Nenhuma imperfeição, erro ou pecado cometido permanece oculto para sempre. A Misericórdia trabalha para que os conteúdos inconvenientes da alma sejam purificados, concedendo inúmeras oportunidades de regeneração, através da luz das verdades de Deus colocadas no caminho.
Todos carregam em suas almas os conteúdos conquistados ao longo das existências, em sucessivas encarnações na Terra. Atitudes inconvenientes, contrárias à vontade de Deus, principalmente maldades praticadas contra os semelhantes, constituem pesadas contas que permanecem contabilizadas perante a justiça divina, aguardando momento adequado de quitação e reajustes.
Muitos endividados perante as contas divinas da vida, ao desencarnarem, retornam ao Mundo Espiritual, notadamente no baixo astral, onde continuam vivendo os aspectos armazenados na alma, quais sejam, apreciando as mesmas imagens das maldades e atos inconvenientes praticados enquanto encarnados. Sucessivas imagens dos que foram prejudicados aparecem, interminavelmente, atormentando e perseguindo, não havendo lugar, local onde possam se refugiar, não encontram nenhuma pessoa de quem receber ajuda.
Após longa permanência nos ilusórios caminhos do mal, observam-se que, cansados de tantas maldades, nas vivências erradas e imperfeitas, natural que passem a almejar um viver distanciados dos pesadelos, das imagens dos que foram prejudicados, esperando de alguma forma conforto e paz para as suas almas. A Misericórdia sabe esperar pelo desejo de regeneração dos arrependidos, concedendo-lhes ilimitadas oportunidades de recuperação na eternidade da vida.
Os conteúdos indesejáveis atraem continuamente diversas situações prejudiciais, interferindo de forma negativa no andamento da vida e repercutindo em muitas pessoas ao redor.
As dores, sofrimentos e dificuldades correspondem a eficientes processos de purificação, se aceitos com resignação e humildade. Contudo, na rebeldia perante as fases corretivas, por certo, aumentam-se as situações inconvenientes, que, num interminável círculo, acabam prolongando o tempo necessário à plena purificação da alma. Não é possível de se obter a purificação com a rebeldia, porquanto atraem-se mais situações sombrias, as quais necessariamente constituem conteúdos à nova fase de sucessivas purificações.
As sombras da alma desaparecem perante a luz do amor de Deus. Não há como avançar na senda da evolução com a alma carregada de sombras. De acordo com as obras benéficas aos semelhantes, nos trabalhos devotados ao bem, observando atitudes de bondade e amor aos semelhantes, gradativamente se posicionando no caminho da luz, libertam-se dos grilhões das sombras contidas na alma.
Por vezes, as pesadas faltas são purificadas com a realização de obras de amor e bondade aos semelhantes. A prova do resgate mais dramático e doloroso é o que abrange o valor inestimável do próprio corpo, comprometendo a desejável liberdade de movimentação e locomoção. São casos em que restam apenas a liberdade na elaboração dos pensamentos e sentimentos, únicos instrumentos que podem ser empregados na evolução em direção à luz.
Muitas pessoas dotadas de elevadas características morais, aparentemente vivendo de forma correta, ocultam paixões mundanas inferiores. Não se importam com os difíceis resultados que posteriormente serão cobrados, direcionando-os nas possíveis renovações das más obras realizadas. Os Benfeitores Espirituais e Espíritos Protetores procuram indicar o bom caminho, de uma vida baseada em corretos princípios, desviando-se, assim, das atitudes imperfeitas e erradas.
Todas as situações inconvenientes, atitudes e comportamentos errados e imperfeitos, entram no processo de purificação em algum momento da vida. É possível que, durante longo tempo se necessite permanecer estagiando nas dores, dificuldades e problemas relacionados aos processos de purificação. Somente após os devidos reajustes no amor, compreensão e perdão, se obterá a autorização para prosseguimento na merecida evolução.
Deus é amor, e jamais desampara os filhos de Deus nos momentos difíceis. Concede a todos oportunidades de reflexão com a luz do amor, propiciando a cada um o encontro com as forças da salvação. Pessoas dotadas de elevados conceitos de Deus são colocadas à transmissão dos divinos ensinamentos das verdades de Deus, sobretudo, visando ao amparo dos necessitados que desconhecem que Deus é pura bondade e amor.
