Os instrutores do mundo maior recomendam proteção ante as forças que te ameacem o coração. Mesmo diante das maiores dores, ameaças ou provocações, melhor situar-se na paciência, calma e resignação, iluminando as forças negativas que conduzem ao precipício de repercussões irreversíveis. Para se manter no procedimento seguro, no caminho da paz, necessário contar sempre com a proteção do amor de Deus.
Os sentimentos que obscurecem a consciência do bem produzem ações que podem prejudicar toda uma existência. Comprometendo-se ainda com a justiça divina, permanecerá subjugado à lei do retorno. Todas as dívidas permanecem no profundo da alma à espera de acerto, sobretudo, pela oportunidade de retificar os danos provocados, deixando em ordem a contabilidade da vida, que não admite pendências não resolvidas.
Compreender que, mesmo prosseguindo na aquisição de contínuos conhecimentos nas experiências da vida, a Misericórdia convoca os devedores ao acerto de eventuais contas não quites com a contabilidade da vida. Assim, nas conquistas e avanços observados no decorrer da existência, é possível que muitas contas estejam aguardando momento oportuno de resgate e renovação. Aliviando-se as pendências com novas disposições em torno do bem aos semelhantes, aumentam as possibilidades de progresso em todos os sentidos.
Trabalhando-se intensivamente nas obras de caridade e amor aos semelhantes, os pontos negativos armazenados na alma não desaparecem, contudo, são minimizados, perdendo forças de concretização. Por certo, as provas da vida podem aparecer a qualquer instante, e de acordo com as oportunidades, exigindo grande renúncia e resignação, para que as forças malévolas não tenham poder de provocar maiores danos.
As elevadas vibrações de luz e amor de Deus, principalmente, pelas obras de amor e caridade oferecidas em prol da felicidade de outros, constituem luminosos elementos de coragem, esperança e fé, possibilitando encarar de frente os obstáculos das provas retificadoras das pendências do passado. E determinando-se a continuar mantendo inabalável fé em Deus, seguindo os roteiros das verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus, certamente torna-se possível de vencer as provas retificadoras, aguardando oportunidades de renovação e retificação.
Repentinas crises no cenário doméstico, comprometendo toda a tranquilidade e harmonia no lar, transformando o conforto e alegria em confrontos agressivos e ameaças de destruições. O ambiente de trabalho pode apresentar uma reviravolta inesperada, com quedas surpreendentes nas condições produtivas, tanto das operações, quanto financeiros e demandas em declínio, prejudicando drasticamente a posição da empresa ou negócios. Doença em algum membro da família, que, não obstante, esforços médicos e tratamentos, caminha para situação sem possibilidades de cura. Descoberta traumática de que o cônjuge se encontra encantado com outra mulher, assinalando instabilidade no ambiente anteriormente cheio de tranquila convivência. As provas aparecem exatamente no momento em que as condições da vida estiverem registrando apreciável estabilidade. Aparentemente, no inesperado momento, as provas retificadoras são apresentadas à renovação. Entretanto, a maior parte das pessoas é surpreendida, e despreparadas às necessárias providências, principalmente distanciadas dos conhecimentos do Evangelho do Senhor Jesus.
É preciso considerar que a existência na Terra não confere status de agradável colônia de férias. Todos os seres se encontram na escola de aprimoramento espiritual, sobretudo na aquisição de elevados conhecimentos das verdades de Deus. A compreensão dos exemplos do Divino Mestre Jesus é bastante importante, porquanto, eventuais deslizes perante as provas, na rebeldia aos desígnios de Deus, obscurecem todo o caminho, comprometendo por vezes, futuras existências nos exercícios de purificação, retificando todos os registros malévolos contido na alma.
Precavendo-se perante as forças da cólera, do ciúme ou inveja que ainda possam existir no coração, imperioso esforçar-se na transformação dos malévolos conteúdos da alma, sobretudo nos trabalhos devotados ao bem dos semelhantes. Além disso, abençoados fluídos de amor e luz de Deus fluem para todos os que se dedicam nas ações de caridade, abrindo o caminho da salvação oferecido pela Misericórdia de Deus.
As coisas ocultas na alma limitam a própria felicidade e também a dos membros da família. Não sabendo das coisas do passado armazenadas na alma, é possível que diversas ações e atitudes não correspondam às expectativas de êxito. Repetidas tentativas resultando em fracasso demonstram claramente a existência de “carmas malévolos” influenciando as possibilidades de progresso.
É preciso submeter-se aos desígnios de Deus, não fugindo das dificuldades, dores e sofrimentos. Entretanto, Deus que nos dá a vida é o Deus do amor. Seguindo a orientação do amor e sabedoria de Deus, não há necessidade de se afundar nas dores e sofrimentos, nem se desesperar perante dificuldades e fracassos. Rogando orientação e proteção a Deus, iluminando a alma com as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus, exercitando ainda o amor e caridade aos semelhantes, os tormentos e padecimentos provocados pelas sombras, os ambientes dominados pelas forças das trevas, como ainda os desencantos da vida, tudo pode ser transformado com a mudança da mente, voltando-se para Deus. Amparados pela luz do amor de Deus, todas as situações sombrias encontram adequada solução, porquanto as sombras desaparecem perante a luz do amor e da verdade.
