Rate this post

Os seres humanos são diferentes entre si, principalmente em termos espirituais, motivados pelas diferenças das conquistas no caminho da evolução. Todos apresentam as mesmas dificuldades, mesmas paixões, sofrimentos e dores, visando a atingir a perfeição, e estar junto com Deus.

Em função do estágio do atual desenvolvimento, surgem os atritos, conflitos e desentendimentos, agressividades e inimizades. Criando dificuldades entre si, incapazes de manifestar amor uns para outros, faltando, sobretudo, melhores conteúdos morais para elevação dos entendimentos. No Evangelho do Senhor Jesus constam os divinos ensinamentos das verdades de Deus. Aplicando-os na vida, podemos alcançar uma próspera vida cheia de saúde, alegria e felicidade.

Perante as críticas dolorosas, ofensas sem fundamento, palavras agressivas carregadas de cólera, precioso saber ouvir sem apresentar reações ou argumentos defensivos, mantendo-se com calma, porém, rogando aos Céus fluídos de harmonia e paz sejam vertidos, envolvendo e abençoando a todos.


O entendimento de que o “eu e o outro somos um” nos permite reconhecer a presença misericordiosa do amor de Deus, demonstrando os pontos que precisamos modificar e melhorar. Por outro lado, quando encontramos pessoas que nos criticam, devemos fazer uma reflexão, buscando dentro da alma o registro de termos igualmente, em algum momento, ofendido ou prejudicado alguém, ou que demonstramos sentimentos de cólera, com agressivas palavras carregadas de rancor e incompreensão.

Devemos manifestar gratidão a Deus, que sempre nos dá a oportunidade de purificarmos a alma.  Deus nos coloca perante as pessoas escolhidas que nos servem como espelhos, que refletem os pontos falhos, negativos ou prejudiciais, que precisam ser retificados ou renovados com amor, compreensão, paciência, humildade e resignação.

Esforçando-nos na melhoria das qualidades de Deus, colocando em prática os exemplos de amor, bondade e caridade do Senhor Jesus, construímos elevadas qualidades de Deus, e seremos capazes de perdoar incondicionalmente quaisquer ofensas, maldades, prejuízos sofridos e situações inconvenientes.

O ensinamento do Senhor Jesus, “orai e vigiai” recomenda permanente atenção, principalmente nas ações, atitudes, palavras e pensamentos, porque, somente assim, a alma se desembaraça dos empecilhos, seguindo livremente para convivência harmoniosa com todos.

Carregamos no profundo da alma as tendências negativas da cólera, da ira e da facilidade pelas coisas negativas e perturbadoras, notadamente devido aos resquícios vivenciados em existências anteriores. São sentimentos difíceis de serem modificados, contudo, no constante esforço de buscar a melhoria, podemos solicitar aos Espíritos Benfeitores nos amparem vertendo fluídos de harmonia, paz e compreensão, proporcionando-nos grandes possibilidades de êxito na transformação desejada.

Todos necessitam de maior compreensão das verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. No “amai-vos uns aos outros”, encontramos o divino ensinamento de viver em paz e harmonia em todos os momentos da vida.

Nos caminhos da evolução, os sentimentos de dores, sofrimentos, aflições e dificuldades são igualmente sentidos, de forma semelhante, por todos. A dor, dificuldade, sofrimento e aflição que sentimos, em qualquer situação, ocorrem para a profunda compreensão de “não fazer ao outro o que não gostaria que lhe fizesse”. Passando pelas mesmas dores e sofrimentos, desenvolvemos o sentimento de compaixão e misericórdia pelas dores alheias. Enquanto não compreendermos as dores que outros sentem, teremos, forçosamente que passar pela lição do aprendizado, nas mesmas condições. Seremos aprovados a continuar no caminho da evolução somente após a conquista do elevado entendimento de que o “eu e o outro somos um”.

As situações vivenciadas, sentimentos negativos, cólera, ira e irritações, como ainda as mágoas e ressentimentos, tendem a permanecer ativos no profunda da alma, aguardando momento oportuno de concretização. No caminho que percorrermos vamos encontrar os resultados de tudo que armazenamos na alma. Conforme ensinamento do Senhor Jesus, “a cada um segundo suas obras”, somos convocados à apreciação dos efeitos produzidos pelas atitudes, palavras, pensamentos e ações realizadas.

