(buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça – Mateus, 6: 33)

Muito mais que apenas expressão, busque o reino de Deus, o despertar da consciência para as coisas espirituais de Deus representa desenvolver todas as atividades, ações e pensamentos de acordo com a vontade de Deus. Naturalmente, parece bem difícil saber qual é a vontade de Deus. Entretanto, compreendemos que Deus, sendo o todo de tudo, se encontra em toda parte, não existindo nenhum espaço no Universo onde Deus não esteja presente. Assim, podemos afirmar que a nossa vida é o próprio Deus, que vivemos e respiramos dentro de Deus, e que Deus se encontra dentro de nossa alma. Portanto, Deus está presente em nossa vida.

Todas as atividades que realizamos são realizadas por Deus, sendo impossível quaisquer realizações estando ausente de Deus. Podemos considerar que realizamos todas as atividades, palavras e pensamentos de acordo com a vontade de Deus.

Devemos entender profundamente que Deus é amor, e quaisquer atitudes caracterizadas em proveito próprio, atendimentos egoísticos, e principalmente, as que sejam prejudiciais aos semelhantes, não podem contar com a vontade de Deus. Tudo quanto realizado em benefício de outros, até mesmo inexpressivas ações, como um muito obrigado agradecendo uma pequena gentileza, sem dúvida, se encontra dentro do pensamento de Deus.

Embora nada escape aos olhos de Deus, grande parte do nosso tempo podemos estar realizando obras condizentes com a vontade de Deus. Em nenhum momento, atividades e ações egoísticas não são condenadas ou punidas por Deus. Como Deus se encontra no profundo da alma, as situações imperfeitas induzem ao exame da consciência, acarretando sentimentos de aflições, variadas angústias, padecimentos que constituem severos constrangimentos na evolução da vida.

O aperfeiçoamento do Espírito deveria constituir prioridade na vida. A Humanidade parece não compreender a transitoriedade da existência no corpo de carne. Vivendo intensivamente nos objetivos imediatos, não conseguem direcionar olhos para a vida futura, fundamentando atividades que possam contribuir na acelerada conquista de elevadas qualidades de Deus.

Compreendendo a transitoriedade da vida no plano da matéria, o melhor aproveitamento do tempo pode representar considerável avanço na vida. Na escolha das prioridades, direcionando atitudes e ações voltadas ao bem dos semelhantes, o aperfeiçoamento constante das qualidades de Deus se torna mais evidente, sedimentando melhor entendimento com todas as pessoas.

Nos ambientes que frequentamos encontramos diversificadas pessoas, das mais diferentes personalidades e características, dando a impressão de que a maioria busca apenas satisfação de suas necessidades egoísticas e individuais. Contudo, o aperfeiçoamento da imperfeição que carregamos na alma requer imprescindível decisão de realizar o quanto possível obras ao bem dos semelhantes, porquanto, somente assim, forçaremos a construção de uma vida futura melhor.

Naturalmente, o livre-arbítrio nos dá a condição de permanecermos na comodidade, fazendo só o que nos oferece prazer e satisfação, sem nunca pensarmos nos outros, e nem no futuro. Podemos ficar estacionados por séculos e séculos nos patamares da ignorância, egoísmo e desconhecimento das verdades de Deus.

Em todas as desencarnações, é possível que tenhamos transitado nas sombras do Umbral, em companhia dos que nunca se esforçaram na aquisição de elevados conceitos espirituais. Da mesma forma, nas reencarnações no mundo da matéria, provável que tenhamos apenas vivenciado dos proveitos imediatos da matéria, num processo automático magnetizado pelo pensamento comum, de total descrédito a respeito da imortalidade do Espírito.

Os Benfeitores Espirituais, os Espíritos Amigos e Protetores, em todos os tempos, sempre procuraram motivar o despertar da consciência para as coisas de Deus.

Na verdade, as situações difíceis, as dores e sofrimentos que encontramos na vida, embora imprescindíveis matérias no aperfeiçoamento da alma, são na maioria rejeitadas com todas as energias da vida.

Com muita facilidade, encontramos perguntas: por que somos  envolvidos, frequentemente,  com situações problemáticas  , tragédias e infortúnios inesperados? Onde está Deus? Por que Deus não nos ajuda, não resolve o problema conforme as rogativas e pedidos? São questões endereçadas aos céus com frequência, por todos os incrédulos, que quase nunca aceitam as coisas espirituais de Deus.  

