Encontramos inúmeras oportunidades de prestar benefícios em nome do bem aos semelhantes. Pensamos viver num mundo repleto de entendimento entre as pessoas, notadamente num panorama de paz e harmonia constantes.
De acordo com as verdades de Deus do Senhor Jesus, o Reino de Deus está no interior de cada pessoa. Fazer manifestar na vida as elevadas qualidades de Deus é o esforço que devemos empreender na vida, principalmente no bem que podemos realizar em benefício de muitas pessoas.
Carregamos na alma o indesejável hábito de observar erros e imperfeições de outros. Os ensinamentos do Senhor Jesus recomendar indulgência para com todos, que precisamos colocar em prática em todos os momentos.
Em muitos locais, movimentos contrários aos governos e suas políticas são motivos de revoltas e manifestações inquietantes, causando consideráveis contubações à ordem e harmonia. Alguns países registram anos de desordens sociais, com graves combates armados, destruindo pessoas e cidades, realizando batalhas em locais bastante habitados.
Surpreendentemente, organismos internacionais, como a ONU – Organização das Nações Unidas, trabalham para consolidar a paz em todas as localidades. Entretanto, países bem estruturados e economicamente fortalecidos, ao mesmo tempo que trabalham negociando a paz, também procuram se beneficiar aproveitando os movimentos beligerantes, negociando e vendendo diversos armamentos, desde os mais leves aos mais pesados, com grande poderio de destruição em massa. Falando em paz, trabalhando pela paz, negociando e vendendo armas.
Estamos no terceiro milênio, início do século XXI, para repensarmos mais seriamente na necessidade de urgente renovação da consciência, principalmente transformando a alma com as elevadas qualidades de Deus. Conforme afirmações do livro de Apocalipse, de João Evangelista, aproximam-se os finais dos tempos, com a previsão em curso da escolha final do joio e do trigo.
Muitos já ouviram falar da mudança imediata da consciência para as coisas de Deus, contudo, não tomam nenhuma medida mais concreta de buscar o prometido Reino de Deus. Permanecem com hábitos voltados aos interesses da matéria, como ainda indiferentes aos alertas e avisos frequentes, totalmente deixados ao esquecimento. Muitos prosseguem nos conscientes prejuízos ao próximo, nas maldades, nos abusos dos poderes, faltando com a caridade e não considerando o amor para as pessoas em geral.
Desde o advento dos ensinamentos do Sublime Mestre Jesus, parcela considerável da Humanidade ainda não conseguiu despertar a alma para a gravidade de seus atos, pensamentos e atitudes. Distanciados do Evangelho do Senhor Jesus, não imaginam que os conteúdos da alma precisam ser transformados, purificados e iluminados com muito tempo de antecedência.
Na verdadeira prática das verdades de Deus é que se consolida na alma o bem, o amor e a verdade. Não há como obter a salvação na hora suprema, no final da última hora, ou arrependendo-se no derradeiro momento, porquanto o que vale é a alma apresentar-se a Deus de forma purificada.
Da boca para fora, dizendo-se devotado ao Evangelho do Senhor, não oculta e nem faz desaparecer os malefícios há longo tempo armazenados na alma. É preciso longo tempo dedicado ao bem, estudando e melhorando os conteúdos da alma.
Diversas oportunidades são oferecidas para que as pessoas voltem imediatamente os interesses para as coisas de Deus. Usufruindo consideráveis benefícios resultantes das bênçãos de Deus, imaginam-se no contínuo caminho do sucesso, da saúde e da aparente felicidade sustentada nos recursos abundantes. Com o passar do tempo, habituadas ao conforto dos encantos da matéria, as coisas de Deus não são levadas em conta nem em pensamento.
Em vista da revelia dos chamados por Deus, e da indiferença das necessidades do Espírito, providências drásticas são tomadas pelos Espíritos Benfeitores, permitindo que doenças, dificuldades, problemas insolúveis, quedas nos negócios e nos níveis financeiros, repentinamente se manifestem, provocando consideráveis abalos na alma. Não obstante os diversos esforços empregados, todos os problemas permanecem sem solução, contrariando as melhores expectativas. Doenças resistem aos tratamentos, consumindo vultosos recursos e minando a vitalidade, desaparecendo as esperanças. Os negócios, antes bastantes promissores, parecem não encontrar mais os instrumentos do progresso e facilidades. Demitidos ou afastados dos bons empregos, não encontram recolocação, exaurindo forças, recursos e tempo.
Retirando os encantos da matéria e dos interesses imediatos, registrando repentinas dificuldades na vida, os Benfeitores Espirituais esperam conduzir todos os envolvidos para o despertar da consciência para as Coisas de Deus. “Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as demais coisas serão dadas de acréscimo”, assim é o ensinamento do Evangelho do Senhor Jesus.
Um dos principais itens do aprimoramento da alma se fundamenta no desprendimento dos bens materiais, afastando-se dos interesses imediatos da matéria e manifestar concreta atitude de servir e prestar benefícios às pessoas. Importante saber que as virtudes conquistadas pelos benefícios prestados ao bem, como ainda do amor devotado aos semelhantes, permanecem inapagáveis na alma, constituindo eterna luz da salvação.