Deus é o todo de tudo, sabe de tudo quanto precisamos para a melhoria das qualidades e virtudes ao caminho da salvação. A Misericórdia faz com que muitos trabalhos e serviços voluntários sejam colocados como alternativas de devotamento ao bem dos semelhantes. Considerando com alegria uma inexpressiva tarefa de orar pelos necessitados, prestando assistência aos doentes, amparando com caridosas palavras de conforto, por certo, constituem importantes virtudes na melhoria das qualidades de Deus na alma. Deve-se aceitar com amor e boa vontade qualquer oportunidade providenciada por Deus, principalmente nos serviços de caridade e amor aos semelhantes.
Ao se relegar os interesses materiais nos proveitos imediatos em segundo plano, priorizando as coisas de Deus em primeiro lugar, na verdade, observam-se consideráveis avanços nas qualidades de Deus. Conforme ensinamento do Senhor Jesus, “buscando Deus e a sua divina justiça, as demais coisas serão dadas de acréscimo”.
Em todas as questões da vida, deve-se colocar as coisas de Deus em primeiro lugar, porquanto, são providências extremamente importantes na elevação da alma, para nos aproximarmos mais de Deus. Nos futuros caminhos, os resultados das atuais decisões podem repercutir de forma bastante favorável, propiciando realizações das mais felizes em todas as atividades e situações da vida. Por isso, as luminosas virtudes devem ser produzidas aproveitando-se todas as possibilidades permitidas pelas circunstâncias atuais, mesmo à custa de sacrifícios e renúncias dos proveitos imediatos da matéria.
Com a luz do amor e sabedoria de Deus, buscar a solução harmoniosa de problemas e dificuldades, visando sempre o melhor para todos, porquanto, nas ações benéficas aos semelhantes atraímos sublimes momentos na alegria de viver. Priorizando-se os interesses para as coisas de Deus, sobretudo, pelo devotamento ao bem dos semelhantes, consideráveis êxitos são assinalados naturalmente em todos os interesses verdadeiros que contribuem ao engrandecimento das qualidades de Deus na alma.
Buscando-se primeiro as coisas de Deus, as demais coisas serão acrescentadas naturalmente, assim é o ensinamento do Senhor Jesus. Devemos acreditar e ter fé inabalável nas palavras do Senhor Jesus, não importando quão difícil possa se estar no momento. As forças de Deus atuam de forma misteriosa na solução adequada do problema, fazendo com que o amparo divino seja concedido por inesperados meios.
Nos momentos difíceis, perante problemas insolúveis, devemos empregar todos os esforços disponíveis na adequada solução. Colocando-se Deus em primeiro lugar, nas orações e preces, prosseguir na execução regular de deveres e tarefas, sobretudo, nos trabalhos devotados ao bem dos semelhantes. Realizando-se trabalhos e serviços para Deus, bônus das virtudes são amplamente adquiridos, constituindo importante meio ao atendimento de inúmeras necessidades. Mesmo as mais difíceis são milagrosamente concretizadas no momento oportuno.
Os sentimentos de desânimo facilmente se instalam na alma e podem constituir poderosa força de obstrução nas realizações da vida. Além disso, entidades das sombras, espíritos desocupados e zombeteiros, que se encontram em toda parte à espera de oportunidades aos seus indesejáveis objetivos, logo se acercam da alma vazia e desmotivada, principalmente distanciada das preces e orações.
Devemos considerar o mundo em que vivemos um verdadeiro paraíso de bênçãos de Deus. Entretanto, incontável número de pessoas sofre com as misérias, problemas e adversidades da vida. Nos sublimes ensinamentos das verdades de Deus do Evangelho do Senhor, todos encontramos força, coragem, sabedoria e amor na resolução harmoniosa de todos os problemas e dificuldades.
Tivemos a oportunidade de conhecermos as verdades de Deus, sendo, por isso mesmo, também escolhidos como servidores nos trabalhos de propagação dos ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus.
Reconhecemos profundamente o imenso e misericordioso amor de Deus, somos agraciados com excepcionais perspectivas de aquisição de inúmeras virtudes e qualidades de Deus. A mais meritória das virtudes de Deus é a proveniente do amor devotado ao bem dos semelhantes. Para comprovarmos o verdadeiro amor de Deus aos semelhantes, podemos propagar intensivamente as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus.