Todo o movimento do Universo é regido rigorosamente pela disciplina nos seus mais variados aspectos. Existem regras, horários, comportamentos e modelos colocados à disposição para prática obrigatória ao andamento regular das coisas boas e desejáveis. Certamente, o cumprimento da disciplina demonstra aplicação plena da justiça, porquanto, os resultados são sempre muito compensadores e proveitosos. Por isso, evidente que seguir o rigor da disciplina requer devotamento sem contestação e nem murmurações.

Em todas as oportunidades, observam-se que a indisciplina produz resultados danosos para o momento e para a posteridade, pois, na verdade, o descumprimento dos deveres assumidos exerce um prejuízo aos envolvidos. Por outro lado, há o evidente atraso em muitos pontos, fazendo com que as coisas, fatos e circunstâncias ocorram contrariamente às expectativas.  A falta de cumprimento do dever acarreta posição irresponsável, provocando consideráveis contratempos para todos. As consequências são sempre prejudiciais, e quaisquer que sejam as causas não conseguem justificar a falta cometida, em grave acúmulo na alma das qualidades negativas, as quais devem repercutir mais tarde, sendo que, imediatamente, os atrasos serão bastante evidentes.

Os atrasos podem ser observados nas áreas dos negócios, perdas nos contratos esperados, nos ganhos que não seguem os acordos fechados, nos planos que não se concretizam, recebimentos que não se registram. Por outro lado, quando todos obedecem ao rigor das disciplinas reinantes, as atividades e os planos correm bem e se desenvolvem satisfatoriamente, não podendo ocultar a alegria para todos. Entretanto, havendo qualquer disposição à indisciplina, como peças importantes de um mecanismo de relógio, o andamento acaba sempre sendo prejudicado, provocando atrasos na normalidade das coisas.

Notamos que a maioria dos trabalhadores se encontra bastante comprometida com os horários, cumprindo os deveres de forma muito eficiente. Contudo, às vezes, uns e outros demonstram constantes atrasos nos horários previstos, e faltando nos deveres estabelecidos, ocasionam transtornos, sendo que muitos nem procuram se justificar das faltas cometidas.
Os resultados, evidentemente, podem ser colheitas difíceis, porquanto, os carmas e pendências que constroem permanecem armazenados nas próprias almas à espera de renovação, retificação e resgates.

Mesmo nas atividades repetitivas, o empenho e a dedicação resultam em êxito, propiciando à alma um intensivo treinamento nas obras realizadas, como ainda aquisição de consideráveis virtudes em função da obediência à disciplina nos assuntos envolvidos. Em todas as atividades e situações da vida, a disciplina se encontra presente, delineando os roteiros e práticas de todas as coisas na Natureza, como também, e principalmente como fator de aprimoramento da alma.

Em todas as situações da vida há que se desenvolver através do entendimento. Se porventura, não tiver condições de cumprir o dever assumido, importante que transmita a dificuldade de levar avante a tarefa, desligando-se das atividades e eximindo-se das responsabilidades. Assim, além da assunção dos resultados da própria decisão, não se deixando cair na indisciplina, e, sobretudo, não criando embaraços e problemas a quem quer que seja.

Observam-se dificuldades no exercício da mediunidade, por exemplo, caso o trabalhador não se disponha a estar no horário estabelecido pela sessão mediúnica. Importante compreender que os membros desencarnados, provenientes do Mundo Espiritual, se encontram no recinto, rigorosamente, até mesmo bem antes do horário previsto de início das atividades normais. Portanto, consideramos total falta de respeito aos termos estabelecidos, como ainda negligência ao cumprimento dos trabalhos propostos, o que significa falta grave chegar fora do horário ao funcionamento normal das atividades.

Além disso, distanciando-se dos estudos e aprimoramento nas matérias específicas de ampliação dos conhecimentos, principalmente das disciplinas inerentes aos trabalhos de mediunidade, por certo que aos avanços não se realizam conforme os planos esperados. Evidente, os problemas serão assinalados, tanto do lado Espiritual, onde desencarnados, ou Espíritos trabalhadores devotados ao bem, não conseguem transmitir a contento os temas e assuntos escolhidos e necessários. Como o médium não apresenta os mínimos conhecimentos do assunto em pauta, não há como se fazer um bom trabalho, mesmo perante exímios e iluminados Benfeitores Espirituais.

