Rate this post

Tudo o que ocorre na vida é precioso aprendizado das qualidades de Deus na alma. Estamos vivendo sob o olhar de Deus, que a tudo vê e controla, e concede o perfeito andamento de todas as coisas ao elevado desenvolvimento espiritual.

O minério de ferro obtido na rocha, após a extração, passa por diversos processos de manufatura para se obter o ferro metálico, ao proveito da indústria de bens duráveis e de consumo, construão civil,  produção de utensílios,  utilidades e outros importantes itens. Da mesma forma, o Espírito, para alcançar elevado nível de aprimoramento, embora dotado de infinita inteligência, muitas vezes, necessita passar por rudes provas, dificuldades e problemas que parecem não ter fim.  Entretanto, conforme ensinamento do Evangelho do Senhor, é preciso passar pelas provações com sentimento de gratidão, reconhecendo que Deus toma conta de tudo, e nos concede oportunidades de contínuo aperfeiçoamento da alma.

Através das dores, dificuldades e sofrimentos, a alma se depura de todos os empecilhos, tornando-se apta a assimilar novos ensinamentos, experiências e lições mais avançadas na vida. Simbolicamente, estando-se dentro de um longo tunel, escuro e sombrio, deve-se continuar andando, porquanto, no final se encontra a liberdade e a luz natural do ambiente. Da mesma maneira, o Espírito, enfrentando provações e difíceis reajustes, prosseguindo com calma, resignação, humildade e perseverança, finalmente alcança o elevado nível de se viver envolto na luz do amor e paz de Deus.

Tudo que passamos permanece gravado, de forma inapagável, no profundo da alma. Em sucessivas vidas futuras, as pendências, os procedimentos que infelicitaram outros, atitudes fomentadas em prejuízo do próximo, todas as questões nocivas e improdutivas da alma são colocados nos roteiros da vida, notadamente para a devida purificação e iluminação.

Incontável número de pessoas sofre, demonstrando rebeldia e revolta contra as ações purificadoras da alma, com atitudes prejudiciais que acrescentam maiores encargos, ampliando o peso das provas e reajustes necessários. Desconhecendo os ensinamentos das verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus, sofrem angústias e aflições sem conta, imaginando-se à margem do Mundo de Deus. Não reconhecem as bênçãos concedidas pela Misericórdia na purificação da alma para Deus.

De acordo com a vontade de Deus, as provas retificadoras não aparecem ao acaso. Todos os acontecimentos são concretizações dos conteúdos da alma. Em algum momento do passado, diversas circunstâncias prejudiciais foram fomentadas em detrimento da felicidade dos semelhantes. Mesmo as ações realizadas contra si mesmo, a exemplo de suplícios corporais, esportes arriscando a vida, hábitos de fumar, beber e vícios de diversas naturezas, são os itens que, simbolicamente, podem aparecer modificados para o reajustamento da alma aos padrões regulares no caminho da evolução.

Doenças diversas envolvendo as vias respiratórias, restrições ao funcionamento dos órgãos cardíacos e circulatórios, como ainda anomalias no fígado e pâncreas, são algumas das enfermidades produzidas pelos vícios de fumar, beber alcoólicos, consumo de drogas, libertinagens e atitudes contrárias ao bem.  Um corpo lesado de nascença, ou o aparecimento de problemas orgânicos que requisitam intervenções cirúrgicas corretivas, câncer e outras doenças, são os sintomas e enfermidades que igualmente retificam os procedimentos inaceitáveis, do suicídio e maldades causados a si e aos semelhantes.

Muitas pessoas se aprimoram nos conceitos morais, principalmente suportando angústias e aflições perante cônjuges libertinos, devassos e indiferentes com os sensos da moral. Por certo, as dores que sentem são inenarráveis, contudo, também retificam os conteúdos da alma, sobretudo, dos idênticos feitos conduzidos em vidas passadas.

No presente momento, esposas que se consideram ultrajadas pelo comportamento do marido ou companheiro, entretanto, são providências necessárias ao reajustamento e equilíbrio da alma, para que, assim, resgatando e reajustando as dívidas do passado, possam  seguir na elevação  espiritual de suas almas. Um exemplo clássico, conforme o Evangelho do Senhor Jesus, o profeta João Batista, precursor do Mestre Jesus, foi decapitado em consequência da infeliz atitude de sua vida passada, quando liderou e ordenou o extermínio e decapitação de inúmeras pessoas seguidoras de Baal.

Nas circunstâncias atuais encontramos bênçãos retificadoras dos conteúdos malévolos que angariamos nas atitudes insanas e procedimentos contrários ao bem.  No doloroso processo de purificação e iluminação, necessário que, resignadamente e com humildade, aceitemos a provação agradecendo a Deus pela oportunidade de melhoramos as qualidades na nossa alma. O Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais derramam força e coragem ao entendimento e superação de todos os momentos angustiosos da difícil prova.

Pelo ensinamento do Senhor Jesus “não fazer ao outro o que não gostaria que lhe fizesse” se enquadra pefeitamente na disciplina educadora da alma, principalmente para seguirmos em paz e harmonia nos caminhos da evolução da vida.

Importante levar em conta que o Senhor Jesus nos ofereceu o mais precioso ensinamento das verdades de Deus. Podemos colaborar para a propagação do Evangelho do Senhor Jesus, contribuindo para que maior número de pessoas seja iluminado pela luz e amor de Deus.

“Para uma vida repleta de paz e harmonia”

“Deus me atende em todas as minhas necessidades. Devoto boa vontade e alegria em todos os deveres e tarefas.  Manifesto as qualidades de Deus a todas as pessoas ao redor.  Com amor e bondade, procuro fazer o bem aos meus semelhantes.  A sabedoria e amor de Deus iluminam a minha vida. Sou divinamente instruído na solução de problemas e dificuldades.  Em todos os momentos, sou abençoado e protegido pela luz e amor de Deus. Nas  preces e orações, espalho o amor e luz de Deus para todos os irmãos do caminho. Abençoo as pessoas com o amor de Deus. Renovo minha alma com boas palavras e bons pensamentos. Rogo a Deus abençoados fluídos reparadores e vitalizantes aos necessitados e sofredores.  Perdoo incondicionalmente as falhas dos outros. Reconheço as boas qualidades, atributos e virtudes de Deus em todas as pessoas. Louvo, enalteço e abençoo a todas aspessoas, coisas e fatos. Dou graças pela manifestação da luz e amor de Deus em minha vida.”