Se todos soubessem antecipadamente dos resultados futuros, por certo, muitas coisas poderiam ser conduzidas de maneira mais correta. Entretanto, a Misericórdia, ocultando os acontecimentos do futuro, instrui a consciência como o guia orientador das atitudes e decisões, com o fim de fazer com que todos aproveitem bem a existência e sejam responsáveis pela evolução do destino. O futuro passa a ser o resultado de todas as ações do presente, assim como, no momento renovamos muitas lições que aprendemos no passado.
O Senhor Jesus nos afirmou para não inquietarmos com o futuro, devendo, entretanto, empenhar esforços de construir as coisas boas e proveitosas agora, para que o amanhã seja o reflexo de tudo que estivermos cuidando no presente momento.
Deixando o desânimo de lado, devemos ampliar o conhecimento de todas as coisas, melhorando o conteúdo da alma, compreendendo que a lei de concretização nos permite colher exatamente o que semearmos. Assim, angariando méritos pelo bem realizado, esforçando-nos em promover benéficos trabalhos, estaremos construindo um futuro digno de ser vivenciado com alegria, esperança e fé.
Precisamos sustentar a existência atual não apenas na conquista de recursos e coisas, de proveitos imediatos da matéria perecível, mas, sobretudo, de engrandecimento das qualidades de Deus na alma, com os méritos e virtudes do bem praticado aos semelhantes e melhoria do conhecimento da verdade espiritual.
Na oportunidade de estarmos vivendo a luminosa vida de Deus, podemos cultivar a bondade, o amor, compreensão e as melhores expressões para entendimento com as pessoas, abençoando-as com elevadas qualidades de Deus.
Muitas imperfeições e erros do passado se encontram armazenados no interior da alma. Já temos consciência da imortalidade do Espírito e sua sobrevivência após a morte, prosseguindo regularmente no Mundo Espiritual. Todas as informações armazenadas na alma permanecem inalteradas e inapagáveis, aguardando momento de renovação com novas atitudes e conquistas. Enquanto a alma estiver no Mundo Espiritual, continua em seu trabalho na conquista e aquisição de conhecimentos, experiências e aprendizados no eterno caminho evolutivo.
Após prolongada permanência no Mundo Espiritual, a alma preenchida de importantes e úteis conhecimentos, recebe autorização de retornar ao mundo material, num novo corpo de carne. Na Terra, no cenário especialmente escolhido para o desenvolvimento da vida, os elevados e adiantados conceitos adquiridos no Mundo Espiritual contribuem decisivamente ao êxito na empreitada na vida carnal. Contudo, assim que estiver no domínio da própria consciência, por volta dos onze ou doze anos em diante, os conteúdos da alma conquistados na vida anterior começam a interferir naturalmente, dando continuidade aos planos, e todos os itens interrompidos pela morte.
O conteúdo da alma transportado do passado reflete diretamente no caráter da pessoa, porém, mesclado com as novas informações e experiências conquistadas na gestação, nascimento e período da infância vivenciados com os pais.
Mantemos constante desejo de avançar nas coisas que se estendem por todo o Universo. Empregamos esforços aos estudos na ampliação do conhecimento, e desenvolvemos diversos trabalhos destinados com conforto. Expandimos a inteligência pela intensiva utilização do pensamento, palavras e atitudes.
Após conquista da Lua, tentamos desvendar os mistérios de outros planetas e astros. Embora sejamos “espíritos” eternos e imortais, pouco ou quase nada sabemos das qualidades espirituais da nossa divina existência. Muitos desconhecem e até duvidam de que estamos vivendo, no presente, a eterna e infinita vida de Deus. Discordam quando afirmamos que somos “espíritos encarnados” em trânsito na Terra, com data marcada de retorno ao Mundo Espiritual, onde devemos prosseguir no eterno caminho de aperfeiçoamento das qualidades de Deus.
No estágio em que nos situamos na presente existência, exatamente na vida que vivemos, e apesar das restrições que carregamos, oferecemos alegria, conhecimentos e felicidade a todos. De um lado, aprendemos com as pessoas, com as suas experiências, e nos empenhamos para ampliar o domínio sobre todas as coisas. E, vivendo junto a diversas pessoas da comunidade, também contribuímos na melhoria da inteligência, capacitando muitos aos avanços e progressos na vida.
Caminhamos recebendo inúmeras bênçãos da Providência divina. Colhemos os merecidos resultados, por vezes, de sofrimentos, dores, enfermidades e dificuldades que semeamos e, das colheitas compatíveis com os plantios que realizamos.
A duras penas, viemos, desde longínquo passado, nas existências anteriores, melhorando gradativamente as qualidades de Deus na alma. Através de dificuldades, no incessante aprendizado com as experiências, constatamos que somente as coisas imperecíveis constituem o verdadeiro patrimônio que transportamos no profunda da alma para toda a eternidade.
