Existem muitas moradas na Casa do Pai. A Terra representa o local de aperfeiçoamento e aprendizado concedido por Deus. De acordo com os ensinamentos da Doutrina Espírita, a Terra é um mundo de expiações e provas. O século XXI representa a passagem para mundo de regeneração. Os Espíritos vão conquistando, gradativamente, novas concepções acerca da vida e do viver, basicamente levando em conta os ensinamentos do Senhor Jesus.
Embora bastante distanciados dos preceitos “do amai-vos uns aos outros”, o homem já consegue compreender muito superficialmente que as colheitas são de acordo com as semeaduras. Talvez por receio de não passar pelas dificuldades, parece que aos poucos a lei de Deus está sendo reconhecida como imprescindível conhecimento integral da vida. Com muitas dores, sofrimentos e dificuldades, grande parte da Humanidade procura seguir o caminho do bem.
Somos agraciados com incontáveis bênçãos, que proporcionam consideráveis benefícios ao progresso no caminho da eterna evolução da alma. Muitas e muitas vezes pode o homem provar o grande amor de Deus. Em solitária reflexão no profundo da alma, é possível que muitas pessoas constataram a bondade e amor de Deus em suas vidas.
Em todas as épocas, momentos e situações, os Benfeitores Espirituais, a serviço do Senhor Jesus, estiveram oferecendo elevadas instruções, levando os homens à compreensão do amor de Deus.
Considerando a natureza divina do homem, criado à semelhança e imagem do Criador, naturalmente as boas instruções e fluídos renovadores enviados pelos Benfeitores Espirituais são aceitos com facilidade. Até mesmo as mais difíceis tendências malévolas das almas desviadas do cominho do bem são reconduzidas, lentamente, à compreensão do amor e verdade de Deus.
Homens de bem, de elevados padrões morais e espirituais, se encontram trabalhando no meio da comunidade, e juntamente com as instruções dos Benfeitores Espirituais, constituem notável força direcionada na constante transformação do homem. Com exemplos de suas próprias vidas, espalhando e divulgando os ensinamentos do Senhor Jesus, conseguem levar os iluminados conceitos de amor e luz de Deus em todos os lugares.
Deus concedeu ao homem ilimitadas possibilidades de evoluir com as experiências na vida. Dotado de plena liberdade, cabe a si a escolha das lições do aprendizado, devendo dar conta dos resultados que, certamente, estarão aparecendo como deveres, cobranças, tarefas e responsabilidades em determinadas fases da vida.
Todas as situações, palavras, atitudes e pensamentos, permanecem inapagáveis na alma. As circunstâncias, fatos, pessoas e todas as coisas ao redor correspondem a resultados concretos dos conteúdos mantidos na alma. E dependendo da aceitação humilde de todas as coisas que acontecem, os avanços às fases mais produtivas e felizes se concretizam sem dificuldades.
Com o poder criador da palavra, o homem possui inegável capacidade de produzir coisas boas e proveitosas ao bem, possibilitando vertiginoso desenvolvimento para a Humanidade. Os atrasos verificados na evolução do homem, em todas as épocas, sempre foram ocasionados pela má utilização da inteligência na manipulação dos recursos disponibilizados por Deus. Em geral, as boas descobertas no campo da tecnologia, que deveriam ser empregadas ao bem dos homens, sempre foram instrumentos de destruição em massa, ameaçando a vida dos habitantes da Terra.
A exploração dos mais fracos, proveitos econômicos impostos às nações menos desenvolvidas, ostensivo poderia bélico na intimidação dos povos da Humanidade, reduzido volume de recursos na educação e saúde, produtos passageiros, temporários e ilusórios observados em diversas partes do mundo. Ainda assim, considerável parcela da Humanidade sustenta a fé na inimaginável força proveniente de Deus, orientando, conduzindo e abençoando todas as pessoas, coisas e fatos.
Naturalmente, nada permanece oculto ou impune perante aos olhos da divina justiça de Deus. Em algum momento da vida, mesmo que esquecidos na memória, as más realizações, maldades, ofensas e prejuízos causados a outros, retornam reclamando imediata retificação e quitação. A Justiça divina trabalha para que o pagamento dos atrasados, registrados e mantidos ocultos no profunda da alma, seja feito de forma gradual e de acordo com a capacidade de entendimento do devedor.
No desenvolvimento da vida, conforme ensinamento do Senhor Jesus, “a cada um segundo suas obras”, equivale a compreender, em algum momento da vida, de que a colheita sempre ocorre de acordo com a semeadura.
Devemos conduzir a vida de acordo com a vontade de Deus. Não há necessidade de empregarmos a inteligência para a realização da justiça contra os que, insanamente, cometeram crimes ou atitudes contrárias ao bem. Sabendo que se se trata de quitação de algum débito ou pendência, devemos enaltecer a bondade do Criador que nos agracia com o entendimento, e deixar que a própria justiça de Deus se encarregue de punir, ou fazer modificar a conduta errônea daquele que estiver errando ou que tenha errado. Nada fica impune aos olhos de Deus. Tudo é resolvido no devido tempo. Por isso, devemos deixar tudo nas mãos da divina justiça, e seguirmos na trajetória mantendo inabalável fé na bondade e amor de Deus.
