O nosso destino é conduzido pelas decisões, atitudes, palavras e pensamentos, que regulam o caminho por onde queremos seguir. Devemos rogar ao Senhor adequada Sabedoria para que tomemos a melhor atitude, na consecução das tarefas e deveres conforme os desejos e expectativas. Levando em conta a promessa do Divino Mestre Jesus, tudo que pedir ao Pai será atendido de acordo com as crenças e fé. Teremos as coisas necessárias asseguradas pela promessa de que teremos as respostas dos pedidos formulados.
Na imprescindível necessidade de seguir inabalável fé, contudo, simultaneamente precisamos edificar na vida boas obras ao bem dos semelhantes. O proveito da vida se fundamenta na aquisição de virtudes constituídas de trabalhos realizados em benefício dos irmãos ao redor.
Importa saber o que procuramos na vida. Deixando-se conduzir pelos melindres e aborrecimentos das más palavras, as decisões serão sempre acompanhadas de sentimentos preenchidos de contrariedades. Encontramos resultados compatíveis com o mal, porquanto os acontecimentos ao redor são atrações do mal que carregamos na própria alma.
O conhecimento das verdades de Deus deve ser colocado em prática nas questões da vida, resolvendo com grande sabedoria as diferenças que encontrarmos no caminho. No Evangelho do Senhor Jesus consta que a fé sem obras é morta, o que significa que devemos nos conduzir realizando todas as coisas com boas palavras e pensamentos cheios de amor e luz de Deus.
Como praticante dos ensinamentos do Senhor Jesus, construímos o caminho do bem com amor e bondade preenchendo a alma com as elevadas qualidades de Deus. Em muitos momentos, somos agraciados com o auxílio dos Benfeitores Espirituais, envolvendo-nos com iluminadas forças de amor e luz de Deus. E assim, podemos nos conduzimos de acordo com a vontade de Deus, avançando corretamente na evolução da vida.
Repetidos pensamentos concentrados nas ideias e vibrações voltados para a luz nos possibilitam construir um viver cheio de alegrias fundamentadas nas iluminadas coisas de Deus. As sombras podem abranger plenamente locais ausentes de luz, ocasionando tropeços e consideráveis prejuízos. Devemos manter a mente sempre alegre e cheia de esperança e fé. Não devemos permitir que a nossa felicidade seja ameaçada pelas sombras, porquanto, vamos eliminando quaisquer possibilidades de instalação de dores na alma, as quais, uma vez instaladas, podem perdurar longo e doloroso tempo até a sua completa extinção.
Iluminados ambientes preenchidos pela luz do amor de Deus são sempre favoráveis à atração de elevadas vibrações do Mundo Maior. Devemos nos distanciar do imediatismo da matéria para nos aproximarmos cada vez mais do amor e bondade de Deus. Despertando para a necessidade de seguirmos no caminho das verdades de Deus, devemos eliminar os sintomas de orgulho ou falta de equilíbrio, para que possamos colher a verdadeira bênção da transformação de nossa alma.
Busque primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas serão acrescentadas, assim ensinou-nos o senhor Jesus. Devemos nos conscientizar da necessidade de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Deixando os interesses dos proveitos materiais para segundo plano, vamos concentrar atenção e trabalho nas coisas espirituais, dedicando esforços na conquista do Reino de Deus.
Cargos, funções e tarefas assumidos na Casa de Deus, são responsabilidades que devem ser cumpridas adequadamente para o necessário andamento dos serviços e trabalhos. Faltas e ausências prejudicam as sequências planejadas nos deveres e tarefas. Interrompendo a colaboração prevista, muitas atividades podem ser prejudicadas ou sofrerem atrasos. Além dos visíveis prejuízos registrados pela ação impensada, há que se defrontar com os resultados que, em algum momento da vida, vão se manifestar concretamente no retorno reparador.
Podemos superar as dificuldades e adversidades da vida desenvolvendo atividades dedicadas ao bem dos semelhantes, criando merecimentos abençoados por Deus. Estando sempre junto com Deus, forças negativas não se instalam em nossa alma. Trabalhando-se com dedicação e boa vontade, principalmente prestando benefícios às pessoas ao redor, podemos contar com as elevadas forças provenientes de Deus, motivando a realização de boas ações e atitudes na vida. Por isso, devemos colocar as coisas de Deus como prioridade em todos os momentos da vida.
Os resultados negativos ocorrem pelo não cumprimento dos deveres e funções assumidos no lar, notadamente com os enganos, mentiras e falsidades conscientes cometidos contra cônjuges e membros da família. Dores e sofrimentos são facilmente eliminados destinando atenção, consideração, sobretudo, amor e bondade para todos, especialmente para as pessoas mais próximas. O amor é a força da vida para a construção e conquista de todas as coisas boas da vida.
Da mesma forma, ausências ou faltas no trabalho prejudicam o andamento previsto na produção ou negócios. Não há como obter resultado compensador faltando nos compromissos assumidos. A forma mais sensata de liberação das obrigações seria o desligamento ou afastamento consciente de todas as funções e cargos, notificando adequadamente todos os envolvidos.
Na construção do bem em nossa alma, devemos trabalhar todos os dias incessantemente na busca, oferecendo o melhor ao benefício de todos ao redor. Colocando o entendimento como fundamento básico para se viver em harmonia, persistindo nas dificuldades com coragem e fé, aguardar que os resultados das boas obras frutifiquem conforme a vontade de Deus.
Defrontando-se com dificuldades e contrariedades, imaginar-se sempre envolto e envolvido pelas elevadas vibrações luminosas, e elevando o pensamento para o Senhor Jesus, esforçar-se para ficar ligado à luz e amor de Deus. Ao mesmo tempo, nas preces e orações a Deus, rogar forças provenientes do Alto para que possa manter elevada fé. As coisas negativas desaparecem perante ao amor e luz de Deus.
O bem que realizamos em benefício dos semelhantes é uma conquista eterna para a alma. Para sermos verdadeiramente felizes, devemos cumprir com rigor todas as tarefas, funções e deveres assumidos. As virtudes conquistadas permanecem eternamente na alma como contínuas bênçãos em todos os momentos.
Já sabemos o que buscamos. Buscamos viver de acordo com a vontade de Deus, porquanto, somente assim, poderemos receber iluminada luz do amor de Deus.
A imediata propagação do Evangelho do Senhor Jesus é um dever que devemos assumir, no compromisso de conduzir muitos ao verdadeiro caminho do Reino de Deus.