Em resposta aos questionamentos, às rogativas aos céus, somos convidados frequentemente para igrejas, reuniões e grupamentos de pessoas, visando a conhecer os princípios do Evangelho de Jesus. De imediato, sem nenhum empenho de conhecer a verdade, quase todos registram sentimentos de alívio e paz em suas almas diante da esperança na solução dos seus problemas aflitivos.

Os Benfeitores Espirituais e o Espíritos amigos, sem dúvida, auxiliam na solução de problemas, porém, motivando o empenho de todos ao conhecimento das verdades de Deus.

Na presente existência, num período transitório e temporário, na Escola de aperfeiçoamento espiritual da alma, todos devem aproveitar as infinitas possibilidades na melhoria das qualidades de Deus. No retorno ao Mundo Espiritual, na vida futura que deveremos continuar, vamos viver importantes fases, prosseguindo nas conquistas de novos conhecimentos, nos diversos trabalhos notadamente benéficos e úteis aos semelhantes.

Para que tenhamos satisfatória evolução no Mundo Espiritual, no estágio atual na vida presente devemos empregar bem o tempo, mantendo interesse concentrado no estudo e aprendizado das verdades de Deus.

É preciso coragem e fé na decisão de renunciar os interesses imediatos da matéria, deixando para traz o registro de sucesso entre os homens, optando pelo conhecimento maior da verdade. Somente almas que tenham despertado para as coisas espirituais de Deus são capazes de depositar irrestrita confiança de que estando com Deus, todas os demais interesses transcorrem em perfeita ordem e harmonia.

Imaginando não existir nenhum outro meio de manter a tranquilidade, alcançar o sucesso nas questões econômicas, cuidando pessoalmente de muitas atividades, uma grande maioria de pessoas, desconhecendo a verdade, procura a melhor solução empregando as próprias mãos. Mal sabem que junto com Deus, todas as coisas transcorrem com mais harmonia e sucesso. Na fé e confiança inabalável em Deus, por certo, deixando as coisas, atividades e interesses nas mãos de Deus, o esperado êxito seria excepcionalmente maior e mais certeiro.

Nas palavras do Evangelho, anotadas por Lucas, 17: 21 – “o reino de Deus está dentro de vós”, por que devemos buscar primeiro o reino de Deus se ele já se encontra dentro de nós?

Na verdade, todo o Universo no qual vivemos representa o próprio reino de Deus, pois, sendo Deus o todo de tudo, todo o Universo é de Deus, preenchido e envolvido por Deus. Entretanto, por que ele não se manifesta pronta e automaticamente em nossa vida, se na prática o reino de Deus se encontra em nosso próprio interior?

No entendimento dessa questão, devemos compreender que refletimos no corpo e no ambiente o reflexo da mente. Assim, podemos afirmar que a manifestação plena do reino de Deus, que se encontra em nosso interior, depende da consciência de, em primeiro lugar, aceitar que o reino de Deus se encontra dentro de nós, e, em segundo, a consciência do reino de Deus em nosso interior possibilita-nos viver o reino de Deus na vida, porquanto, o conteúdo mental se manifesta na vida e no ambiente.

Mantendo na consciência o reino de Deus e a perfeição de Deus em nosso interior, empenhar esforços de se viver, todos os momentos da vida, de acordo com a vontade de Deus. Devemos colaborar com o Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais na construção de um mundo repleto de amor e luz de Deus. Todos os que tiveram oportunidade de conhecimento da verdade são os voluntários de Jesus na divulgação do Evangelho do reino.

Oração
“Para manifestar o reino de Deu em nossa vida”

Senhor,
Fazei fluir a infinita sabedoria e amor para melhor compreender as dores e sofrimentos dos muitos ao redor. O Senhor Jesus espera que muitas mãos sejam devotadas ao bem. Rogo orientação e proteção na condução das palavras e pensamentos. Desejo realizar obras e atividades ao bem dos semelhantes. Nos momentos difíceis, diante de pessoas complicadas, fazei fluir o vosso amor e luz. A paz do Senhor Jesus ilumine as aflições, padecimentos e sofrimentos das pessoas. Indicai-me melhores meios de alcançar a vossa paz. Em todos os caminhos, o amor e verdade de Deus sejam instalados nos corações. Derramai a vossa luz, fazei manifestar iluminados sentimentos de caridade, piedade e misericórdia em toda parte. Senhor, profundos agradecimentos pelo atendimento dos pedidos e rogativas. Assim seja.”