Nos estudos de língua estrangeira, sem disciplina nos estudos, comparecendo-se regularmente nos horários das aulas, e não se entregando à prática nas conversações, dificilmente se conseguirá alcançar o esperado êxito na compreensão correta. Ficando-se pela metade, em virtude da falta de esforço, indisciplina no cumprimento dos deveres, e outros fatores prejudiciais que acarretam atrasos nos planos estabelecidos, não se conhecerá as alegrias dos objetivos traçados, que não serão alcançados.

Tudo na vida tem o seu devido tempo. Após a semeadura, passado o exigido e necessário tempo, pode-se esperar uma boa colheita. Com paciência, persistência, todos devem se empenhar ao cumprimento dos deveres do momento, tendo em mente que a disciplina é o rigor que se deve impor em todas as questões, para que se alcance o êxito em todas as coisas.

Procurando-se seguir de acordo com as necessidades impostas pela disciplina, o cultivo das boas qualidades de Deus possibilita acelerado aperfeiçoamento da alma. Naturalmente, deve-se levar em conta que o Espírito imortal  na existência Terra, frequentemente, acaba por se esquecer da importante missão assumida, bem antes da reencarnação da vida presente. Influenciado pelo orgulho, pela arrogância e presunção de ser possuir qualidades que não possui, evidente que alma se deixa levar pelos sentimentos de indisciplina, resvalando para a queda ou consideráveis atrasos na vida.

E, vivendo na sombra de elevadas qualidades que ainda nem de longe se conseguiu angariar, está, na verdade, roubando o próprio tempo precioso concedido por Deus, porque não se dedica verdadeiramente às coisas desejáveis da missão do importante trabalho a que estiver empenhado.

Em muitos casos, não dando a devida importância às coisas espirituais, e julgando que Deus pode esperar, dedica-se inteiramente às causas dos interesses imediatos da matéria. Pensando ser suficiente a dedicação do tempo a Deus do tempo que lhe sobra, ainda assim, conduzindo-se pela indisciplina mal consegue cumprir as responsabilidades assumidas.

A Misericórdia não constrange nenhuma pessoa em direção às coisas necessárias e adequadas ao desenvolvimento satisfatório das qualidades de Deus. Deixa que a cada um segundo suas obras. Observa-se, no entanto, a fraqueza dos propósitos de melhorar-se a cada momento, pois que deveria  abraçar com amor os trabalhos propostos em benefício de si e dos semelhantes. Agindo-se à revelia dos planos superiores da vida, por certo que muitos dos planos também ficam a desejar, demorando-se na sua realização dentro dos desejos esperados.

Imaginando-se isento das responsabilidades, esquecendo-se ainda de que se trata de importante peça nos mecanismos dos trabalhos da missão acaba-se tornando pedra de tropeço, porquanto não permite que os trabalhos se desenvolvam satisfatoriamente. Faltando ou chegando atrasado no cumprimento do dever, a falta de confiança se torna um desconforto para todos os programas, impedindo o andamento normal das atividades previstas. Exigindo-se reformulações repentinas, os humildes trabalhadores presentes se desdobram ao atendimento dos serviços propostos, cobrindo as faltas e os atrasos dos colegas e membros indisciplinados.

Permanecendo-se presos a si mesmos, no descumprimento dos deveres assumidos, a indisciplina se torna uma carga bastante pesada, porquanto, todos os mecanismos e instrumentos dos seus interesses, acabam também por apresentar o mesmo direcionamento. Assim, os registros no histórico das atividades de sua vida demonstram inesperados contratempos, ocasionando perdas e atrasos, prejuízos difíceis de serem compensados ou recuperados a contento.

Imperioso ter na consciência a finalidade da existência na Terra, pois, embora de permanência bastante rápida, há que se desenvolver em muitas qualidades, principalmente nas verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. Por isso, o cumprimento dos deveres assumidos, notadamente dentro de uma irrepreensível disciplina, possibilita ao espírito encarnado alcançar elevada posição em suas qualidades mais essenciais, sobretudo na aquisição de preciosos subsídios de luminosas vibrações de amor e luz de Deus. Como trabalhadores na Seara do Senhor Jesus, conscientes do dever de colaborar na construção do Paraíso de Deus na Terra, devemos assumir integralmente o proposto de seguir fielmente as tarefas que estiverem no caminho. E procurando conduzir o maior número de pessoas para junto do Senhor Jesus, tenhamos o esforço consciente de convidar demonstrando a todos o amor e luz de Deus, tornando os ambientes onde estivermos preenchidos de esperança e fé, nas elevadas qualidades do Senhor