Devemos fazer com que a vida se torne cheia de bondade e amor aos semelhantes. Manifestando a boa vontade para com todas as pessoas, treinando intensivamente a afabilidade e doçura, demonstrando alegre fisionomia em todos os momentos, envolvendo todos ao redor com iluminadas vibrações de amor e luz de Deus.
Devemos manter autêntica atitude em todos os momentos e circunstâncias, na sinceridade e fé, manifestando elevadas qualidades de Deus a todas as pessoas. Se estivermos ocultando contrariedades, camuflando com sorrisos falsos, os ímpetos de maldade contidas no interior tendem a vibrar ondas sombrias demonstrando claramente os verdadeiros sentimentos emanados da alma. Por isso, embora as máscaras disfarcem superficialmente os sintomas ocultos na alma, temos o poder de manifestar fisionomias sorridentes, firmes e calmas, nas atitudes e palavras que em nada demonstram os problemas que carregamos no interior. Entretanto, os conteúdos negativos, sombrios e prejudiciais da alma são forças de atração de coisas semelhantes, concretizando situações contrárias e realizações indesejáveis.
Em vista dos muitos problemas ocultos no interior da alma, como sentimentos errôneos, de culpa e de pecados, ocorrem frequentemente coisas contrárias às expectativas. Situações incomuns no lar, brigas, atritos e desentendimentos inexplicáveis, como ainda constantes doenças, dificuldades financeiras, podendo até mesmo passar por acidentes e infortúnios. É possível estar numa fase de má sorte, onde quase nada dá certo. Além disso, podemos afirmar que vivemos praticamente rodeados por entidades Espirituais, nem sempre com bons propósitos, porém afins com os pensamentos constantes que mantivermos. Esses Espíritos interferem poderosamente nas atividades da vida, fomentando discórdias, provocando distúrbios, acidentes inesperados, e até mesmo conduzindo pessoas aos desequilíbrios psíquicos, tornando-as insuportáveis.
Por isso, a purificação da alma torna-se fator importante na melhoria em muitos aspectos da vida. A prática do bem, bondade e caridade em todas as situações proporcionam consideráveis alterações, sobretudo na movimentação da vida para fases mais favoráveis. Naturalmente, conhecimentos das verdades de Deus, estudos dos princípios do Evangelho do Senhor Jesus, contribuem para que as qualidades de Deus sejam assimiladas pela alma, na aquisição de luminosos conteúdos de amor e luz de Deus.
As coisas, fatos e situações que encontramos nos ambientes refletem concretamente os conteúdos que carregamos na alma. Pela lei de atração de semelhantes, devemos compreender que todos os acontecimentos, fatos e circunstâncias ao redor, bem como pessoas que encontramos, correspondem à concretização dos pensamentos mantidos na alma. Assim, observando melhor o que nos acontece, entendemos que muito precisamos melhorar nas qualidades de Deus, principalmente nos aspectos de bondade, amor, humildade e compreensão.
Não conseguimos alcançar as elevadas qualidades de Deus sem o devotamento de amor em todas as situações da vida. Em tudo que estivermos realizando, devemos impregnar todas as coisas, situações, pessoas, ambientes e objetos, com as elevadas vibrações de amor e luz de Deus. Na passagem da vida, podemos deixar um rastro de luz.
A cada momento da vida colhemos os resultados das próprias obras que realizamos em algum momento do passado. De acordo com o Senhor Jesus, a cada um segundo suas obras. Devemos manifestar fé e esperança e seguirmos no caminho da bondade e amor. Entretanto, por vezes, somos defrontados com provações, que devemos analisar com serenidade, sem manifestar revoltas ou contrariedades, e compreender qual o desígnio de Deus da situação. Deus não dá uma cruz superior à capacidade de cada um. Assim, no momento oportuno, e de acordo com o nível de evolução da alma, a provação que nos seja dada é compatível com a capacidade de resolução, renovação e aprendizado. Dessa forma, devemos nos empenhar em reflexões a respeito da necessidade de avançar com a experiência, notadamente reforçando o sentimento no bem, na bondade e caridade.