A evolução do homem nos caminhos do bem se realiza a passos lentos. Em repetidos processos de reencarnação, os elementos afastados de Deus, que se atrasaram seduzidos pelos encantos do materialismo, acabam sendo atraídos pelas bênçãos das verdades de Deus exemplificados pelas pessoas que vivem e praticam os ensinamentos do Senhor Jesus. Deus do amor, na sua Misericórdia, jamais deixou ao abandono qualquer que seja a qualidade demonstrada pelos homens em suas existências na Terra.
Em todos os tempos e em cada momento da vida, o homem, amparado pela Misericórdia, teve a liberdade de optar pelas próprias escolhas na direção do seu destino. Nunca se observou qualquer espécie de constrangimento, exigindo direcionar os passos à realização de obras destinados ao bem. Entretanto, no profundo da alma, a guardiã da consciência, centelha divina de Deus, que é a perfeita vida do homem, faz com que as ações e atitudes sejam repensadas, constrangendo-o na necessidade de direcionar tudo ao bem. A atenção que a alma direciona ás recomendações e alertas provenientes do profundo da alma, o que ocorre na maioria dos homens, em alguma fase da vida, corresponde ao despertar da consciência para as coisas de Deus.
Os Benfeitores Espirituais, que atuam através das pessoas devotadas ao bem, trabalham intensivamente, convidando a todos ao caminho das verdades de Deus. Envolvidos pelos elevados fluídos de amor e luz, almas dispostas à regeneração com as coisas de Deus, se prontificam à aceitação dos preceitos do Evangelho do Senhor Jesus.
E, arrependidos de suas atitudes e ações contrárias ao bem, reconhecem no profundo de suas almas o ardente desejo de encontrar um mundo melhor para suas vidas. Despertando lentamente as almas para as verdades de Deus, reconhecem que as dores, sofrimentos, dificuldades da vida não atingem facilmente as pessoas devotadas a Deus e às coisas espirituais.
Repensam, com pesar, que a vida poderia ter sido vivenciada de outra forma, contudo, conformam-se alimentando disposição de não mais se deixar cair nos caminhos do erro e das imperfeições. Voltando a alma para Deus, rogam aos Céus força, orientação, proteção e bênçãos para prosseguimento na recuperação dos erros do passado e conquista de novas virtudes para uma vida melhor e devotada ao bem dos semelhantes.
Muitas almas requisitam aos Benfeitores Espirituais e ao Senhor Jesus oportunidades de renovação, retornando ao círculo da vida no corpo de carne, objetivando reajustes dos erros, imperfeições e pecados cometidos nas existências anteriores. Por vezes, em condições difíceis, enfrentam provas e expiações, suportando dores e sofrimentos, entretanto, sempre contando com o amparo dos Benfeitores Espirituais, para que não se registrem fracassos na purificação e iluminação de suas almas com o amor e luz de Deus.
O espírito imortal, beneficiado com o corpo de carne, necessariamente experimenta o recomeço na conquista de melhores condições de amor e luz de Deus em sua alma. Conscientes da necessidade de renovação, devota interesse e atenção incondicional ao amor do Senhor Jesus.
No decorrer da vida, profundas reflexões devem ser feitas rapidamente na consciência, principalmente na necessária melhoria nas atividades devotadas ao bem dos semelhantes. Certamente, muitas ações e atitudes proveitosas podem ser executadas com amor e dedicação, principalmente para que mais pessoas conheçam as verdades de Deus do Evangelho do Senhor. Como trabalhadores do Senhor empenhados no bem, tenhamos a boa vontade de continuamente estarmos junto às pessoas, envolvendo-as com o amor e luz de Deus.
O dever de construir o Paraíso de Deus cabe a cada um de nós. Devemos ter na consciência a responsabilidade de levarmos as boas palavras do Evangelho do Senhor Jesus, e iluminarmos as almas de todas as pessoas ao redor, e gradativamente, passo a passo, ampliarmos o conhecimento das verdades de Deus para toda a Humanidade.
“A iluminação da alma se inicia agora”
“Enfermos da alma estão em toda parte. Todos são merecedores do amor e luz de Deus. Com orações e preces colaboramos com Deus ao auxílio dos necessitados. Infinitas forças curativas de Deus fluem libertando todos os temores e amarguras das pessoas. O amor dedicado aos semelhantes constitui virtude para a nossa alma. O melhor remédio para a cura de todos os males é a fé inabalável em Deus. Contemplo a centelha divina de cada pessoa, perfeita, pura e imaculada. O “eu verdadeiro” criado por Deus é a essência divina que jamais errou, nem pecou, nem cometeu excessos inconvenientes. Rogamos o amor de Deus para as pessoas endurecidas de culpas e pecados. Deus se encontra no coração das pessoas. As boas palavras e pensamentos de amor e luz iluminam o viver em todos os sentidos. Emprego esforços para conduzir muitos ao caminho de Deus. Abundantes recursos e riquezas de Deus fluem em minha vida. Recebo de Deus as energias construtivas da saúde, felicidade e prosperidade. Emprego o dinheiro como instrumento do progresso para o bem e felicidade dos semelhantes. Estou sempre em harmonia com as leis que governam e vivificam o meu viver. As verdades de Deus iluminam a minha alma. Nenhum mal ou infortúnio se aproximam de mim. Estou sempre orientado e protegido por Deus. As verdades de Deus renovam e iluminam a minha alma. Dou graças pela bondade e misericórdia de Deus envolvendo e iluminando continuamente todas as pessoas. ”