Os Espíritos Protetores trabalham operando verdadeiros prodígios, notadamente fazendo com que as pessoas entrem em contato com as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. As forças sublimes provenientes dos Céus reanimam as almas, na aceitação de todas as provas com serenidade e fé, de que, infalivelmente, conseguirão alcançar melhores níveis a cada dia da vida.
Mantendo-se inabalável crença e fé em Deus, as portas de novos caminhos se abrem, porquanto Deus do amor coloca, de diversas maneiras, oportunas possibilidades de superar as situações difíceis do momento. Importante tomar atitudes e decisões, rogando orientação a Deus para esclarecer e harmonizar todas as coisas, principalmente para que a luz do entendimento constitua a felicidade para todos.
Realizar a vontade de Deus é o caminho da felicidade, da paz e harmonia. Direcionando aos outros elevadas vibrações de amor e luz de Deus, para que sejam felizes, a lei do retorno possibilita também receber abundantes bênçãos de felicidade. No momento em que estivermos nos esforçando em fazer outros felizes, realizando ações e atitudes benéficas aos semelhantes, estamos nos aproximando do amor do Senhor Jesus.
As conquistas de melhores qualidades de Deus na alma são sempre resultados de esforços na melhoria de conduta, sobretudo na convivência pacífica e harmoniosa com as pessoas, em todos os ambientes, locais e momentos da vida.
De acordo com o ensinamento do Senhor Jesus, todos os homens caminham para Deus. Iluminando-se os conteúdos da alma, notadamente com elevadas vibrações de amor e luz de Deus devotadas aos semelhantes, para seguir o melhor caminho para Deus.
Deus deu a oportunidade de crescer para ajudar a todos.
Uma das mais graves imperfeições que ainda persistem na alma, é a tendência de se imaginar na posse de modificar outros. Quando Deus deu a vida a todas as pessoas, ao mesmo tempo concedeu-lhes infinitas bênçãos da liberdade. Assim, é preciso compreender que todos ao redor constróem seus destinos livremente, obedecendo ao livre-arbítrio de suas ações, atitudes, palavras e pensamentos. Todos contróem livremente os roteiros da vida, e na eternidade da evolução, prosseguem, constantemente, nos reajustes e renovações das próprias obras, caminhando lentamente de acordo com os desígnios de Deus.
A sabedoria da vida recomenda não permitir que facilidades inconvenientes se sobressaiam perante os que nos rodeiam. Todas as ações, palavras e pensamentos permanecem armazenados na alma. Quaisquer prejuízos causados, mesmo desconhecidos de outros, constituem elementos que, obrigatoriamente entram na futura lista de obras a serem retificadas e renovadas. A Misericórdia permite avançar na evolução da vida somente com a alma purificada e sem nenhuma mácula, no contínuo progresso na infindável caminhada para Deus.
Na evolução da vida, a alma se renova a cada instante absorvendo os conhecimentos, experiências e lições das provas, e de todos os acontecimentos que ocorrem nos ambientes percorridos.
Na eternidade no caminho da evolução, os “repentes de cólera, ira ou desequilíbrios” afetam toda a possibilidade de crescimento planejado pelos Benfeitores Espirituais. O compromisso com o mal não é uma atitude sábia, porquanto, nas orações e preces, nos trabalhos devotados à caridade e amor aos semelhantes, os obstáculos impeditivos ao crescimento e progresso são gradativamente purificados e removidos, favorecendo a elevação do espírito para Deus.
Não existem dívidas que perdurem para sempre. Contudo, melhor não se deixar envolver em situações que possam constitbur pesadas dívidas, aproveitando a existência para ampliar consideravelmente as qualidades de Deus na Alma, sobtetudo, nas ações para o bem dos semelhantes. De acordo com o Evangelho do Senhor Jesus, construindo a felicidade para outros, construímos a nossa felicidade.
Oração: “As sombras desaparecem perante a luz do amor de Deus”.
“Rogo a Deus infinita sabedoria e amor em todas as atividades do dia de hoje. Fazei com que o meu caminho seja iluminado pelo vosso amor e luz. Que eu saiba me conduzir na paz e harmonia com todas as pessoas. As minhas decisões sejam proveitosas e úteis para o bem dos semelhantes. Dai-me o entendimento perante as provas, dificuldades e problemas. Que as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus iluminem minha alma. Inspirai-me na prática do bem aos semelhantes. Permita-me ampliar os dons da bondade e amor no coração. Derramai vossa infinita bênção de amor e sabedoria, orientando-me ao desenvolvimento de meu trabalho, negócios e empreendimentos. Tornai-me capaz de administrar os bens, riquezas e recursos para a felicidade do maior número de pessoas. Fazei fluir vosso amor e luz para todas as pessoas ao redor. Compreendo que Deus é o todo de tudo. Tudo é pertence de Deus. Nada existe que não seja de Deus. Dou graças por viver no mundo abençoado de Deus.”