O despertar da consciência para as coisas espirituais de Deus constitui fator prioritário na existência terrena. Devemos reconhecer que vivemos num mundo perfeito criado por Deus. De acordo com o ensinamento do Senhor Jesus, “o reino de Deus está dentro de vós – Lucas, 17:21”, palavras que confirmam que temos, em nossa essência, a Presença divina.
Considerando que temos em nosso interior a Presença divina, e que vivemos num mundo perfeito criado por Deus, onde todas as coisas já estão prontas e disponíveis para todos, não podemos esquecer de manifestar profunda gratidão pelas infinitas bênçãos ao redor.
De acordo com o desenvolvimento da inteligência, vamos avançando na conquista dos conhecimentos, ampliando descobertas produtivas e úteis, colaborando no bem-estar e conforto, na melhoria da qualidade de vida de toda a humanidade.
Podemos observar que algumas descobertas têm sido empregadas na indústria de materiais bélicos, ampliando o poder de destruição de muitas vidas humanas. A exemplo disso, temos a energia nuclear, o avião, o computador, a pólvora, e muitos outros, instrumentos e elementos que foram maciçamente empregados nos conflitos bélicos. Inclusive, podemos afirmar que continuam sendo intensivamente aperfeiçoados, e prontos ao uso nos possíveis confrontos. Porém, o Mundo Espiritual disponibiliza os conhecimentos do Espaço pensando no bem de todos.
Em vista do mau uso dos avanços conquistados nas diversas áreas do conhecimento, a esperada evolução espiritual dos homens ficou muito a desejar, porquanto, deixando para segundo plano as coisas espirituais de Deus. Assim, devido ao grande atraso espiritual dos homens, ainda observamos constantes perigos à vida humana, nas ameaças de guerras, conflitos e agressões. Uma grande parte de tudo isso provocada pela incessante busca dos proveitos imediatos da matéria, qual seja, da posição materialista adotada por todos.
Contudo, embora as decisões humanas tenham priorizado os desejos materiais, relegando as questões espirituais, o mundo em que vivemos não foi abandonado pelas forças superiores. O Senhor Jesus continua dirigindo olhar para toda a Humanidade. Apesar das escolhas erradas, o Senhor Jesus espera corrigir as distorções, mesmo à custa de severos sofrimentos, fazendo reverter as sombrias tendências consideradas irreversíveis.
Estamos em pleno século 21, onde imaginamos nos situar na vida como seres bastante evoluídos. Sem dúvida, inegável o surpreendente nível alcançado nas conquistas materiais, confirmando a inteligência e capacidade registradas nos caminhos percorridos. Porém, o esquecimento das qualidades de Deus demonstra ser muito fatal para a existência humana, pois os impulsos destrutíveis de muitas almas necessitam urgentemente do ensinamento do Senhor Jesus, conceitos do “amai-vos uns aos outros”.
É preciso transformar a alma para os elevados conceitos do Evangelho do Senhor. O ser humano requer imediata transformação, em especial na existência de Deus no interior de todos os seres.
A gritante falta de respeito à vida humana é o fundamento de todas as dificuldades que aparecem em toda parte. Crianças, de maneira geral, habituadas desde logo ao atendimento de seus caprichos, não encontram nos sistemas educacionais, em especial de seus pais, nem nas escolas, nenhum modelo de orientação baseado no “amai-vos uns aos outros”. É possível que a sociedade ainda vá sofrer drásticas consequências, porquanto, as crianças vão constituir importantes membros da futura sociedade.
Temos no sublime ensinamento do Evangelho o respaldo que nos possibilita aperfeiçoar as qualidades de Deus na alma, em especial, pela manifestação da sabedoria e amor na condução de todas as coisas. O despertar da consciência para Deus é a certeza de que tudo dá certo na vida, a força na solução de todos os problemas, bem como o sustentáculo da saúde, harmonia e prosperidade. Portanto, em qualquer momento, diante de qualquer problema, a primeira coisa a fazer é dirigir olhos aos céus, e rogar que a infinita sabedoria e amor de Deus nos envolva com todas as bênçãos que necessitamos.
Em todos os cantos da Terra, os povos sempre contaram com o uso proveitoso dos conhecimentos desenvolvidos em todas as áreas da vida humana, devotando ações e atitudes sempre voltados ao bem de todos. Contudo, embora os benefícios dos avanços sejam inegáveis, a evolução da alma ficou muito a desejar, permanecendo praticamente estacionada nos níveis inferiores, devido, principalmente ao descaso pelas coisas de Deus.
