Observamos um surpreendente progresso em todos os sentidos, permitindo um viver com elevada qualidade de vida. Em todos os momentos da história, jamais a Humanidade viveu um avanço tão significativo, superando a cada dia as conquistas anteriores.
Embora os conceitos de avanços sejam vertiginosos, destacando inovadores movimentos em todos os aspectos da vida humana, inimagináveis sombras destrutivas são alimentadas diariamente por grande número de pessoas.
Conceituado modelo de diversão, os jogos eletrônicos, por exemplo, demandam concentrada atenção, constituindo intensivo treino na arte de destruição simbólica dos semelhantes. Muitas famílias se defrontam com os comportamentos desagradáveis de membros que permanecem longas horas diante dos jogos eletrônicos. No desejo de vencer a todo custo o oponente, os jogadores não se permitem nenhum desvio na atenção concentrada no objetivo do jogo. Ao término da partida, em vista da intensiva concentração nos jogos, os membros registram sentimentos agressivos, irritadiços, enquanto muitos permanecem com as almas vinculadas aos conflitos vivenciados nos jogos.
Entretanto, a sociedade de maneira geral parece não se importar com as tendências maléficas e prejudiciais proporcionadas intensivamente pelos jogos. De forma consciente, deveriam ser tomadas imediatas providências, porquanto, acentuam-se a cada dia os riscos e ameaças à sobrevivência das pessoas, porquanto, os jogos potencializam mentes direcionadas à destruição e morte dos oponentes.
Os ambientes, de maneira geral, estão se sustentando precariamente, com atmosferas prejudicadas com poluições dos mais diferentes elementos. A Natureza procura atuar de acordo com as regras adotadas pelas pessoas, sobretudo, proporcionando condições climáticas significativamente alteradas, com chuvas excessivas em algumas regiões, secas escaldantes e temperaturas muito elevadas, ou muito baixas, causando visíveis danos em todos os sentidos.
Os significativos avanços materiais proporcionaram um viver dos mais confortáveis, entretanto, as coisas espirituais de Deus ficaram muito aquém, enfraquecendo as qualidades essenciais da alma, nas necessidades de amor, sabedoria e verdade de Deus. Os interesses individuais se destacam, os egoístas e orgulhosos reforçam as atividades dos espertos, contrariando o ensinamento do Senhor Jesus, sobretudo “amai-vos uns aos outros”.
Todos esses problemas poderiam ser drasticamente reduzidos e neutralizados, levando-se em conta intensiva compreensão e aplicação dos preceitos do Evangelho, possibilitando, assim, a salvação de todos os membros da Humanidade, tanto da atualidade, como do futuro.
Nos últimos anos, muitas correntes religiosas passaram a ocupar espaços bastante significativos nas sociedades. Empregando recursos dos mais sofisticados de divulgação, o crescente número de participantes parece remover os entraves da evolução espiritual. Contudo, o incontável contingente de adeptos e seguidores, embora assinalando importantes conceitos de amor, sabedoria e verdades de Deus, a esperada melhoria nos conceitos de moralidade encontra-se decadente em visível contrariedade à Lei de Deus.
Então, perguntamos: Com tantas igrejas e correntes religiosas, as pessoas e a Humanidade estão melhorando? Pode se observar visível melhoria nas pessoas e nas comunidades ao redor?
A existência que vivemos é temporária, devendo ser empregada com sabedoria e amor, porquanto, esperamos retornar ao Mundo Espiritual com profundas melhorias conquistadas.
Em vista dos interesses imediatos da matéria perecível, encontramos frequentemente situações e pessoas que causam contrariedades, tristezas e desânimos. Contudo, pelas palavras do Senhor Jesus, “não resistais ao mal”, entendendo que o aparente mal corresponde a uma fase de desintegração, e que as qualidades boas de Deus tendem a se manifestar brevemente. O bem é força que possibilita enfraquecer os ímpetos agressivos e destrutivos das pessoas.
Não devemos colaborar na divulgação dos acontecimentos e fatos negativos que ocorrem diariamente na sociedade e no mundo. Considerando a força criadora das palavras, devemos dar maior importância às notícias boas e positivas, que possam contribuir na iluminação da vida das pessoas.
Nas tentativas de combater o mal com o mal, em todas as épocas, no histórico da Humanidade constam acentuados registros das coisas que contrariaram o bem. Importantes correntes religiosas se utilizaram do nome de Deus para atrocidades contra as pessoas. Durante vários séculos, pessoas contrárias aos interesses de autoridades religiosas foram exterminadas, torturadas em pavorosos instrumentos, na execução de maldades inimagináveis.
Os indiferentes com os ensinamentos do Evangelho do reino, nas maldades cometidas, estavam produzindo oportunidades de um novo recomeço, na reparação de todas as imperfeições e erros de suas almas. Conforme ensinamento do Senhor Jesus, os que se mantiveram no caminho do mal vão ser convocados em próximas existências nos reparos das injustiças e atrocidades cometidas.
Todos estarão em conformidade com as citações do Evangelho, “a cada um conforme as obras – Mateus, 16: 27”, “quem lança mão da espada, pela espada perecerá – Mateus, 26: 52.”
Devemos colocar em prática os exemplos do Senhor Jesus “não resistais ao mal – Mateus, 5: 39”, sempre que encontrarmos situações de aparente mal, maldade ou desagradáveis atitudes, acreditando que Deus toma conta de tudo, e esperar que a justiça Divina prevaleça em todos os momentos.
Somente o bem e o que vem de Deus serão forças na implantação de melhores perspectivas na vida de todas as pessoas.
A denominada “não resistência” destaca a necessidade de ativa atuação no bem, com a alma fortalecida na sabedoria e amor de Deus, em obras destinadas à felicidade das pessoas, e nunca em direção ao confronto com o mal.
No sublime ensinamento do Evangelho, o Senhor Jesus não enfatizou nenhum combate entre religiosos, inclusive demonstrou expressiva capacidade de harmonia frente aos constantes ataques dos fariseus e doutores da lei. Entretanto, em nome do
Senhor, muitas vidas foram perdidas em vão, nas muitas batalhas motivadas por diferenças religiosas.
O Senhor Jesus destacou o dever de priorizar o bem em todas as circunstâncias, porquanto, as boas qualidades de Deus constituem elementos imprescindíveis para a iluminação da alma. Além disso, as virtudes conquistadas pelo bem permanecem inapagáveis como tesouros eternos acumulados no Céu, “onde nem a traça e nem a ferrugem destroem” – Mateus, 6:19.
“Oração para libertação de vícios”
(bebidas, jogos, drogas, libertinagens)
O desejo de libertação de um vício representa um grande avanço da alma, na decisão de encontrar uma vida melhor. O despertar da consciência de viver longe do vício recebe amparo do Espírito Protetor, do Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais. Com bastante fé, concentre-se na oração, repetidas vezes, acreditando na força das palavras de amor e luz das Verdades de Deus.
“Senhor,
No mundo perfeito criado por Deus não existem drogas e nem drogados. Sou perfeitamente orientado, abençoado e protegido por Deus. Vivo uma vida plena, harmoniosa e feliz. Na consciência de um bom viver, declaro minha disposição de avançar, crescer e progredir em todos os sentidos. Rogo ao Senhor força, determinação e coragem, na persistência de me tornar pessoa melhor a cada dia, despertando a capacidade divina de minha alma. Quero espalhar ao redor alegria, harmonia e paz, comprovando definitiva libertação do prejudicial vicio. Agradeço a Deus o atendimento do meu profundo desejo. Assim seja.”6, 52)