Todos os seres caminham imaginando encontrar um mundo melhor para se viver. Através de sucessivas reencarnações, recebemos de Deus oportunidades de renovação dos conteúdos da alma. Em cada nova existência, reiniciamos o aprendizado nas novas lições, ampliamos os conhecimentos, eliminamos um pouco mais a ignorância e enriquecemos os conteúdos da alma. E melhoramos a convivência com as pessoas, nos aproximamos mais dos que nos rodeiam e evoluímos consideravelmente nas virtudes da paciência, indulgência e amor aos semelhantes.
Os Benfeitores Espirituais nos instruem ao caminho do bem, colocando os ensinamentos das verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus em nosso caminho. As palavras, pensamentos e atitudes enriquecidas com amor e bondade possibilitam ao Espírito imortal avançar sem maiores embaraços em direção aos elevados objetivos da evolução espiritual.
O primeiro mandamento da lei de Deus ensinado pelo Senhor Jesus é “amar a Deus de toda alma” e, o segundo, igualmente importante “amar ao próximo como a si mesmo”. Nas sucessivas reencarnações, o homem encontra oportunidade de, continuamente, adquirir e ampliar os conhecimentos das verdades de Deus, sobretudo com o propósito de viver em paz e harmonia com todas as pessoas. O Senhor Jesus espera que todos consigam praticar o profundo amor de Deus, aprendendo a cumprir os deveres com amor e bondade.
O contínuo progresso no entendimento das coisas de Deus conduz ao caminho de Deus. Os exemplos de amor, caridade, compreensão e paz do Senhor Jesus possibilitam profundas transformações nos conceitos do bem, purificando as más tendências e hábitos prejudiciais que ainda carregamos. No ensinamento do Senhor Jesus recomenda o “vigiai e orai”, de vigiar os pensamentos, atitudes e palavras, sempre direcionados ao bem e à verdade e, assim, tornar a existência enriquecida com as luminosas realizações voltadas a Deus.
É preciso empreender esforços à compreensão de todos os fenômenos que acontecem ao redor. A Lei de atração de semelhantes tem o seu funcionamento natural de acordo com as determinações da boa vontade, dos pensamentos, das palavras e atitudes tomadas na vida. Colhemos na vida na exata medida do que pensamos e falamos. Atraímos e somos atraídos aos ambientes conforme os desejos mantidos na alma, e convivemos com pessoas com as quais afinamos, nas tendências, nos objetivos, e semelhanças nas atitudes e pensamentos. Não podemos fugir da lei da vida, porquanto somos os únicos responsáveis por todas as situações que passamos e sentimos.
Devemos ainda compreender a profunda sabedoria da Misericórdia, que nos conhece por inteiro, inclusive os ocultos conteúdos esquecidos na alma. Por isso, somos colocados ou convocados a determinadas situações, por vezes, junto aos companheiros do passado, unidos pelos laços de família, com quem reajustamos velhas pendências e conflitos, no proveitoso aprendizado de saber amar a todos com a luz do amor de Deus. Por outro lado, suportando dores e sofrimentos na difícil convivência com alguns membros familiares, um caído nos vícios, drogas e maus costumes, outro perdido nos pecados de corpo e alma, e, perante todos, fortalecemos o aprendizado na paciência, tolerância e devotamento de atenção, amor e consideração.
Atitudes inconvenientes, pensamentos errôneos, maldades praticadas contra o próximo, ações contrárias à Lei de Deus, permanecem armazenados na alma, aguardando momento oportuno de concretização como obras do caminho. Por isso, o Senhor Jesus recomendou “não resistir ao mal, amar aos inimigos, e fazer todo o bem possível.” De acordo com a lei de Deus, precisamos renovar e retificar as más obras do passado com paciência, coragem e determinação. O Senhor Jesus e os Benfeitores Espirituais nos assistem, fortalecendo os ânimos para que tenhamos esperança e fé, prosseguindo sempre na compreensão e bondade para com todos. E espalhando ao redor os ensinamentos do Senhor Jesus, colaboramos para que todos possam encontrar em suas vidas as verdades que libertam e salvam as almas para Deus.
Não há castigos ou penas punitivas nas Leis de Deus. Mesmo o crime combatido pela justiça dos homens, a sabedoria de Deus registra o pedido de renovação, reconduzindo os personagens envolvidos, em futuras reencanações ou oportunidades, uns perante outros, na difícil missão no aprendizado de amor, tolerância e caridade. Todos os envolvidos são convocados ao palco da vida, irreconhecíveis e esquecidos de seus dramas, para o recomeço na senda da renovação das qualidades de Deus. Junto aos familiares, parentes e amigos, nos ambientes especialmente preparados aos exercícios de todos os dons de Deus, no esforço incomum de eliminar as pendências e hábitos negativos, e aquisição de elevadas qualidades de Deus.
Nas verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus encontramos a fonte de iluminação de todos os problemas da vida. Seguindo os bons exemplos do Senhor Jesus, podemos manifestar amor e bondade em todos os momentos, melhorando os conteúdos da alma com elevados trabalhos devotados ao bem. Vamos trabalhar incansavelmente pensando em fazer com que mais pessoas conheçam e sejam beneficiadas com a luz do amor de Deus. Na pacífica convivência com os semelhantes, com as pessoas que nos rodeiam, principalmente junto aos familiares, conquistamos méritos de seguirmos evoluindo eternamente nos caminhos do bem, da bondade e do amor.
“Para conduzir a vida nas coisas de Deus”
“Deus me provê abundantemente em tudo de que necessito. Sou agraciado com o amor e bondade das pessoas que me rodeiam. Realizo minhas tarefas e deveres com devotado senso de responsabilidade. Sou bem-sucedido em tudo que faço e realizo. Convivo em paz e harmonia com todos. Procuro compreender com amor todos os membros da família e eles também me compreendem. Sinto a sabedoria e amor de Deus me abençoando e iluminando meu caminho. Vejo o amor de Deus em todas as pessoas, esforço-me para reconhecer as elevadas qualidades de Deus em suas almas. Mantenho as coisas de Deus no coração. Proporciono felicidade às pessoas ao redor com a luz do amor de Deus que faço brilhar no meu coração. Sou feliz, vivo com saúde, tenho paz e prospero em todos os sentidos. Dou graças pela luz do amor de Deus brilhar em minha vida.”