O gradativo avanço na busca de maiores proveitos materiais, em detrimento da parte espiritual, explica o atual aumento de pessoas indiferentes com a vida espiritual. Entretanto, na inevitável perspectiva de encontro com a morte, no momento de abandonar o corpo de carne, todos os proveitos usufruídos e os bens materiais angariados serão insuficientes na condução da alma nos caminhos futuros da vida no Mundo Espiritual. Certamente, diante da vida eterna do espírito imortal, os ignorantes terão que apreciar, amargamente, a nova posição que vão encontrar a partir do momento da desencarnação da morte de seus corpos carnais.
A cada momento, as famílias prosseguem perdendo contato com o Evangelho do Senhor Jesus, e a negligência dos pais transmitida aos filhos, ampliam as tendências de escuridão nas sociedades atuais.
O Senhor Jesus esclarecendo seus discípulos procurou alertar que evitassem os intelectuais ambiciosos, escritores excêntricos e outros devotados ao envenenamento das almas com os tóxicos de suas palavras.
Os ideais nobres, preenchendo as almas com informações repletas de esperança, solidificando o desejo de contribuição ao bem de todos, sem dúvida, seriam os pontos fundamentais para todos os escritores, cientistas, filósofos e benfeitores da Humanidade. Ao contrário, os meios de comunicação parecem concentrar esforços na divulgação das tragédias, fomento de violências, guerras e agressões, reforçados pelos jogos eletrônicos, vídeos, cinemas e Tvs, e outros sistemas modernos, abrangendo quase todos os segmentos da vida humana. Uma observação superficial parece demonstrar que as sociedades caminham para a destruição, pois, embora Deus esteja presente na vida de todas as pessoas, estando ainda em todos os lugares, todos imaginam suas existências à revelia das forças espirituais que abrangem tudo e todos.
Em todos os tempos, visando a esclarecer a Humanidade, em especial, com as coisas espirituais de Deus, o Senhor Jesus procurou enviar os Mensageiros da Boa Nova para a pregação das Verdades de Deus.
No histórico da Humanidade observamos que o pensamento voltado para Deus sempre foi divulgado pelos abnegados pensadores, filósofos e pregadores religiosos.
Alguns pregadores religiosos:
Moisés – Judéia – 1.300 antes de Cristo.
Príncipe Sidarta – Sakyamuni – Índia – 624 antes de Cristo.
Platão – Atenas – 428 antes de Cristo.
Confúcio – China – 562 antes de Cristo.
Jesus de Nazaré – Belém na Judeia.
Santo Agostinho, Argélia – 430 d.C.
Francisco de Assis – Itália – ano de 1182.
Allan Kardec – Hippolyte Léon Denizard Rivail – França – ano de 1804.
Francisco Cândido Xavier – Minas Gerais – 1910/2002.
Deus, infinitamente bom e amoroso, sabe esperar pelo olhar do homem, aguardando que em algum momento ele perceba as luminosas Verdades de Deus em seu caminho.
Os resultados dos pensadores, filósofos e religiosos tiveram obras multiplicadas em incontáveis ramificações, abrangendo toda a Humanidade. Portanto, não há como justificar ignorância das coisas de Deus, pois que sempre estiveram ao alcance de todos.
Quando nada dá certo na sua vida
“Senhor, meu Deus!
Rogo vossa infinita luz, necessito da vossa imediata ajuda. Fazei fluir ideias proveitosas de como solucionar os problemas, as aflições, as angústias e os tormentos de minha alma. Concedei-me vossa luz, indicai-me o bom caminho, porque não sei para que lado seguir. Sei que a luminosa sabedoria de vossa luz vai me conduzir a um bom emprego. Deus sabe da falta de dinheiro que estou passando. Estou disposto a trabalhar, mostre-me onde posso servir, ou pessoas que possam me ajudar. Soube que o Senhor Deus está em toda parte. Antes, nunca tinha pensado em Deus. Durante muito tempo imaginei Deus como desculpa dos fracos. Porém, num beco sem saída, sem saber para onde ir, estou agora, diante do Senhor, rogando, dai-me uma luz, indicai-me o que devo fazer. Cansado de contar com a ajuda de conhecidos e amigos, quase sempre rejeitado como fracassado e inútil, com o coração desesperado, lembrei-me do Senhor. Arrependido diante de vós, derramai vossa bênção, necessito do vosso amor e luz. Somente o Senhor é a minha salvação, e sei que vai me ajudar. O Senhor sabe do meu coração. Minha profunda gratidão por todas as coisas do céu e da Terra. Obrigado pela imediata ajuda de que necessito. Assim seja.”