“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século – Mateus, 28: 20.”
Eu nada tenho, nada sou, nada sei. Deus que está em mim é quem realiza as obras, me concede a infinita sabedoria e amor, e me provê de todas as coisas necessárias. Sendo Deus o todo de tudo, estando presente em todo o Universo, então, não existe nenhum lugar onde não esteja presente Deus. Assim, Deus está presente em mim, e eu estou presente em Deus.
Nas palavras do Evangelho, o Senhor Jesus afirmou estar conosco todos os dias até a consumação do século. Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, o Senhor Jesus está sempre junto, não havendo, portanto, nenhum momento em que estejamos distante dele.
Tendo Jesus ao nosso lado, a luz do seu amor iluminando a nossa vida e o nosso caminho, podemos estar certo de que nunca estamos só, nem desamparados andando na escuridão. Mesmo nos momentos mais escuros da vida, mergulhados nos problemas infindáveis, devemos manter olhos direcionados ao céu, porquanto, o Senhor Jesus tem conhecimento de todos os problemas que nos afetam. Muitas vezes suplicamos auxílio visando a minorar ou resolver os problemas, porém as aflições permanecem inalteráveis ao redor. É porque, embora tenhamos endereçado pedidos ao Senhor Jesus, por certo nada fizemos, nem mexendo um dedo sequer em nenhum sentido. É possível que o Senhor Jesus espera que façamos alguma coisa em benefício de alguém, ou algum movimento favorável à concretização do pedido.
O livre arbítrio é uma condição soberana concedida por Deus para todos os homens. O Senhor Jesus naturalmente detém todos os poderes de resolução imediata de todos os problemas que afetam a nossa vida. Contudo, primeiro, em respeito à lei do livre arbítrio, procura não interferir na livre escolha, e, segundo, deixando-nos resolver os problemas com o próprio esforço, espera que possamos desenvolver a capacidade e inteligência. No resultado obtido, na alegria interior, um sentimento de satisfação por termos conseguido resolver, pelo próprio esforço, o problema que julgávamos além das possibilidades.
Na promessa feita, “eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”, Jesus devota o infinito amor visando a fazer feliz o homem. Sempre atento aos nossos passos, também procurando atender a todos os pedidos que são endereçados aos céus. Entretanto, importante saber que todas as coisas obedecem a uma ordem, sempre de acordo com a harmonia absoluta de Deus em todo o Universo.
Deus atende a todos os pedidos:
1. Deus sabe de tudo antes de pedirmos.
2. O pedido feito em oração é anotado nos céus.
3. No mesmo ato, o pedido é atendido.
4. De acordo com a oportunidade, o pedido se manifestará concretamente.
5. Trabalhos na caridade, no esforço dedicado ao bem, como ainda quaisquer atividades ou obras visando a felicidade dos semelhantes, constituem oportunidades de manifestação concreta dos pedidos anteriormente direcionados a Deus.
O Senhor Jesus tem conhecimento de todas as coisas, inclusive dos nossos pensamentos, atitudes e ações. Os Espíritos Benfeitores e Espíritos Protetores acompanham cada passo do nosso desenvolvimento, amparando-nos no caminho da evolução. Assim, diante de quaisquer atitudes contrárias ao bem, que possam constituir danos que venham a afetar nossa evolução, ou a de outros, constantes avisos e alertas são enviados no sentido de limitar ou restringir a livre realização. Frequentemente, através de pessoas, conhecidas ou não, podem aparecer problemas visando a obstruir o andamento, provocando até mesmo atrasos ou impedimentos variados. São alguns dos recursos empregados pelos Benfeitores Espirituais alertando-nos para a gravidade do erro a ser cometido. Entretanto, a escolha é sempre soberana, sendo nossa a responsabilidade no comprometimento da obra realizada. O grandioso amor do Senhor Jesus vai estar sempre presente, não se distanciando por nenhum momento do caminho que devemos percorrer.
