Rate this post

DESPERTAR ESPIRITUAL DA CONSCIÊNCIA

Todos os Espíritos foram criados por Deus, inicialmente de forma bastante primitiva e ignorante, porém, caminhando para aquisição de elevada consciência da perfeição de Deus. É certo que possam se demorar por incontável número de existências para que a alma comece a despertar espiritualmente para as coisas de Deus.

Permanecendo incorrendo em sucessivos erros e imperfeições, mesmo sucumbindo ao peso dos males praticados, das dores que afligem o corpo e a alma, ainda assim, muitos não reconhecem os efeitos das más obras realizadas e que continuam realizando. Mas, as Leis de Deus são perfeitas, e em algum momento da vida, forçosamente cada um estará encontrando oportunidades de retificação, em repetidas fases vivenciadas nas mesmas lições, ampliando as experiências e conhecimentos ao adequado aprendizado.

Em contínuas fases de purificação, passando por duras penas aflitivas, dores e sofrimentos, é possível que a alma, sentindo-se cansada de tantas situações difíceis na vida, comece a refletir inicialmente nas razões de tantos dissabores. Aos poucos vai percebendo a necessidade de melhor vivenciar as coisas espirituais, servindo ao bem dos semelhantes, e procurando seguir as leis de Deus.

As almas mais adiantadas e com consciências mais desenvolvidas nas verdades de Deus, que vivem segundo procedimentos corretos, percebem imediatamente os efeitos das imperfeições e erros cometidos. Arrependem-se perante resultados de suas más obras, contudo, também estendem profunda gratidão pelos acontecimentos, considerando-os como preciosas lições do aprendizado no caminho da evolução.

A decisão de trabalhar ao bem dos semelhantes possibilita melhor entender os apelos da consciência, eliminando, no momento, algumas das pendências obrigando a alma à reflexão e compreensão com os acontecimentos e situações na vida. Aceitando todas as coisas com resignação, empreender-se na renovação da alma com as melhores qualidades de Deus. Os ensinamentos das verdades de Deus do Evangelho permitem conduzir a vida em direção a melhores oportunidades em todos os aspectos. Melhorando-se os pensamentos e palavras, o destino caminha gradativamente para níveis mais aperfeiçoados, tornando o viver igualmente cheio de alegria, paz e harmonia.

As más ações praticadas no passado continuam vibrando na alma, como ainda repercutindo como ações e acontecimentos nos ambientes e na vida. Assim, empregando considerável esforço para modificar os conteúdos da alma, sobretudo, com orações e preces, como ainda procurando oferecer trabalhos devotados ao bem dos semelhantes. 

A desarmonia e a falta de motivação podem ser modificadas com a disposição de movimentar todas as coisas com alegria, bom ânimo e devotado amor. Reforçando-se as qualidades de Deus na alma com os ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus, por certo, as novas aquisições de amor e luz de Deus acabam por atrair um destino bastante harmonioso e feliz.

Precisamos ter a consciência bastante desenvolvida para compreender que todas as coisas realizadas em prejuízo do próximo, na verdade, constituem semeaduras de nossas próprias obras, onde devemos efetuar, posteriormente, as devidas colheitas. No processo natural da Lei de Deus, saibamos colher resignadamente todos os resultados das próprias obras que observarmos no caminho a seguir. E perante as dificuldades, modificando e transformando a alma com bondade e amor aos semelhantes, sobretudo, pela prática dos ensinamentos das verdades de Deus, do Evangelho do Senhor Jesus, estamos semeando melhores momentos para a vida futura.

Todos os Espíritos carregam em suas almas a centelha divina do Criador, porquanto criados à imagem e semelhança, as suas consciências manifestam continuamente vontade de caminhar sempre para níveis melhores na vida. Na verdade, esses desejos ocultos se renovam de acordo com o despertar da consciência para Deus. Todas as pessoas, em todos os locais, procuram caminhar para Deus, guiados pelas desconhecidas forças que as conduzem incessantemente na realização de boas obras em prol dos semelhantes.

É possível que muitos caminham provocando maldades, prejuízos e infelicidades em todos os locais que passam. Mesmo pessoas com essas dotadas de qualidades tão negativas, mais parecendo irresgatáveis no caminho do bem, ainda assim, são amplamente observadas e orientadas por Deus. Os Benfeitores Espirituais trabalham incansavelmente aguardando momento oportuno de resgatá-las do mal, esperando encaminhá-las em direção das coisas boas, sobretudo aproximando-as de Deus e dos ensinamentos do Senhor Jesus. Demonstrando continuamente o amor e bondade de Deus, procuram fazê-los melhor compreender o verdadeiro amor de Deus, porquanto, o amor é a força de Deus que possibilita verdadeira transformação das almas para o bem, o belo e harmonia de Deus.

Espíritos mais desenvolvidos e com as consciências mais despertas para as verdades de Deus acompanham os que se prejudicam nos caminhos dos erros e imperfeições da vida. Observam atentamente a evolução da alma, sobretudo, enviando-lhes elevadas vibrações de amor e luz de Deus. Aguardam pacientemente o despertar da consciência para Deus.

Em alguns momentos da vida, sentimentos de remorsos pelas faltas cometidas começam a aflorar em suas almas. Enxergam em si mesmos a inutilidade de muitas coisas que realizaram ou estão realizando. A centelha divina do Criador, aliada aos fluídos de amor e luz de Deus dos Benfeitores Espirituais, trabalham para que o despertar da alma para Deus ocorra simultaneamente aos remorsos da consciência, causando consideráveis aflições, antecedendo a necessária evolução no caminho da vida melhor.

Entretanto, muitos Espíritos sequer permitem que alguns resquícios de remorsos venham a lhes afetar as suas consciências. Vivem de acordo com os aspectos dos proveitos imediatos da matéria, jamais imaginam a possibilidade de forças superiores conduzir-lhes a existência, não acreditam em Deus, considerando que cada pessoa encontra fadada a seguir o destino, não havendo nenhuma outra força interferindo nos rumos da vida.

Sabemos que o viver dos homens pode ser significativamente transformado em todos os sentidos, principalmente nos sentimentos de unidade com Deus, porquanto, todos são filhos da bondade e amor da Misericórdia do Pai. Nunca estamos distanciados de Deus. Em todos os momentos da vida, somos amparados, orientados e protegidos por Deus. Espíritos Benfeitores e os Espíritos Guardiães nos oferecem os mais elevados princípios de amor e luz de Deus.

Fomos agraciados com as verdades de Deus, e podemos dar graças por termos encontrado os ensinamentos do Senhor Jesus. No “amai-vos uns aos outros”, o Senhor Jesus nos ensinou o mais perfeito modelo de convivência pacífica e harmoniosa, capaz de transformar o mundo com as forças do amor e verdade de Deus. A consciência desperta para as qualidades de Deus nos impulsiona na inabalável crença de somente o amor é a força que devemos empregar em todos os momentos da vida. Devemos multiplicar os esforços para que as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus alcancem todas as pessoas.