestação. Prosseguindo na árdua luta pela vida, perante dores e sofrimentos, caminhando na difícil estrada que construíram, por certo, com o gradativo arrependimento, ao lado da necessária purificação com as duras lições, o espírito vai despertando a consciência para o amor e caridade.
Não devemos desprezar aqueles que não conseguem se enquadrar segundo os conceitos que já praticamos. Todos somos irmãos perante Deus. Os rebeldes e endurecidos também são espíritos em evolução, e são, igualmente, protegidos e abençoados por Deus. Podemos ajuda-los a atravessar o escuro caminho em que se encontram, concedendo-lhes a luz do amor de Deus. Vamos orar com dedicação e amor para que, certamente, as iluminadas vibrações contribuam ao despertar de suas almas para as verdades eternas do amor e luz de Deus.