Pelo ensinamento do Evangelho, a cada um segundo suas obras, entendemos que as dores, sofrimentos, como também as boas posições da vida, tudo nos são dados como proveitosas lições da constante melhoria da inteligência e engrandecimento das qualidades de Deus.
As posições mais elevadas e confortáveis são consequências dos planos e trabalhos colocados em prática, naturalmente, com esforço e determinação. Considerando que todas as realizações pertencem a Deus, devemos cumprir as tarefas com boa vontade e amor, sobretudo, pensando no bem aos semelhantes.
Ao mesmo tempo em que nos empenharmos na construção do conforto, conquista do conhecimento, e melhoria da intelectualidade, precisamos nos preocupar, sobremaneira, das verdades de Deus oferecidas pelo Senhor Jesus. Se ficarmos apenas apreciando as coisas transitórias e perecíveis, deixamos escapar a excepcional oportunidade de engrandecimento da alma com os exemplos de amor e caridade do Senhor Jesus. Assim, para iluminação do Espírito imortal, devemos marchar convictos de que através dos serviços prestados ao bem dos semelhantes, no caminho correto da vida, construímos os bens eternos e imperecíveis.
O mundo ao redor se movimenta refletindo as pesadas pendências construídas pelos erros de condutas e atitudes de seus povos. Usufruímos momentos de inimaginável progresso e avanço em diversos ramos de atividades da vida. Temos confortos jamais vistos em toda a história. Entretanto, mesmo com o surpreendente desenvolvimento das qualidades intelectuais, do conhecimento e avanços, observamos igualmente crescentes índices de pessoas sofrendo com dores, dificuldades, doenças e enfermidades.
Não podemos mudar as pessoas, e muito menos interferir na movimentação de todas as coisas. Contudo, é possível de buscarmos solução para a maior parte dos problemas, sobretudo, com a prática das verdades de Deus do Senhor Jesus. Por isso, importante fazermos esforço de colocarmos, o quanto possível, maior número de pessoas em contato com os ensinamentos do Senhor Jesus. Assim, não apenas reduzimos os sofrimentos da Humanidade, como ainda, conduzimos as pessoas ao caminho da salvação com o amor e luz de Deus.
Pensando na transitoriedade de todas as coisas, observamos que tudo se movimenta e se modifica, no constante e irrestrito aperfeiçoamento sem limites, como resultado do imenso amor de Deus ao bem de todos. Sem ficarmos apegados às coisas transitórias, devemos trabalhar na produção de riquezas e recursos, que podemos bem administrá-los para a felicidade, progresso e conforto de muitas pessoas.
No incessantemente esforço para a obtenção de elevadas qualidades de Deus, devemos empregar boas palavras, desenvolver trabalhos benéficos ao bem, servindo sempre com devotamento e amor em todos momentos. Podemos ainda distribuir as bênçãos de Deus para todos ao redor, melhorando e contribuindo para a harmonia dos lares, eliminando sofrimentos e carências com amor e bondade, exemplificando o verdadeiro amor de Deus ensinado pelo Senhor Jesus.
Nas verdades de Deus do Senhor Jesus compreendemos a finalidade da vida, de vivermos com saúde e harmonia, solucionando adequadamente os problemas da vida e, sobretudo, aplicando na prática as luminosas qualidades de Deus. Perante a transitoriedade das coisas, compreendemos que somente o amor e bondade praticados ao bem de outros, são os tesouros imperecíveis que transportamos eternamente na alma.
“Despertar espiritual para as coisas de Deus”
“Estou, agora, vivendo o melhor momento de minha vida. Quaisquer que sejam as situações, dispenso prioridade para as coisas de Deus. Em tudo que faço e realizo, penso estar de acordo com a vontade de Deus. Para se entrar no Céu é preciso fazer a vontade de Deus. Nas orações e preces, rogo bênçãos para as pessoas ao redor. Esforço-me a cada dia para angariar elevadas qualidades de Deus. Preencho o coração com bondade e amor de Deus. Vivo em harmonia com todas as pessoas, coisas e fatos. Manifesto gratidão pelas dádivas, graças e benefícios que recebo ininterruptamente de Deus. Recebo de Deus luminosas e ilimitadas bênçãos. Abundantes riquezas e recursos infindáveis de Deus fluem em minha vida. Deus vive em mim e me faz viver. Tudo na minha vida dá certo, porque Deus está comigo. Rogo ao meu Deus interior que eu possa viver com mais amor no coração. Sou espírito divino de luz, de perfeição e harmonia absoluta. Sou vida de Deus, sou eterno, imperecível e imortal. A paz do Senhor está em toda parte, abençoando, orientando e iluminando a todos com a luz e amor de Deus. Dou graças por estar vivendo agora a eternidade da vida. ”