No Evangelho do reino, o Senhor Jesus nos deixou inúmeros exemplos de caridade e amor ao próximo. Repentinamente, pode-nos aparecer um pedinte, um necessitado rogando, em nome do Senhor, caridade, uma ajuda qualquer. Num questionamento interior, sem emissão de palavras, por que essa pessoa me procurou se ao redor estavam outras, no entanto, eu fui o escolhido? Muitas justificativas podem demonstrar respostas, contudo, podemos analisar as alternativas:
- O Senhor Jesus sabe das qualidades de nossa alma, e sabe do que precisamos.
- O necessitado que nos procurou foi orientado pelo Senhor Jesus, tendo, portanto, o endereço certo, para a escolha da pessoa certa.
- Atendendo da melhor forma o necessitado, realizando a doação conforme solicitado, naturalmente, cumprimos o dever em nome da caridade.
- No dever cumprido, da caridade realizada, três situações podem ser observadas: a alegria do necessitado; a nossa alegria e satisfação da atitude de amor; alegria expressada pelo Senhor Jesus, porquanto, derramando bênçãos ao necessitado que se beneficiou da caridade, como ao doador que a realizou.
Algumas pessoas que se consideram desamparadas pela boa sorte, onde tudo parece estar errado, nada dá certo, as consideradas azaradas da vida, são as que embora amparadas por Deus e pelo Senhor Jesus, mantêm-se afastadas das elevadas vibrações do amor e verdade de Deus. Estando-se com os olhos fechados, mesmo que esteja envolvida pela luz, o ambiente mostra-se totalmente escuro. É preciso abrir os olhos para ver a luz, como é preciso despertar o sentimento de que estamos envoltos, envolvidos, amparados e abençoados ininterrupta e permanente por Deus e pelo Senhor Jesus, para fazer por merecer as dádivas e benefícios dos céus.
Os exemplos de melhoria nas condições da vida, em todos os aspectos, na cura de enfermidades e doenças graves, solução de problemas financeiros, desarmonias no lar, notáveis conquistas de posições relevantes nas profissões, são observações bastante comuns nos casos de sustentação nas mãos de Deus.
Quando no caminho a seguir estiver contemplado pela luz do amor e sabedoria de Deus, do Senhor Jesus, sem dúvida, a evolução e o progresso se desenvolvem a largos passos, dando a impressão de que os sofrimentos e dores do passado eram apenas pesadelos assustadores.
Confiantes na afirmação do Senhor Jesus “eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”, podemos ter a certeza da permanente alegria, felicidade e prosperidade em nossa vida. Muitas pessoas sofrem ao redor, passam por dificuldades e tormentos sem fim. Devemos mostra-las o caminho da luz, do amor e verdade de Deus. O Senhor Jesus encontra-se de braços abertos aguardando que todos aceitem as amorosas palavras da salvação. Vamos prosseguir trabalhando intensivamente na divulgação do Evangelho do Senhor Jesus fazendo com que mais e mais pessoas possam conhecer os princípios do amor e luz de Deus.
“Para viver na paz do Senhor Jesus”
“Senhor,
Rogo ao Senhor retirai os obstáculos de meu caminho. A luz do amor de Deus ilumina todos ao redor. Em todos os lugares, as bênçãos dos céus são abundantes e disponíveis. Deus está presente no interior de todas as pessoas. Fazei com que o vosso amor e luz vivifique o espírito dos caídos. Os desesperados nas dificuldades e problemas encontrem forças nas palavras do Evangelho. Fazei fluir elevadas vibrações de paciência aos corações cheios de conflitos. Deus não condena ninguém ao sofrimento. Concedei paz aos que necessitam do vosso amor. Não deixeis definhar os que padecem nas dores e sofrimentos. O vosso amor é a força da vida, na união e concórdia de todos. Os que caminham na escuridão, fazei a esperança nascer em suas vidas. Na consolação de suas tristezas, ensinai o caminho da paz. Todos necessitam da paz. Indicai o caminho da luz do amor de Deus. Assim seja.