Na presente existência, a maioria das pessoas não tem consciência das sucessivas vidas anteriores, e, muito menos dos compromissos assumidos na retificação de pendências e carmas do passado.

De maneira geral, todas as pessoas procuram viver objetivando prosperidade, enquanto muitos enfatizam prioridades nos aspectos econômicos. Também esperam viver com uma boa família, bem-estar e conforto, saúde e, principalmente, harmonia e paz.

Embora, os acontecimentos e fatos exteriores não afetem diretamente a vida de cada um, todos deveriam direcionar olhos para melhor aproveitamento das questões ao redor, pois que constituem importantes lições complementares de experiências e aprendizados.

As pessoas conhecidas ao redor, suas dores, sofrimentos e problemas, na verdade, fazem parte dos acontecimentos da nossa vida, porquanto, seguimos todos no mesmo caminho da evolução permitida por Deus. Assim, deveríamos endereçar os olhos aos céus, rogando ao Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais, infinita proteção e bênçãos para todos.

Nas orações e preces, podemos rogar elevados fluídos de amor e sabedoria, orientação e proteção em todos os momentos da vida. Todos os dias, devemos endereçar preces e rogativas aos céus em benefício dos irmãos ao redor, como ainda paz, harmonia e entendimento para os lares, famílias e pessoas visando toda a humanidade.

A maior parte nem se lembra de trabalhar ao bem dos semelhantes, pois que se encontram extremamente ocupados com os interesses próprios. Em decorrência dos esforços empregados, por certo que alcançam consideráveis progressos materiais, acumulando riquezas e bens muito acima das reais necessidades da vida. Ao término da vida, no retorno à Pátria de origem, no Mundo Espiritual, os que muito trabalharam no acúmulo de riquezas materiais, quase todos lembram tardiamente as riquezas espirituais de Deus que deixaram para depois. Os depósitos abarrotados de riquezas e tesouros da terra permanecem com os “urubus ávidos pelos despojos materiais”, enquanto as almas seguem novos caminhos sem maiores sustentáculos, porquanto vazias e carentes, numa possível situação de grandes misérias e necessidades no Mundo Espiritual.

Os conceitos de caridade quase sempre considerados como ocupações dos que nada querem da vida, especialmente, religiosos e instituições devotados ao bem do próximo. Na verdade, todos, sem dúvida, se empenham em ganhar os sustentos da vida, procurando nos diversos meios de trabalhos e serviços as fontes da provisão e riquezas. No entanto, ao mesmo tempo, todos deveriam dar prioridade às aquisições de bens eternos, que as traças e as ferrugens não alcançam, porquanto tesouros decorrentes da caridade e bem prestado aos semelhantes, que se depositam nos cofres divinos dos céus.

Na questão 133-a, do Livro dos Espíritos, consta a afirmação de que o caminho do bem possibilita chegar mais rápido ao objetivo, qual seja, de aperfeiçoar a alma com as qualidades de Deus. Por isso, os pequeninos esforços dedicados ao bem dos semelhantes, enxugando lágrimas de sofrimentos de pessoas, ajudando no que puder ao alívio dos necessitados, representam grandiosas obras aos olhos de Deus. E constituem os valiosos tesouros que contribuem ao engrandecimento das qualidades de Deus. Embora não saibamos, as boas obras dedicadas à felicidade de outros são contabilizadas como forças na redução e possível completa eliminação dos carmas negativos e pendências do passado.

Enquanto estiver endividado, comprometido com carmas e pendências negativas, a consequência mais realista é a condução da vida sempre envolvida em penosas lutas, dores e sofrimentos.

Os Espíritos detêm no interior de suas almas, em estado latente, todas as faculdades, atributos e virtudes de Deus, os quais, de acordo com o despertar da consciência para as coisas espirituais de Deus, possibilitam amenizar consideravelmente as penas da vida. Naturalmente, o avançar da alma nos caminhos da evolução, além do conhecimento das verdades de Deus, é preciso considerável esforço nos trabalhos devotados ao bem, porquanto, somente assim, as pesadas dívidas e carmas do passado possam ser retificados e transformados pela luz do amor de Deus.

