No processo de desencarnação, tão logo alcance o Mundo Espiritual, o despertar da consciência se faz mais plenamente, fazendo o Espírito rememorar intensivamente imagens vivenciadas no plano carnal. Considerado o momento de exame de tudo quanto tenha vivenciado no mundo carnal, procede-se a uma auto avaliação, de forma bastante criteriosa, conscientizando os erros e acertos, aprovando-se ou arrependendo com assombro os passos percorridos quase sem nenhuma consciência da transitoriedade da vida.
Os acontecimentos realizados nem sempre resultaram em elevadas conquistas, e por vezes, inúmeros erros e imperfeições, pesando na consciência, necessitando de purificação em nova oportunidade na roupagem carnal, para viver nas necessárias lições dos reajustes dos pesados encargos armazenados na alma do espírito imortal.
No Mundo Espiritual, por certo, orientados pelos Benfeitores Espirituais, poderá fazer uma melhor avaliação dos registros de todas as experiências realizadas no corpo de carne. Amparados pelas luminosas vibrações dos Espíritos Benfeitores, solicita um meio de reparo justo para os conteúdos imperfeitos que tenha observado em sia, para que na nova roupagem de carna, junto com os mesmos elementos com os quais, provavelmente tenha fracassado, numa difícil prova de perseverança, humildade e resistência para não cair nos mesmos erros do passado. Solicita ainda que na vida carnal tenha oportunidade de contar com os ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus.
E, assim, comparece novamente no seio dos encarnados, nascendo em adequada família para a necessária restauração de todos os conteúdos da alma. No novo lar, alojado temporariamente pelo amor do Senhor, desenvolve motivações de avançar adquirindo conhecimentos nas experiências da vida, nas possibilidades de renovação através de atos e atitudes, melhorando consideravelmente os conteúdos da alma.
Empenhados na renovação, no efervescente ninho familiar, na constante presença de aversão pelos membros, e mesmo atormentados com as situações e dificuldades dos ambientes, sente-se forçado a alimentar a perseverança, coragem e determinação de vencer em todos os aspectos. Porque, na temporária vida na Terra, o lar representa a escola de aperfeiçoamento, e na necessidade de prosseguir nos reajustes, é preciso aceitar a difícil incumbência de cumprir rigorosamente todas as tarefas e deveres que Deus nos apresenta. Fazendo todo o esforço de assimilar o ensinamento oferecido pelo ambiente adverso, aprimorando a alma com paciência, humildade, resignação e devotamento, com o propósito de vencer o pequenino curso do módulo de aprendizado nas lições da vida.
No convívio entre os familiares escolhidos por Deus, enfrentamos as dificuldades provenientes dos reajustes dos conteúdos armazenados na alma. Certamente, nem de longe se pode perceber quais acontecimentos estão sendo expurgados ou concretizados no atual ambiente, contudo, independente das dores e aflições, é preciso suportar, entender com amor, sabedoria e bondade, todas as etapas decorrentes dos ajustes necessários.
Podemos até afirmar que estamos na condição de sofredor sem uma causa justa, porquanto esquecidos de que as pendências não resolvidas da vida anterior se voltam como preciosas lições, no necessário reajuste e renovação de melhorias, aceitando as obras que fundamentam as próprias ações que livremente concretizamos em algum momento da vida anterior. São os resultados do retorno dos fracassos e quedas decorrentes da falta de amor, bondade e compreensão. E nas lições da vida, desenvolvemos a paciência, resignação, humildade e devotamento da boa vontade, tornando o espírito mais aprimorado, notadamente com as elevadas qualidades de Deus.
Nos redutos do lar que as Leis da Vida oferecem os meios de tratamento das imperfeições da alma, através do amor ou da dor, fazendo passar inúmeras vezes de berço em berço. Construíndo e reconstruíndo um bom destino, acrescentando novos valores de elevados conceitos morais, iluminando os conteúdos da alma com as verdades de Deus, sobretudo pelas práticas dos ensinamentos do Evangelho do Senhor Jesus. Além disso, passando pelas difíceis fases da vida, o Espírito imortal se aprimora, compreendendo que as dores e sofrimentos ocorrem como bênçãos da Misericórdia, nos oferecendo oportunidade de renovação das imperfeições da alma. E procurando servir com amor ao bem dos semelhantes, principalmente aos elementos dentro do lar, e trabalhando para que mais pessoas sejam felizes, a melhoria da alma se revela com a presença de luz e amor de Deus.
Aprendendo a viver bem comas pessoas, principalmente com os membros da família, tornando o Lar um verdadeiro Paraíso de Deus, podemos registrar grande proveito na divina oportunidade de reajuste e renovação da alma, com possibilidades de prosseguir avançando na eterna evolução da vida. Realmente, o Evangelho do Senhor Jesus nos proporciona o iluminado roteiro de seguir no caminho do Reino de Deus prometido pelo Senhor Jesus.
“Para alcançar a Paz Espiritual”
“Compreendo que o viver é um grande dom de Deus. Na liberdade do livre-arbítrio, encontro todos os instrumentos do progresso de minha alma. Vivendo alegremente, consigo sentir as belezas e os encantos das infinitas bênçãos dos Céus. Reconheço a pefeita vida de Deus que me faz viver. Tudo na minha vida dá certo. Sou orientado pelo amor e sabedoria de Deus. O meu caminho é seguro, protegido e iluminado pelas bênçãos de Deus. Minha vida é tranquila, faço o melhor ao bem dos semelhantes, e sou bem-quisto e amado por todos. Em todos os locais eu mprego bons pensamentos e boas palavras. Nas preces e orações, peço a bênçãos de amor e luz de Deus para todos ao redor. Minha alma se preenche de alegria e paz, porque vivo cada momento com sentimento de bondade, fazendo manifestar na minha vida a vontade de Deus. Dou graças pelo amor e bondade de Deus em minha vida.