Na parábola da candeia, o Senhor Jesus afirmou que “nada há de oculto que não haja de manifestar-se, nem escoondido que não venha a ser conhecido e revelado” (Lucas, 08.17.
Todas as pessoas carregam em suas almas os produtos dos pensamentos, palavras, atos e atitudes. Exatamente de acordo com os conteúdos da alma, cada pessoa se encontra no caminho observando o resultado de suas obras.
Vivemos num mundo regido pela lei de atração de semelhantes. Os acontecimentos, pessoas e fatos que ocorrem ao redor, nos ambientes que frequentamos, demonstram claramente que nada há que seja para sempre oculto nem escondido. O que observamos ao redor, ou o que encontramos no ambiente, é manifestação concreta do que carregamos na alma.
Nas palavras do Senhor Jesus “a verdade vos libertará” observamos a luz que nos permite avançar no entendimento de todas as coisas que nos ocorrem. Cada situação ou fato na nossa vida acontece como lição de nosso aprendizado, notadamente pela compreensão da experiência e a causa desencadeante.
Na atualidade, embora o mundo se encontre bastante envolvido nos proveitos imediatos da matéria, presenciamos também considerável número de pessoas empenhadas nas coisas espirituais de Deus. Nos estudos do Evangelho, acompanhando a Doutrina do Espiritismo, os avanços nos conhecimentos das verdades de Deus são realmente apreciáveis. Com isso, em muitos locais se registram pessoas devotadas ao bem, que manifestam expontaneamente palavras carregadas de bondade, que espalham a luz do amor de Deus. Expressam-se com atenção e procuram compreender as dificuldades e sombras que afetam a maioria das pessoas.
Em todos os locais encontramos oportunidade de servir em nome do Senhor Jesus. Não há necessidade de estarmos especificamente numa Casa de Deus para manifestarmos bondade e amor aos semelhantes.
Almas egoístas se disfarçam nas posturas de bondade, aparentemente disponibilizando-se para todos os serviços. Entretanto, as insatisfações se revelam nas palavras e atitudes, nas ausências dos compromissos mais simples e sem muita importância. Julgando-se liberadas somente porque não correspondem aos anseios de ostentação das virtudes que não conseguem revelar, ou não possuem.
Nas pequeninas obras se revelam o caráter das pessoas que avançam. Mesmo que não tenham trabalhos relevantes, a presença de um sorriso, um gesto de boas maneiras, a palavra amorosa e consoladora de amigos, uma apreciação sincera das coisas ao redor, somam consideravelmente na alma das pessoas devotadas aos serviços do Senhor Jesus. É preciso lembrar que a candeia deve ser exposta para iluminação de todos. Assim, quanto mais a alma estiver num patamar avançado, mais se requer a sua presença, principalmente para servir ao bem de todos.
As pessoas que se encontram na atual existência estão a caminho do aperfeiçoamento, mesmo que não saibam, recebem ininterruptamente as instruções do Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais. Por isso, não se deve dar importância aos eventuais maus tratos, a falta de consideração, as palavras grosseiras que alguns proferem sem consideração, até mesmo hostilidades e ingratidão dos beneficiados pelo amor e bondade prestados. Precioso que se continue com o coração preenchido de luz e amor de Deus, servindo a todos como a candeia que ilumina indistintamente o ambiente.
Na longa caminhada da vida, é certo que fomos contemplados pela benevolência, amor e misericórdia do Senhor Jesus. Nossas grosserias, ignorâncias nas leis de Deus, o brutal egoísmo e orgulho, os prejuízos que causamos, por inúmeras oportunidades recebemos a indulgência do Senhor nos aproximando de pessoas versadas nas coisas de Deus. Na insistência de permanecer junto dos abençoados pelas verdades de Deus é que, sem dúvida, também acabamos assimilando alguns conhecimentos das palavras do Senhor Jesus.
Empenhando-se nas pequeninas tarefas, ocultos da maioria, seguindo a recomendação do Senhor “a mão direita não precisa saber o que faz a esquerda”, fazer o melhor mesmo nas inexpressivas obras, obtendo-se com isso, grandes benefícios na iluminação da própria alma com as virtudes do bem praticado.
O Espírito que se aperfeiçoa constantemente, sem dúvida, está sempre se defrontando com as aparências do mundo material, onde a maioria procura destaques e posições relevantes. Entretanto, o entendimento das verdades do Senhor Jesus indica postura de grande humildade, porquanto, o sublime mestre não contava nem com uma pedra para se apoiar a cabeça.
Considerando o desejo de avançar naturalmente no conhecimento das coisas de Deus, além do cumprimento de todas as tarefas e deveres, há que se demonstrar também compreensão e benevolência aos que nos rodeiam, porquanto, todos se encontram a caminho do aperfeiçoamento em suas almas. A candeia deve iluminar o ambiente e pessoas. Assim, demonstrando compreensão para as pessoas do convívio, espalhar boas palavras, conduzindo-se sinceramente como aprendiz do ensinamento do Senhor Jesus.
No Evangelho do Senhor Jesus consta a parábola do trabalhador, onde um pai solicita aos dois filhos trabalhem na vinha. Um deles afirmou disposição de trabalhar, porém, não foi. Enquanto, outro se negou perante ao pai, porém, arrependido, direcionou-se ao serviço solicitado. De acordo com o mestre Jesus, o que se arrependeu e foi realizar o serviço é o que se mostrou dócil em realizar a vontade do Pai. O outro filho, mentiu ao Pai, demonstrando rebeldia e reação contrária ao dever. Todo erro ou imperfeição momentânea pode ser superado com o arrependimento e disposição de servir e trabalhar.
Na aquisição das experiências, nas intermináveis tarefas e deveres, sigamos com o coração dócil, colaborando e contribuindo para que, mais pessoas possam conquistar as elevadas qualidades de Deus em suas almas. Como aprendizes das verdades de Deus, e pelos avanços já assimilados, sejamos a humilde luz da candeia do amor do Senhor Jesus.
“O Universo favorece a evolução de minha alma”
“Emprego a força do pensamento na construção do meu destino. Reconheço que vivo agora o melhor momento de minha vida. Todas as coisas e situações ao redor correspondem resultados de minhas próprias criações. Sou o único responsável pela posição e situação que me envolvem no momento. Também sou o responsável pelas alegrias e bons acontecimentos que me rodeiam. Com boas palavras e bons pensamentos afasto as coisas prejudiciais e negativas. Desejo felicidade e boas realizações para todos. Vivo em paz e harmonia porque sou orientado, abençoado e protegido por Deus. A boa sorte me acompanha e meus negócios e empreendimentos prosperam sempre. Em todos os cantos resplandecem a luz e amor de Deus. Meu caminho é seguro e iluminado por Deus. As verdades de Deus iluminam minha alma e abençoo todas as pessoas ao redor. Recebo luminosas inspirações dos Céus, o meu caminho é seguro , estou sempre rodeado de boas pessoas. O Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais me instruem sobre os melhores procedimentos e me orientam nas atitudes e ações voltados ao bem dos semelhantes. Abençoo e agradeço a cada situação de minha vida. Dou graças pelo bom andamento de todas as coisas em minha vida.”