Vivemos num mundo de projeção dos conteúdos da alma, observando ao redor situações, fatos e pessoas que correspondem reflexos da própria mente. Sempre encontramos ao redor pessoas, coisas e fatos de acordo com a lei de “atração de semelhantes”. Por isso, para a melhoria da situação do momento, importa pensar nas luminosas palavras do Senhor Jesus: “tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles – Mateus, 7:12”

No esforço de aproveitamento das oportunidades de fazer o bem aos semelhantes, as qualidades de Deus possibilitam um viver mais harmonioso, próspero e feliz.  Além disso, em vista do bem espalhado aos semelhantes, iluminados benefícios passam a ser observados em todos os percursos da vida.

De acordo com instruções dos Benfeitores Espirituais, muitos Espíritos permanecem séculos e séculos nas posições que ocupam, falhando nas sucessivas provas de suas reencarnações.

Nos dias atuais, existem os incrédulos que não acreditam em Deus, não aceitam o Senhor Jesus como Guia e Mestre da Humanidade. Mesmo diante das convocações ao despertar de suas consciências para as coisas espirituais de Deus, simplesmente recusam, evitando qualquer envolvimento nos preceitos do Evangelho. Não conseguem aproveitamento da oportunidade de elevação de suas qualidades de Deus. Não compreendem que as atividades devotadas ao bem, mantendo a distância de quaisquer chamamentos do mal, são iluminadas possibilidades de acelerada purificação e aperfeiçoamento das qualidades de Deus.

Devemos compreender que nos situamos em adequados ambientes, determinados por Deus, para o mais completo aperfeiçoamento das qualidades de Deus na alma. Assim, considerando as pessoas ao redor, o trabalho devotado ao bem e felicidade de todos, constitui uma das maiores bênção da vida.

Sempre somos convocados ao auxílio e amparo dos necessitados, em especial, os que apresentam dificuldades na aceitação do Evangelho de Jesus. Os mais aperfeiçoados são escolhidos na condição de instrutores dos mais atrasados. É por isso que, a Sabedoria infinitamente perfeita de Deus não nos coloca junto aos sábios e iluminados mestres, mas, sim perante os ignorantes, atrasados e rebeldes para com as coisas de Deus. São as lições que precisamos assimilar, compreendendo que são provas na conquista de elevadas qualidades de Deus, extremamente importantes no caminho da evolução.

De acordo com o aperfeiçoamento da alma, os serviços devotados ao bem aumentam consideravelmente, exigindo maior dedicação e amor às pessoas ao redor.

Não é possível imaginar qualquer tipo de descanso, porquanto, Deus e o Senhor Jesus esperam contar com a intensiva colaboração na obra de salvação dos semelhantes. Como colaboradores na divina obra de despertar a consciência para as coisas espirituais de Deus, vamos convidar maior número de pessoas ao conhecimento do Evangelho de Jesus.

ORAÇÃO
“Para vencer nas provas oferecidas por Deus”

Senhor,
“Fazei-me forte para perseverar até o fim, para encontrar a salvação dos céus. Rogo Vossa luminosa instrução e seguir sem esmorecer nas provas da vida. Diante das pessoas difíceis, das contrariedades sem fim, das dificuldades inesperadas, dai-me paciência e resignação. Nas orações e preces, fazei fluir a infinita sabedoria e amor, para que minhas palavras sejam as luzes de bênçãos e ânimos para todos. Rogo o suprimento de iluminadas energias, não permitindo que forças contrárias obstruam os esperados objetivos de harmonia e paz. O Senhor Jesus nos ensinou a perseverar até o fim para a salvação. Muitos ao redor necessitam do vosso amor e luz. Eu nada sou, nada posso e nada possuo. O Senhor é o meu sustento, minha força e minha luz. Fazei-me instrumento de vossa paz. As pequeninas obras realizadas através de minhas mãos sejam contempladas pela infinita e perfeita vida de Deu. Permita-me transportar modesta luz indicando o caminho da luz aos irmãos ao redor. Iluminai-me com as forças dos céus. Fazei-me fortalecer com as bênçãos dos céus. Nas provas da vida, nos desânimos, nas fraquezas e dúvidas, rogo vosso amparo e luz. Dou graças aos céus pelo aperfeiçoamento e iluminação de minha alma. Assim seja.”