Rate this post

As desavenças mais comuns costumam acontecer quando um tenta corrigir o outro, em especial, apontando erros e defeitos. As pessoas de maneira geral não aceitam com tranquilidade os apontamentos de quaisquer que sejam as imperfeições que carregam.

No Evangelho do Senhor Jesus consta “não julgueis para não ser julgado” – Mateus, 7: 1 – 5., porque na mesma medida terá que passar pelo julgamento dos erros e imperfeições apontados.

Devemos compreender que atraímos situações, fatos e pessoas de acordo com a própria mente. Todos os ambientes em que vivemos são adequados à nossa vida, de acordo com a necessidade de aprimoramento da alma. Deus sabe do que precisamos e nos colocou no local mais que suficiente ao suprimento de todos os instrumentos, com possibilidades ilimitadas de aperfeiçoamento das qualidades de Deus. Podemos afirmar que o homem se encontra situado em ambientes que lhe permitem passar por incontáveis experiências, atraindo complicados e difíceis lições, que requerem inteligência, paciência, determinação e boa vontade.

A alma se eleva e se aperfeiçoa passando por situações, que, ade acordo com o nosso ponto de vista, parecem desnecessárias e inúteis. Contudo, sem dúvida, para determinada alma, as referidas experiências podem ser imprescindíveis, na formação de sólidas bases de aperfeiçoamento. Por isso, o Senhor Jesus e Benfeitores Espirituais acompanham as atitudes maldosas provocadas por pessoas que parecem estar agindo sem nenhum exame de consciência. Consumo desenfreado de bebidas, vícios e drogas que prejudicam a sociedade, crimes e danos às pessoas, e outras situações que com dificuldade procuramos compreender.

Todas as ações, atitudes, palavras e pensamentos podem ser traduzidos como forças que possibilitam concretas realizações e fatos, em algum tempo no futuro. Enquanto isso, permanecem armazenados na alma, aguardando o momento oportuno conforme oportunidades encontradas.

A tentativa de corrigir atitudes de outra pessoa, em obediência ao critério de nosso entendimento, em geral, acaba provocando grandes contrariedades, muitos conflitos e brigas, favorecendo a formação de carmas e pendências, que necessariamente precisarão ser renovados e corrigidos em algum momento da vida. Por isso, no Evangelho do Senhor Jesus consta que o conhecimento da “verdade” possibilita uma existência mais harmoniosa e feliz. Assim, permitindo que todos possam viver livremente, agindo de acordo com as próprias determinações, esperando que com o despertar da consciência de suas almas, revelem tendências nas práticas de atos de bondade e amor aos semelhantes, e compreendam a perda de tempo nas práticas de ações inúteis e prejudiciais.

Na verdade, deixar que as pessoas sigam o livre-arbítrio de acordo com suas atitudes e ações, não significa que estejamos demonstrando indiferenças para com as coisas erradas. Dependendo de ações que possam nos prejudicar, causar danos e possíveis ferimentos, naturalmente, drásticas ações devem ser praticadas, com a finalidade de desviar ou amenizar as intenções prejudiciais. Ao mesmo tempo, sempre dirigindo olhos aos céus, rogar ao Senhor Jesus instruções de como agir da melhor forma, esperando que o andamento dos conflitos e aflições sejam conduzidas em direção à paz, entendimento e mútuas compreensões.

Diante de atritos e contendas, que iniciam de ações e atitudes aparentemente sem importância, por vezes tomando proporções surpreendentes, são circunstâncias que requerem muita calma e paciência, notadamente mantendo a boca fechada, evitando que forças estranhas possam fomentar ainda mais as discórdias. Rogar aos céus que derramem iluminadas vibrações de amor e luz, envolvendo a alma e o coração de todos. Assim, permitindo que a outra pessoa siga livremente suas determinações, entendendo que quaisquer interferências no livre-arbítrio de quem quer que seja pode ensejar fatos que seguramente precisaremos renovar e transformar com atitudes devotadas ao bem.

De acordo com o ensinamento da verdade do Senhor Jesus, todas as pessoas detêm a perfeição de Deus em suas almas. Assim, os aspectos de bondade, compreensão do amor e sabedoria fazem parte das qualidades e virtudes de cada ser humano. Mesmo que no momento, as virtudes e qualidades divinas não estejam sendo reveladas, isso não quer dizer que não possuem, sendo possível o despertar em alguma época. Enquanto isso, o esperado avanço na evolução da alma permanece estagnado, aguardando momento oportuno para o despertar da consciência para as coisas espirituais de Deus.

Na verdade, podemos colaborar ao despertar espiritual da alma concentrando nossa mente, visualizando e contemplando a perfeição de Deus no interior da pessoa visada. Pela lei de manifestação dos pensamentos e palavras, tudo que for contemplado tende a se manifestar concretamente no corpo e no ambiente. Assim, não precisamos tentar corrigir erros e imperfeições de outros, porquanto, nas atitudes de contemplar e visualizar a perfeição de Deus no interior de quaisquer pessoas, a perfeição tende a se manifestar, restaurando ou estabelecendo a posição de ordem e harmonia.

Para vivermos com alegria, mantendo a alma em perfeita ordem e harmonia, podemos contar com o Evangelho do Senhor Jesus, imprescindível guia na orientação do caminho que devemos seguir.

PARA A PAZ E HARMONIA NO LAR

Senhor

“Fazei fluir o vosso infinito amor. Fazei-me compreender todas as pessoas ao meu redor. Necessito cultivar a paciência e bondade, relevando situações ofensivas, aceitando todos conforme se apresentam. Sei que vivemos num mundo perfeito, repleto de amor, sabedoria e vida de Deus. Sinto-me controlado pela irritação, impaciência, não conseguindo tolerar a mínima contrariedade. Aprendi que estamos na escola da vida para aprimoramento da alma. Ensinai-me a escolher boas palavras, cheias de amor e bondade. Deus-Pai colocou-me numa sala de aula bastante difícil. Preenchei meu coração com a luz do amor de Deus. Orientai-me diante das exigentes e arrogantes palavras, mostrando-me o caminho da paz e harmonia. Que eu seja capaz de amenizar situações agressivas. Que eu saiba receber docilmente todas as coisas, fatos e pessoas. Que eu consiga seguir a vossa paz em todos os momentos da vida. Assim, seja.”