Rate this post

Encontramos muitos obstáculos, aflições, dificuldades e problemas, constituindo pontos que devemos superar e vencer. Que devemos fazer frente às pessoas complicadas, que causam frequentes atritos, brigas e desavenças? Por certo, em condições normais, permanência distante seria alternativa mais aceitável. Entretanto, quase sempre, fugir dos locais e pessoas difíceis parece uma decisão do momento, contudo, precisamos melhor compreender a verdadeira finalidade da existência que estamos passando.

Deus sabe de tudo o que precisamos e necessitamos. Foi nos dada a oportunidade de estarmos encarnados e vivendo a presente vida, não com o propósito de usufruto das comodidades e confortos, dos proveitos materiais ao redor. Deus, Criador do Universo, nos colocou em ambiente adequado, em local e pessoas escolhidas, objetivando elevado aperfeiçoamento da alma. Assim, de acordo com o estágio de evolução em que nos encontramos, temos ao redor pessoas conforme a necessidade de aperfeiçoamento.

Se tivermos deficiência de humildade, demonstrando ímpetos de arrogância, orgulho e egoísmo, naturalmente o ambiente vai se encarregar das severas instruções. Pessoas difíceis vão se defrontar perante contínuos atritos, conflitos, prejuízos, dificuldades, atraindo exatamente pessoas opostas, que provocam acirradas contrariedades, com a finalidade de fazer compreender a inutilidade dos sintomas de arrogância e orgulho. Por vezes, os egoístas e orgulhosos, arrogantes irredutíveis, podem encontrar contínuas oposições, prejuízos inesperados, como ainda passarem por situações de necessidade, cuidando de filhos deficientes, problemáticos, que os colocam em constrangimentos, aflições e até mesmo desesperos infindáveis.

Estamos diante de inesquecíveis lições oferecidas na escola de aprimoramento espiritual, disciplinas imprescindíveis elaboradas pela Providência divina para a mais perfeita educação e aperfeiçoamento da alma. Encontramos no ambiente tudo de que necessitamos, todas as matérias que nos possibilitam impulsionar conhecimentos, adestrar a capacidade, a inteligência, no propósito de tornarmo-nos espíritos mais aperfeiçoados no caminho do bem.

Quaisquer matérias que deixarmos de assimilar, mesmo as mais inexpressivas, correspondem entraves ao avanço previsto nos apontamentos da vida. É possível que fiquemos estacionados no Mundo espiritual, por causa de alguma disciplina que tenhamos negligenciado, na escola da vida, na existência na terra. Por certo, orientados pelos sábios orientadores da nossa evolução, vamos receber especial permissão de retornar à vida na matéria, para complementar as matérias anteriormente deixadas de lado, ou esquecidas, que, rigorosamente precisam ser superadas.

Nas palavras do Evangelho de Mateus, 5:46, “sede vós perfeitos como é perfeito o vosso pai que está nos céus”, encontramos a orientação que devemos seguir, tendo como finalidade chegarmos ao ponto da perfeição enfatizada pelo Mestre Jesus. Por isso, devemos aproveitar as oportunidades que encontramos nos ambientes, aceitando as matérias, as lições, procurando forças nas orações e preces, como ainda contando com o amparo dos Benfeitores Espirituais, de quem necessitamos de muito amparo, proteção e bênçãos.

Desde o princípio, Deus-Pai nos providenciou um mundo perfeito, dotado de todas as bençãos, dádivas e benefícios, muito além do que necessitamos. Além disso, fez constar a própria “vida de Deus” em nosso interior, abençoando-nos com virtudes e graças divinas, no propósito de uma vida confortável, próspera e feliz. Contudo, ao mesmo tempo, deu-nos a liberdade de escolha segundo livre arbítrio, poder soberano que seguimos de acordo com pensamentos, palavras e atitudes. Por isso, mesmo possuindo todas as infinitas possibilidades de Deus no interior, mal conseguimos prosseguir no caminho da evolução, encontrando tropeços e obstáculos que parecem infindáveis.

Todos os acontecimentos, fatos, coisas e pessoas ao redor seguem de acordo com as palavras, pensamentos e atitudes mantidos na mente. Por certo, podemos afirmar que o destino de cada um é criado livremente, seguindo a direção de acordo com as determinações imprimidas na mente.

O Mestre Jesus ofereceu o sublime ensinamento da “verdade que liberta”, declarando que, nas palavras luminosas do Evangelho, à disposição de todos, constam a indicação do caminho preenchido da luz da sabedoria e amor de Deus. Na correta obediência aos preceitos do Evangelho de Jesus, encontramos a sabedoria e amor adequados à condução das palavras, atitudes e pensamentos, não produzindo contínuas causas dos obstáculos, dificuldades, dores, sofrimentos e aflições sem fim.

A mente repleta de ilusões tende a concretizar na vida, no corpo e ambiente, fatos, circunstâncias e situações compatíveis com os conteúdos mentais, procurando, assim, acelerada purificação e iluminação da alma. Não há como seguir nos superiores caminhos da evolução com a mente preenchida de ilusões.

Os contínuos processos de reencarnações que somos agraciados pela bondade do Criador, possibilitam acelerar a purificação da alma, das dificuldades, dores e sofrimentos, das causas armazenadas na mente. Ao mesmo tempo, pelo conhecimento da verdade de que, ao redor refletem os pensamentos mantidos na mente, visualizar somente os aspectos positivos, enfatizando da melhor forma possível, boas palavras, atitudes e pensamentos de amor e bondade.

Procurando angariar elevadas virtudes, prestar serviços ao bem dos semelhantes, nas práticas da caridade e amor às pessoas ao redor, no propósito de transformar completamente a vida e o destino. Com isso, atraímos melhores oportunidades em todos os sentidos, pessoas boas e bondosas, acontecimentos positivos, e uma vida repleta de ordem e harmonia.

Observamos ao redor muitos sofrimentos, dores, infortúnios e dolorosas e aflitivas situações. Embora possam atribuir a fatores externos os problemas que os envolvem, na verdade, tudo representa criação da própria mente.

 Não há como atribuir causas aos fatores externos, como alimentos inadequados que afetam estômago e sistemas digestivos, agressões sofridas aleatoriamente diante de pessoas insanas, graves doenças de câncer explicadas por fatores hereditários. De forma inevitável, cada pessoa tende a colher os resultados das semeaduras, não importa o tempo decorrido, sempre vai se defrontar diante da cobrança das dívidas, que todos precisam ressarcir.

Na atualidade, exercendo a liberalidade dos costumes, homens e mulheres se aventuram nos excessos do prazer corporal, visando ao máximo os proveitos da matéria perecível, imaginando-se no direito de viver a vida, conforme permissão de Deus. Um homem, justificando o aproveitamento da vida, confortando-se com as muitas mulheres ao redor, usufruindo gratuitas facilidades, sem nenhuma restrição, encontra-se armazenando inenarrável tóxicos na alma, constituindo fortes elementos de irreparável câncer na próstata. No decorrer do tempo, ao se defrontar com os sintomas da irreversível doença, o processo de depuração do tóxico acumulado na alma será o elemento aniquilador do corpo carnal, antecipando em muito o retorno ao mundo espiritual.

Vamos exemplificar um casal que, no decorrer dos dias, habituados à falta de compreensão e respeito, expressam irrefletidamente palavras ásperas, insultuosas, ofensivas, no propósito de acolhimento de dolorosas chagas nas suas almas.  Importante verificar que todos os pensamentos, atitudes, palavras e ações, permanecem inapagáveis na alma, aguardando oportunas fases para a desejável purificação. Chegando a um insuportável nível, tendem à repentina purificação através de graves acidentes, infortúnios inesperados, doenças que mutilam organismos e corpos, sendo que, em muitos casos, acabam por antecipar o retorno ao Mundo espiritual.

Conforme ensinamento do Senhor Jesus, “eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim – João, 14: 6”, devemos, o quanto antes, empenho na correta prática dos sublimes preceitos do Evangelho. Seguindo a “verdade vos libertará”, sabendo que os resultados refletem as causas, por que não cuidar melhor das qualidades da alma?

O tempo despendido nos prazeres fortuitos da matéria perecível, sem dúvida, sendo melhor utilizado na assimilação das verdades de Deus, na conquista de elevadas virtudes morais, sem a necessidade de comprometimento da alma, longe dos infortúnios, não atraindo forças que possam afetar drasticamente o corpo e a vida.

Vivemos num mundo regido pela “Lei de atração de semelhantes”, portanto, devemos fazer o máximo para manifestar na mente pensamentos, atitudes e palavras, preenchidas pelas verdades de Deus. Realizando verdadeiras obras devotadas ao bem, notadamente, nos serviços de caridade e amor às pessoas ao redor, em especial, decidindo pela divulgação dos preceitos do Evangelho do Senhor Jesus. Assim, conduzimos muitos ao caminho de Deus, para que todos possam seguir às esferas dos Espíritos mais purificados.

“Para uma vida repleta de ordem e harmonia”

“Senhor,
Fazei fluir infinita sabedoria e amor de Deus, instruindo-me nos difíceis problemas da vida. Sei e compreendo que a colheita é sempre de acordo com a semeadura. Sinto demasiada carga que carrego, dos muitos erros, pecados e omissões pendentes na alma. Rogo vossa luz, dai-me força e coragem, na determinação de superar as dores, aflições e sofrimentos. Indicai-me o caminho a seguir. Necessito a vossa divina orientação, para que eu estar de acordo com a vontade de Deus.  Nos preceitos do Evangelho do reino encontro a força da salvação. Ensinai-me na prática do amor e caridade aos semelhantes. Fazei com que meus olhos despertem para a luz do amor de Deus. Estranhas forças procuram limitar o esperado progresso. Na esperança de avançar, elevo meu pensamento a Jesus, e recebendo a paz do Senhor, no abençoado caminho iluminado com a luz do amor de Deus. Assim seja.”