Temos capacidade de ouvir diversas palavras a todos os momentos. Sem se deixar enganar pelas sugestões enganosas, precisamos saber ouvir atentamente o sentido correto das palavras, porquanto soam de acordo com as vibrações das pessoas que as emitem. Estando-se em perfeita sintonia com a sabedoria e amor de Deus, por certo que se ampliam as percepções, conseguindo-se observar melhor a qualidade das palavras ao redor. Além disso, as situações que estivermos ouvindo correspondem à concretização da lei de atração de semelhantes, qual seja, as situações externas são semelhantes às informações armazenadas na alma.
Mantendo-se sincera fé em Deus, e vivendo de acordo com o Evangelho do Senhor Jesus, principalmente quanto ao “amai-vos uns aos outros”, podemos aguardar que as situações que atraímos estarão de acordo com a luz do amor de Deus. Portanto, não existem possibilidades de enganos, erros, imperfeições e sombras nas coisas provenientes de Deus.
As informações armazenadas na alma tendem a se manifestar concretamente no ambiente e na vida. No entanto, temos juntamente com o livre-arbítrio a força do pensamento e da vontade, que nos permitem direcionar para novas experiências e preciosas lições de aprendizado.
Não temos conhecimento dos conteúdos que carregamos na alma, por isso, seria conveniente direcionar a palavra e o pensamento como forças determinantes, sobretudo a respeito do que queremos e gostamos. Porque, se deixarmos que as informações do passado contido na alma se manifestem, é possível de estarmos repetindo erros, equívocos ou ações sugestivas prejudiciais, retardando a profunda necessidade de evolução que desejamos ardentemente.
Despertando na consciência o fato de sermos filhos de Deus, gerado pela palavra da verdade de Deus, sobretudo fortalecendo em nosso interior a luz inapagável do amor e sabedoria de Deus. A convicção de que a palavra de Deus é força criadora de todas as coisas boas, podemos direcionar nosso destino sempre em direção ao bem. Não importam as informações negativas que tenhamos armazenado no passado, sobretudo pelas maneiras equivocadas sustentadas nos erros e imperfeições. Se estivermos nos esforçando no caminho do bem, conseguiremos gradativamente acumular as boas virtudes e qualidades de Deus, realizando continuamente boas obras em prol dos semelhantes.
À medida que avançarmos na construção de uma luminosa alma, vamos nos tornando espíritos mais próximos de Deus, ampliando, sobretudo, os dons da bondade, amor e compreensão de todas as coisas.
A consciência espiritual de nossa alma reconhece que a soberana justiça de Deus que se encontra atuando na correção e renovação automáticas de quaisquer erros ou distorções observadas nas palavras, atitudes e pensamentos. Reconhecendo-se possuidor de elevadas qualidades de Deus na alma, e prosseguindo na realização de boas obras ao bem dos semelhantes, sem dúvida que todas as coisas ao redor tendem a manifestar situações mais favoráveis, possibilitando um contínuo avanço em direção ao Mundo Maior.
Observamos ao redor muitas situações desagradáveis, pessoas que se irritam, ficando iradas e encolerizadas com facilidades, promovendo confrontos e atritos desnecessários, atraindo pesadas sombras de acontecimentos prejudiciais. De acordo com a justiça de Deus, é certo que tais situações sejam forças promotoras na multiplicação das dificuldades e problemas que estarão sendo colocados ao longo do próprio destino, que ora constroem. Além disso, forças ocultas podem se aproximar atraídas por afinidades de vibrações, notadamente entidades das sombras, zombeteiras, viciosas e vingativas.
No Evangelho do Senhor Jesus, encontramos a correta orientação, para despojarmo-nos de todas as impurezas e maldades, fazendo manifestar a luminosa e iluminada vida de Deus que todos carregam em suas almas. Os verdadeiros filhos de Deus, criados à imagem e semelhança do Criador, carregam em suas almas a centelha divina da perfeita vida de Deus. Assim, as qualidades, atributos e virtudes de Deus também se alojam no profundo da alma de todas as pessoas. Aceitando-se com mansidão a perfeição da vida de Deus, por certo que as más tendências do passado sejam purificadas e banidas definitivamente, registrando a certeza da perene salvação de Deus.
Acolhendo as boas palavras do Evangelho do Senhor Jesus, não apenas como ouvintes, mas como praticantes em todas as oportunidades, aprofundamos na alma as boas qualidades em prol de todos ao redor.
As boas qualidades de Deus se consolidam definitivamente na alma quando também praticadas ao bem dos semelhantes. Sempre em benefício do próximo, e agindo de acordo com a vontade de Deus, por certo, encontraremos o bem-aventurado caminho do Reino de Deus.
Fomos agraciados com a luz do amor e verdade do Evangelho do Senhor Jesus. Podemos admitir que fomos salvos pelas palavras das verdades de Deus. Com sentimento de gratidão, devemos nos empenhar na prática de atos de bondade e amor aos semelhantes.
Vigiando atentamente os pensamentos, atitudes e palavras, devemos seguir sempre a vontade de Deus. Como colaboradores do Senhor Jesus, não deixemos que as más atitudes, contrárias ao bem, as calúnias e maledicências, como ainda ações prejudiciais, venham a se instalar em nossos corações. Saibamos empregar corretamente os dons divinos de Deus de acordo com os exemplos do Senhor Jesus. Devemos estar atentos ao cumprimento do primeiro dever para com nosso Pai, de estarmos com a alma sempre purificada. Naturalmente, podemos viver num mundo repleto de dádivas, graças e benefícios de Deus.