Observamos nos outros, ou nos acontecimentos do cotidiano, notadamente os expurgos dos conteúdos da alma, verificando no caminho os frutos dos erros e imperfeições como obras das próprias realizações.
É precioso o entendimento de que nada ocorre à revelia de nossa vontade. Os acontecimentos ao redor correspondem à concretização dos pensamentos, ou dos atos e pendências do passado. Por isso, por mais humilhante seja as acusações e ofensas recebidas, por situações inesperadas que ocorrem na vida, como doenças, acidentes, atritos e falta de entendimentos, são ocorrências que se manifestam com o propósito de ser expurgada da alma, qual movimento de purificação e iluminação dos conteúdos indesejáveis.
Por vezes, nas situações incontroláveis, podemos estar indo ao encontro com as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. As posições indesejáveis ocorrem com a finalidade promovida pela Providência, para a limpeza dos conteúdos da alma. Recebendo com humildade e resignação, com orações e preces, por incontáveis vezes nos conduzem aos melhores patamares na vida.
Por causa das dores, sofrimentos, calúnias e dificuldades, podemos estar nos aproximando mais de Deus. São providências da Misericórdia em possibilitar melhor purificação e elevação da alma. Do contrário, os conteúdos malévolos da alma poderiam permanecer por muito mais tempo, atrasando-nos no caminho da evolução. É possível que através das dores e sofrimentos, a alma possa ser mais rapidamente purificada e, com os pensamentos voltados ao bem, ao amor e caridade aos semelhantes, aceitando as situações difíceis sem contestação, os caminhos iluminados se abrem com mais facilidade. As pesadas nuvens se modificam conforme o precipitar das chuvas, e após a ventania e tempestades, o tempo tem condições de consideráveis calmarias e melhoras.
Assim, os aparentes problemas que nos arrojam ao desespero, ou abismo sem fim, são providências que podem estar atuando para nos mostrar o caminho para Deus. Procurando sempre o caminho da luz, com a alma preenchida de amor e luz de Deus, é possível que se consiga perceber os pontos de si que precisam ser transformados com determinação e coragem.
Aceitando com resignação, porém preenchendo-se de esperança, deve-se endereçar profunda gratidão a Deus e aos acontecimentos, principalmente as ofensas, as acusações, as ironias, agressões e grosserias das pessoas. Na verdade, são instrumentos empregados pela Misericórdia para nos conduzir à iluminação da alma. São momentos de que precisamos nos empenhar com bondade e amor, nas orações e preces, acreditando nas diversas ações promovidas pelo amor e luz de Deus.
Os sofrimentos e dores nos conduzem à iluminação da alma, isso não quer dizer que cultuamos os sofrimentos. Aceitamos todas as situações, fatos e acontecimentos que nos rodeiam como lições oferecidas ao aprendizado, com o propósito de seguirmos às posições mais elevadas da vida. Nada acontece na vida que não seja frutos das próprias aquisições feitas livremente pelos pensamentos, palavras, ações e atitudes. Como tudo permanece inapagável na alma, sempre existem oportunidades que propiciam o desencadear dos acontecimentos, com o propósito de purificação e melhoria para novos caminhos do bem. Assim, em algum momento da vida, e segundo as oportunidades, começam-se fatos e situações, por vezes indesejáveis, como procedimentos da Misericórdia, porquanto é chegada a hora das purificações necessárias para a evolução da alma.
Naturalmente, por livre e espontânea vontade, é possível de se empreender em tarefas e serviços voltados ao bem dos semelhantes, visando com isso, inteligente processo de autopurificação, não necessitando, propriamente das dores e sofrimentos como fatores corretivos do destino e da vida.
Após os vários acontecimentos, as dificuldades, as dores e sofrimentos, a vida tem o poder de continuar se transformando com as boas palavras, os bons pensamentos e expectativas favoráveis cheias de esperança e fé num futuro mais promissor. Deixando-se sucumbir perante as dificuldades, arrastando-se entre lamentações, revoltas e ódios, dificilmente as lições serão assimiladas adequadamente, quando muito se agravam as situações revoltantes, os maus sentimentos manifestam o poder de prosseguir atormentando a alma, criando ainda mais infortúnios e sofrimentos. As lições precisam ser aprendidas e as práticas do amor e bondade exercitados com devotamento e amor.
Por outro lado, os que procuram se perpetuar nos erros e imperfeições, acusando ou falando grosserias, na verdade, estão lavrando sentenças condenatórias que deverão, em alguma época de sua vida, passar em processos de purificações, entre dores e sofrimentos.
Assim, nos momentos difíceis, pense em Jesus, no amor e bondade dos Benfeitores Espirituais que procuram fazer com que bons fluídos nos abençoem, conduzindo-nos sempre ao bom caminho da luz.
Em todos os momentos, devemos semear as boas sementes, da concórdia, do entendimento, da harmonia e amor aos semelhantes. Os conteúdos antigos da alma, notadamente os de qualidades inferiores, tendem a se manifestar, atraindo fatores inconvenientes, colocando-nos perante os desafetos. Contudo, imperioso que tenhamos o pensamento livre para construirmos melhores situações na vida, principalmente com boas atitudes voltadas ao bem.
De acordo com poder multiplicador das palavras, podemos semear as boas palavras construtivas, positivas, esperançosas e cheias de fé. Acreditando nas verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus, o destino pode ser direcionado para sensível melhora, obedecendo aos preceitos dos novos conteúdos gravados na alma.
Mesmo defrontando-se com pesadas palavras negativas, não se deixe envolver nas vibrações sombrias, chamando pelo Senhor Jesus, rogando elevados fluídos de amor e luz de Deus. As iluminadas vibrações da alma são forças capazes de atração do socorro do Alto, com poderes de contribuição ao ambiente, principalmente com melhores sentimentos de amor e bondade de Deus.
Visando ao crescimento da alma para Deus, por vezes os sofrimentos e dores tornam-se bastante benéficos, porquanto possibilitam capacitar resistência, persistência e os indispensáveis aprendizados com as experiências. ´
É impossível que não se possa mais encontrar provas, dificuldades e dores no caminho, porquanto, a Providência estipula uma série de ações que possibilitem robustecer continuamente as qualidades de Deus na alma de todos.
O Senhor Jesus espera que a cada existência na Terra, o Espírito possa se aperfeiçoar nas qualidades de Deus, sobretudo na prática do perdão e amor aos semelhantes. Tornando-se pessoa melhor, assimilando e praticando as verdades de Deus do Evangelho, prestar-se não somente a angariar benefícios para si, mas, compreendendo que muitos ao redor necessitam das boas palavras de amor e luz. Vamos nos esforçar para sermos assíduos colaboradores do Senhor Jesus, procurando conduzir todos ao caminho de salvação.