Muitos caminham transportando imensa carga de problemas, dificuldades, dores e sofrimentos. Numa vida que se desenvolve com desesperos, longe da felicidade, da paz e harmonia, numa perspectiva bastante negativa e distante do esperado mundo melhor. Por que tais situações ocorrem na vida de muitas pessoas?
Importante saber que o destino é resultado das próprias criações mentais, sendo que as palavras e pensamentos são as forças na atração de todas as coisas, tanto boas, quanto prejudiciais. Por isso, é possível que as questões desesperadoras sejam continuamente alimentadas com sentimentos de revoltas, impaciências e contrariedades.
A força criadora de nossa mente determina que tenhamos uma vida compatível com as imagens que formulamos continuamente, com palavras, pensamentos e atitudes.
Um tesouro dos mais significativos oferecidos por Deus é o tempo que devemos utilizar proveitosamente, com sabedoria e amor. Assim, enquanto estivermos alimentando o destino com lamentações, tristezas e desânimos, não conseguiremos dar uma volta por cima, pois, a prioridade nas coisas negativas prejudicam todos os desejos de uma vida melhor.
Para se atrair melhores condições na vida, é imprescindível que se modifique a mente para Deus, mantendo inabalável convicção de consultar sempre a vontade divina nas decisões, atitudes e ações.
Mesmo que se tenha decidido pela paz, a esperada harmonia e entendimento dificilmente vão se manifestar estando a mente direcionada em observar conflitos, agressões, ofensas e mútuos ataques. Imperioso que se tenha uma luminosa mente para que as coisas boas possam ser atraídas. Permanecendo com a alma cheia de aborrecimentos, fervendo de raiva e discordando de tudo e de todos, as forças negativas tendem a atrair somente situações semelhantes.
Pessoas irritadas, que se aborrecem com pequenas coisas, habituadas a uma vida cheia de confusão, atritos e desentendimentos, são as que se encontram, quase sempre, em situações de uma vida sem sorte, uma vida cheia de restrições sem fim.
É preciso olhar as pessoas, coisas e fatos com os olhos de Deus, treinando a alma para se viver sempre com Deus no coração. É preciso persistir no treino de olhar sempre para a luz, e não para as trevas. Acendendo-se a luz no coração, por certo, passamos a observar as pessoas ao redor com olhos de amor e bondade. Podemos viver em um mundo próspero e feliz mantendo na mente boas palavras e iluminados pensamentos.
A Misericórdia Divina nos acomodou numa escola de aprimoramento espiritual, com instrutores, matérias e lições escolhidas de acordo com as necessidades de evolução da alma. Por isso, é possível que tenhamos ao redor, nos ambientes onde vivemos, pessoas que nos parecem tão difíceis, briguentas, irritantes e impacientes. Somos praticamente obrigados ao convívio, na sociedade, com pessoas maldosas, até mesmo bandidos e criminosos evitados por todos.
Os Benfeitores Espirituais destacam que precisamos viver entre pessoas difíceis, até mesmo com bandidos e criminosos, aceitando-os como instrutores das imprescindíveis lições que devemos estudar, aprimorando a alma no intensivo treinamento de amar incondicionalmente todos ao redor.
Observando melhor o mundo que vivemos, com tantas maldades, atritos, agressões e desequilíbrios de todas as espécies, podemos imaginar a qualidade inferior da alma que ainda ostentamos. Deixamos ao esquecimento os Mandamentos da Lei de Deus, sem nenhuma preocupação maior com as necessidades de luz e amor de Deus no coração. Sempre estivemos ocupados com os proveitos imediatos da matéria perecível. Sempre deixamos as coisas espirituais de Deus para depois. Por isso, na necessidade de convivência regular com pessoas difíceis, bandidos, malfeitores e criminosos, somos levados a pensar o quanto ainda estamos distantes dos níveis desejáveis de aprimoramento nas qualidades de Deus.
Conforme os planos determinados pelos Benfeitores Espirituais, as lições fundamentadas nas pessoas difíceis, bandidos e criminosos, serão retiradas e substituídas pelas novas disciplinas de amor e luz, somente após completa transformação da alma com as elevadas qualidades de Deus. Vamos ganhar um mundo melhor somente após completa transformação da alma com Deus no coração. Vamos conquistar um mundo realmente melhor, o verdadeiro paraíso de Deus.
O Senhor Jesus nos transmitiu correta instrução de como viver em paz e harmonia, atraindo todas as coisas boas e proveitosas da vida. Nas palavras de Mateus, 22: 37 e 39, encontramos a mais importante disciplina do Mandamento da Lei de Deus: “amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento”, e “amar o teu próximo como a ti mesmo”. São as lições que precisamos estudar, na decisão de “buscar a Deus agora mesmo”, não deixando para depois, pois, estando com Deus, contamos com a luz do amor e sabedoria em todos os momentos da vida.