Com perseverança, continuar na fé de que Deus está tomando conta de tudo, porquanto, nenhuma situação da vida ocorre sem a consequente causa elaborada no passado. Tudo é manifestação do pensamento. Assim, com alegria, determinação e coragem, conduzir a vida com o propósito de fazer com que a alma se purifique a cada dia mais, notadamente na bondade, amor e compreensão das divinas leis de Deus.
Colhemos na vida os resultados das obras que realizamos. Em tudo, devemos manifestar alegria e boa vontade, modificando profundamente os sentimentos, na perseverança de avançarmos nas qualidades de Deus. Nunca esquecermos da fé, principalmente de sermos continuamente orientados com a luminosa e perfeita sabedoria e amor de Deus em todos os momentos. Modificando-se os pensamentos, palavras e atitudes para o lado iluminado, sem dúvida, o mundo ao redor também muda, porquanto, o mundo segue no princípio de manifestar “projeções da mente”.
O mais completo aprimoramento da alma se consegue pelo devotamento de amor aos semelhantes. No ensinamento do Senhor Jesus, as sublimes verdades de “amai-vos uns aos outros”, temos a luz que nos permite um viver cada vez mais aperfeiçoado na conquista do Reino de Deus.
Os pensamentos, palavras, atos e decisões se manifestam concretamente como obras no caminho da vida. Em verdade, as maiores dificuldades são as que encontramos perante pessoas, nos atritos, conflitos, perdas financeiras, misérias e situações difíceis, que nos amarram, limitando as possíveis esperanças de um viver feliz e preenchido de venturas. Entretanto, embora tenhamos grandes provações, devemos aceitá-las com alegria, esperança, boa vontade e motivação, porquanto, todas as dores, dificuldades e contratempos, correspondem misericordiosas ações da Providência nos purificando e conduzindo a alma para elevados patamares da vida.
Procurando estudar e compreender as palavras das verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus, como também empenhar precioso tempo nas boas obras ao bem dos semelhantes, notadamente praticando a caridade e amor em todos os momentos, podemos esperar que as elevadas vibrações de amor e luz de Deus nos ajudem a reduzir eventuais pesadas provações que possam surgir em nosso caminho. Ao mesmo tempo que purificamos a alma com as provações, produtos das obras que produzimos no passado, as boas ações e atitudes realizadas ao bem dos semelhantes, possibilitam melhorar consideravelmente os rumos do destino, ampliando a eterna luz do amor de Deus em nossa alma.
As boas obras realizadas ao bem dos semelhantes constituem forças de atração da boa sorte na vida. Encontramos pessoas bondosas e harmoniosas, como ainda situações afortunadas e abençoadas, tornando o viver mais preenchido de constante progresso e evolução em todos os sentidos.
A finalidade da vida é a conquista do amor, bondade e humildade na alma, e profunda compreensão da soberana lei da justiça de Deus. Temos também o dever de desenvolver a inteligência ao serviço do bem aos semelhantes. Em tudo que fizermos, devemos devotar amor e bondade, pensando em melhor servir em quaisquer circunstâncias. Compreendendo que somos abençoados com as ilimitadas bênçãos dos Céus, devemos manifestar gratidão, procurando retribuir de alguma maneira todos os benefícios e graças que recebemos.
Todo amor e bondade prestados ao bem dos semelhantes é agradável a Deus. Uma das mais virtuosas ações em proveito das pessoas ao redor é fazer com que todos conheçam melhor as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. Trabalhando para o proveito e benefício do maior número de pessoas, sobretudo fazendo-as compreender o grande amor e bondade de Deus, contribuindo para que todas as pessoas possam viver com a luz e amor de Deus em suas almas.
A compreensão e o reconhecimento da bondade e amor de Deus são imprescindíveis para a construção de um mundo melhor. Somente o amor devotado ao bem dos semelhantes é capaz de construir o harmonioso mundo repleto de amor e luz de Deus. Vamos divulgar com mais amor o sublime ensinamento do Evangelho do Senhor Jesus. Assim, toda a Humanidade estará a caminho de viver de acordo com o amor e verdade de Deus.