O ressentimento se acomoda com facilidade na alma, vertendo como hábito prejudicial de muitos males, constituindo possibilidades de concretização de situações embaraçosas, doenças, atritos, infortúnios inesperados. São acontecimentos que ocorrem sempre de acordo com uma oportunidade. Se mantivermos constantemente sentimentos de alegria e bondade no coração, e, sobretudo, manifestarmos amor e caridade aos semelhantes, as vibrações negativas da alma tendem a ser amenizadas e até mesmo eliminadas. O amor e bondade em todas as atitudes, palavras e pensamentos são as preciosas forças de Deus na purificação e iluminação das almas.

Envolvimento com pessoas rancorosas, um acidente de carro, um prejuízo nos negócios, doenças estranhas, atritos e conflitos sem maiores motivos, ocorrem como força de atração de semelhantes. Os conteúdos de rancor, ódio, cólera, ressentimentos e mágoas, são expurgados do profundo da alma através de dores, sofrimentos, dificuldades, acidentes e diversas outras formas.

Seguindo o caminho iluminado pela luz e amor de Deus, notadamente servindo ao bem dos semelhantes, podemos, gradativamente, melhorar as qualidades de Deus na alma, demonstrando que a escolha correta é a plena aceitação das coisas de Deus. Entretanto, também podemos seguir no mesmo caminho da evolução, após os expurgos malévolos da alma, passando pelas dores e sofrimentos.

A mágoa é um veneno que intoxica a alma, tornando-se agente de doenças que reduzem a vitalidade e energia do corpo, como também consideráveis empecilhos ao progresso em todos os sentidos. A convivência difícil e cheia de atritos, situação financeira apertada, contínua falta de recursos, doença dolorosa com muitas dores, são alguns dos males que podem ocorrer como manifestação concreta dos conteúdos negativos mantidos na alma. No ambiente ao redor, projetamos os pensamentos, palavras, atos e atitudes.

No ensinamento de perdoar setenta vezes sete vezes, o Senhor Jesus demonstrou a necessidade do perdão incondicional, porque somente assim nos libertamos dos poderes prejudiciais e malévolos das ofensas, atritos, mágoas e ressentimentos.

Em muitos casos, encontramos dívidas e pendências não resolvidas de vidas passadas junto às pessoas da convivência comum. O perdão comparece como imperiosa alternativa para a definitiva libertação de todos os resquícios que nos prejudicam a natural evolução de todas as coisas. Daí a necessidade de contínuo esforço em manifestar sentimentos de perdão, bondade e amor, persistindo nas boas palavras, pensamentos e atitudes direcionadas ao bem dos semelhantes.

O perdão incondicional proporciona resultado imediato, favorecendo a conquista de saúde, da melhoria das condições prejudiciais, para se viver em harmonia e paz, bem como alcançar significativos níveis de prosperidade. Na verdade, o perdão é a forma de alcançar a plena libertação das amarras e embaraços. 

Na continuidade da vida, em sucessivas reencarnações, os devedores, credores e culpados são convocados aos reajustes e renovações, sendo necessário esforço para não cair novamente em fracassos. Com boa vontade é possível de se livrar dos embaraços, empenhando-se em perdoar todas as ofensas, quaisquer que sejam, desenvolvendo, assim, o potencial de avançar cada vez mais em todas as posições proporcionadas pela vida.

“Iluminado caminho para o Céu”

“Junto com o Sr. Jesus, renovo a esperança de alcançar a felicidade. Seguindo o amor do Senhor Jesus, eu trabalho com devotamento ao bem dos semelhantes. A luz do amor de Deus ilumina a minha vida. Espalho as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus para todas as pessoas. Nas boas palavras de amor e luz de Deus encontro a força de viver. Recebo elevadas instruções de como realizar todas as coisas. A perfeita sabedoria de Deus me orienta em todas as minhas atitudes, palavras e pensamentos.  Com o amor de Deus ajudo as pessoas ao redor. Os meus atos tornam-se grandiosos com a luz do amor de Deus. As qualidades de Deus se ampliam a cada dia em minha vida. Possuo dentro de mim a força da vida de Deus.  Jamais sinto carência em minha vida.  Sou abundantemente provido de todas as coisas. Deus é o Pai Eterno e me supre em todas as necessidades. O amor de Deus está em toda parte. Meu coração está repleto de amor. Manifesto constantemente sentimentos de caridade e amor em todos os momentos.  Deus está sempre comigo. Sinto grande alegria em viver, trabalhar e bem servir às pessoas ao redor. Ao meu redor se reúnem pessoas boas, bondosas, alegres, harmoniosas e prestativas. O meu caminho é iluminado e protegido por Deus. Dou graças pela bondade e amor de Deus em minha vida.”