O Mundo Superior nos recomenda seguirmos diligentemente no aprimoramento da alma, em especial com as qualidades de Deus, trabalhando intensivamente em prol do bem dos semelhantes. Colaborando o quanto possível com o Senhor Jesus, colocando em prática o sublime ensinamento do Evangelho, trabalhando e servindo, para manifestar o amor de Deus para todas as pessoas difíceis, malfeitores e até mesmo os bandidos e criminosos.
Na promessa do Divino Mestre Jesus, de nos oferecer uma futura vida brilhante e cheia de amor e luz, devemos antes promover a transformação da própria alma, buscando em primeiro lugar o “reino de Deus e a sua Justiça”.
A tão almejada felicidade se encontra dentro de cada um. A manifestação da felicidade depende fundamentalmente do intensivo treino de aperfeiçoamento da alma, colocando em prática os preceitos do amor e luz do Senhor Jesus.
Consta nas palavras do senhor Jesus “aquele que perseverar até o fim, será salvo” (Mateus, 24: 13), são instruções de que devemos persistir na prática dos preceitos de amor e bondade, em prol do bem das pessoas ao redor. Diante das questões difíceis, rogar aos céus “amor e sabedoria” na solução harmoniosa, perdoando as imperfeições e erros das pessoas, orando para que as boas qualidades no interior delas se manifestem plenamente.
Muitos procuram as Casas de Deus nos momentos de aflições e dificuldades, onde esperam encontrar palavras consoladoras, orações e orientações de como melhor se conduzir na vida. Entretanto, tão logo começam a esperada melhoria, quando os efeitos das orações e estudos disciplinares do Evangelho começam a apresentar os primeiros resultados, a impressionante maioria opta pelos proveitos materiais, deixando Deus para depois. No ensinamento de Jesus “os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Lucas, 5: 31) a maior parte dos que deixam Deus para depois realmente não tem consciência da vida espiritual, imaginam que a roupagem de carne seja o “eu verdadeiro”, ou seja, que o corpo seja a vida imperecível de Deus. Apesar disso, o Senhor Jesus nunca desistiu de amparar o homem, mesmo o mais rebelde e descrente das coisas de Deus, conforme a sublime declaração “estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus, 28: 20).
Estando com Deus, procurando aplicar o preceito de amor e luz do Evangelho do reino, naturalmente o viver se torna mais harmonioso e cheio de paz. No intensivo treino de proferir boas palavras, disciplina nas atitudes e pensamentos voltados ao bem, a edificação da alma nos moldes fundamentados na luz e amor de Deus, é possível de afirmar que a evolução da vida se direciona de acordo com a vontade de Deus.
Na eterna evolução do “espírito imortal”, imprescindível que a alma seja constantemente aperfeiçoada nos intensivos trabalhos devotados ao bem e felicidade de todos ao redor.
“Solução harmoniosa de um inventário”
Diante de um inventário de difícil solução, é possível que o verdadeiro proprietário, habitante do “Mundo Espiritual”, não esteja de acordo com as propostas dos herdeiros. Com muita facilidade, o Espírito do proprietário procura obstruir, dificultar e impedir o satisfatório andamento do inventário, vertendo sentimentos de ódio e maldição aos supostos usurpadores, provocando verdadeiras guerras, insultos, agressões e brigas entre os componentes legais interessados na partilha dos bens. Passam-se os tempos sem conclusão satisfatória do inventário.
É imperioso que haja uma solução harmoniosa para todos, sem prejuízos e sem beneficiários exclusivos.
Dirigindo-se ao verdadeiro proprietário, ou proprietários, faça a seguinte oração:
“Ó Sagrado Espírito de (nome completo), nós os herdeiros legais, estamos procurando solução harmoniosa do inventário dos bens, direitos e propriedades, através dos imperiosos processos do mundo da matéria.
Reconhecemos que nada fizemos e nem em nada contribuímos na formação do patrimônio, que ora buscamos regularizar através do inventário.
Declaramos que por razões imperiosas do mundo da matéria, os bens e direitos de sua propriedade precisam ser regularizados, porquanto, o simples descaso e abandono podem ocasionar irreparáveis perdas, correndo-se o risco de posse por estranhos, como ainda cair nas mãos do Estado.
No Mundo Espiritual onde se encontra, por certo, imaginamos não haver nenhum proveito ou usufruto dos bens materiais. Por isso, pedimos com todo respeito e amor que libere e ajude no satisfatório andamento do inventário. Somos imensamente gratos, oramos pela sua elevada evolução no Mundo Espiritual, rogando a Deus que o ampare em todos os momentos de sua vida espiritual. Assim seja”.
Realizar a oração todos os dias, uma vez ao dia.
A Prece do Pai Nosso, 5 vezes, todos os dias, para a Sagrada Alma de… (até a definitiva aprovação do Inventário).