Rate this post

As diversas experiências derivadas dos pensamentos, ações e atitudes constituem conteúdos inapagáveis que permanecem eternamente na alma. Algumas se manifestam como acontecimentos, concretizando problemas, aflições e dificuldades, requisitando perseverança, humildade e coragem para superá-los, transformando em paz e harmonia.

Deus não criou o pecado, portanto o pecado não existe. O Mundo criado por Deus é perfeito e repleto de harmonia e paz. Ao homem foi dada a liberdade do livre-arbítrio, tornando-o capaz de raciocinar, planejar, pensar e agir, construindo livremente todas as coisas do seu interesse.

Carregando dentro de si os resultados da livre escolha, nas ações, atitudes, palavras e pensamentos, por vezes, acaba se criando situações sofríveis, as quais passam a atormentá-lo, na provação das dores, sofrimentos e aflições.

No divino ensinamento do Evangelho do Senhor Jesus, consta ser bem-aventurado aquele que persevera com coragem, suportando a provação, porquanto, somente assim se consegue a libertação dos resultados das más escolhas realizadas. Em comparação com as condições climáticas, após a tempestade observa-se limpeza das nuvens, clareando o tempo. O Senhor Jesus prometeu vida nova a todos que passarem pelas provações, amparando-os com a luz e amor de deus.

Considerando-se que os conteúdos da alma, preenchidas de más vibrações, podem ser modificados com os conceitos morais do ensinamento do Senhor Jesus. É preciso que continue se perseverando, com coragem e determinação, na conquista das elevadas qualidades de Deus. Convencendo-se de que Deus se aloja no próprio coração, dificilmente o mal consegue vencer.  Com o amor e luz de Deus, não há como fracassar ou cair perante quaisquer tentações ou pecados.

Não se deixando cair moralmente, prosseguindo na senda do bem, da bondade e amor aos semelhantes, por certo, as más vibrações das tendências negativas da alma acabam por perder os poderes de atração do mal.

Nos caminhos da vida, cada pessoa é tentada pelo conteúdo armazenado na alma, como também pelas vibrações que habitualmente emanam ao redor. A alma carregada com sentimentos prejudiciais, distanciada dos elevados ensinamentos do Divino Mestre Jesus, tende a captar as vibrações malévolas que pairam na atmosfera, manifestando concretamente como fatos e acontecimentos igualmente maléficos. Além disso, torna-se facilmente manipulável pelas entidades malévolas que estão em toda parte.

O Evangelho do Senhor afirma que o preço do pecado é a morte, porquanto, os resultados dos efeitos pecaminosos destroem gradativamente a energia vital, sufocando a força da vida mantenedora do organismo físico corporal.

Como convertidos aos apostolados do Senhor Jesus e conhecedores da Doutrina do Espiritismo, devemos elevar o padrão moral nas questões do bem, sobretudo, transformando profundamente a alma com aspectos de bondade, amor e caridade aos semelhantes. A reforma íntima possibilita vivenciar gradativamente as elevadas qualidades de Deus.

 Prosseguindo na oração e a prece, como ainda vigiando os pensamentos, palavras, ações e atitudes, notadamente voltados para o bem, sem dúvida que os acúmulos das coisas boas e positivas se ampliam, melhorando significativamente as possibilidades de acelerada evolução na eternidade da vida.

Na vida cotidiana, perante a convivência com diversas pessoas, notadamente entre os membros familiares, as antigas pendências, os maus tratos recíprocos, as agressões e conflitos habituais, são gradativamente purificados e iluminados com os novos procedimentos, das preces, orações e boas palavras. 

As ações maléficas e desgastes naturais dos problemas se tornam cada vez mais escassos com os ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus. Isso ocorre porque as verdades de Deus provocam profundas transformações na alma. Fortalecendo as vibrações interiores com o amor e luz de Deus, pela lei de atração de semelhantes, somente fatos, acontecimentos e coisas compatíveis passam a se movimentar concretamente ao redor.

Praticando-se a tolerância, a paciência, a humildade e a resignação, os sintomas do orgulho, do pecado e as tendências às coisas negativas desaparecem, não possibilitando sintonia ou afinidade com os maus Espíritos.

Afastando-se das más vibrações, é possível de fazer com que a luz de Deus se manifeste. Como se explica a transformação observada na alma de Zaqueu perante ao Mestre Jesus? A grandiosa força da luz do amor de Jesus possibilitou imediata limpeza das más vibrações que rondavam o Zaqueu, fazendo com que o verdadeiro “eu” pudesse se manifestar. Perante a luz, as trevas desaparecem. Assim, Zaqueu pode demonstrar a verdadeira qualidade de Deus de sua alma, prometendo distribuir considerável parte de suas riquezas, como ainda recompensando todos que, por ventura, tenha lesado nos últimos tempos. Da mesma maneira, a pecadora Maria de Magdala registrou profunda transformação em sua alma quando se defrontou com a luz do amor de Deus emanada do Senhor Jesus.

Eliminando-se as forças opressoras externas, e decidindo-se a modificar os conteúdos da alma, com amor e bondade, sem dúvida, que se observam profundas transformações na vida. Entretanto, as forças tenebrosas prosseguem interferindo em todas as situações, exigindo reflexão sobre as boas qualidades de Deus em todos os momentos. As preces e orações contribuem para que a luz do amor de Deus continue brilhando no caminho de todos os dedicados que buscam melhores roteiros na vida.

Devemos empregar esforços de fazer com que a luz do amor de Deus se propague em toda parte. Cada um de nós podemos empenhar nos exemplos do Senhor Jesus, e abnegadamente dedicar parte do tempo em levar as palavras das verdades de Deus para todas as pessoas ao redor. O Evangelho do Senhor Jesus encontra-se disponível para que toda a Humanidade caminhe em direção à luz do amor de Deus. Somos agraciados com as verdades de Deus para conduzirmos todos ao caminho de Deus.