(Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo – Mateus, 24: 13.)

Devemos compreender que estamos matriculados na escola de aprimoramento espiritual. Na concessão recebida do Criador, na incumbência de realizar grandes avanços no caminho da eterna evolução, escolhemos as matérias que possibilitam aquisição de conhecimentos, experiências adequadas e úteis.

Nem sempre, as esperadas lições possam situar-se dentro dos planos traçados. Embora tenhamos elaborado minucioso plano, é possível que a Providência colabore no andamento oferecendo diferentes alternativas, dando-se a impressão de tudo se desenvolver ao contrário. Imaginando-se que nada dá certo, e revelando sentimentos de indignação, podem afastar as opções oferecidas de melhores resultados. Por isso, diante de eventuais contrariedades, nas dificuldades que aparentemente estejam impedindo os avanços, importante elevar os pensamentos a Jesus, indagando e refletindo, o que o Criador está oferecendo para mim? Sem ficar se remoendo diante dos eventuais obstáculos, que aparecem com certa constância, os prejuízos que despontam demonstrando o fracasso nos planos, por certo, podem causar sentimentos frustrantes, ocasionando reflexões, de que tudo está imperfeito e errado.

Enfrentando com disposição os desenganos da vida, deve-se prosseguir com confiança e coragem, imprimindo dentro de si a certeza de vencer, devendo, para tanto, empenhar todo o esforço, sem retroceder, mas avançar sempre.

Nas palavras do Senhor Jesus, anotadas por Mateus, “aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”, revelam instruções que devemos seguir, não se deixando cair no desespero, mas, mantendo elevada disposição de vencer e vencer.

De acordo com o histórico da trajetória de Thomas Edison, na invenção da lâmpada incandescente, passou por repetidas experiências, das quais, na inabalável certeza de, a cada aparente fracasso, avançar em direção ao esperado sucesso. Através de quase 1200 experiências, aparentemente fracassadas, em 1879, Thomas Edison, que foi impelido a trabalhar duramente desde antes da adolescência, conseguiu sucesso lançando a lâmpada incandescente acionada por energia elétrica.

Podemos observar a persistência de Thomas Edison que, em nenhum momento, se julgou fracassado. Estudando e pesquisando diferentes alternativas, com vistas ao esperado sucesso, nunca se deixou abalar, empenhando-se na ampliação dos conhecimentos, no desafio de encontrar os fatores do funcionamento da lâmpada incandescente.

Considerando o exemplo do Thomas Edison, filho de pai marceneiro e mãe professora, podemos imaginar as ações e pensamentos que devemos seguir, não esmorecendo e nem desanimando perante obstáculos e dificuldades. Tendo sido excluído da escola, que frequentou apenas três meses, obteve as instruções da sua mãe, completando o aprendizado escolar. Pelo histórico de sua vida, Thomas Edison, não frequentou escolas superiores, sendo, porém, considerado um dos grandes inventores da Humanidade. Como empresário, foi também bem-sucedido, tendo iniciado em 1890 a empresa Edison General Eletric, na produção de lâmpadas elétricas incandescentes. 

Podemos entender que as justificativas de muitos fracassos sejam suficientes para os próprios olhos, principalmente, para aqueles que procuram estagnar comprovando a incapacidade, aceitando as atitudes de fracassados. Contudo, o vencedor, que procura superar todas as dificuldades, jamais desistindo dos planos e objetivos, desenvolve esforços antevendo a vitória, avançando e se fortalecendo a cada etapa, assimilando todas as lições e conhecimentos das experiências conquistadas.

Na expansão do Evangelho do Senhor Jesus, incontáveis pessoas foram martirizadas, sacrificadas, torturadas e submetidas a contínuas perseguições, sendo que muitas sucumbiram nas mãos dos religiosos, sendo queimadas nas fogueiras. A história da Inquisição, movida pelos religiosos dominantes, constam os terríveis massacres dos defensores do Evangelho, nas fogueiras onde se queimavam os devotados seguidores de Jesus. Entretanto, embora diante de tamanha dificuldade, a expansão dos ensinamentos de Jesus prosseguiram, alcançando quase toda a Humanidade.

A difusão do Evangelho muito contou com o grandioso trabalho do Apóstolo Paulo, que passou por sucessivas humilhações, sofreu sacrifícios, açoites, zombarias e pedradas, perseverando no bem aos semelhantes. Entendemos que o Senhor Jesus, em nenhum momento, deixou de confiar no Apóstolo Paulo, derramando luminosas bênçãos aos edificantes trabalhos na expansão do Evangelho.

Cada ser humano deve-se conscientizar da infinita capacidade que se encontra oculta no profundo da sua alma.

Lembrando das palavras de Deus, “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança – Gênesis, 1: 26”, demonstrando a natureza divina do homem, sendo, portanto, detentor de qualidades de Deus, de sabedoria, amor, vida e capacidade infinitas do próprio Criador. Sendo possuidor de características divinas de Deus, é preciso fundamentar elevada convicção da infinita capacidade, de forças mais que suficientes na realização de todas as coisas.

Podemos afirmar que vivemos no Mundo perfeito criado por Deus. Inclusive, nas orações diárias, rogamos “venha a nós o vosso reino”, sendo, portanto, um mundo pleno de harmonia, onde tudo se encontra preparado e pronto, não havendo nenhuma coisa a ser acrescentada ou produzida. Tudo se encontra pronto, bastando a cada pessoa o esforço de fazer manifestar de acordo com o poder do pensamento, da imaginação e da palavra. Todas as coisas podem ser manifestadas, porquanto, o Universo segue em fiel obediência aos comandos das palavras e pensamentos. Por isso, considerando-se capaz, todas as coisas, fatos e atividades tendem a se desenvolver satisfatoriamente. Por outro lado, sentindo-se incapaz, permitindo-se dominar pelos desânimos e frustrações, o destino vai sendo construído de acordo com as palavras, sentimentos e pensamentos.

Idealizamos um mundo perfeito e feliz, cheio de harmonia e paz. Observando-se a situação atual da Humanidade, vemos um mundo imperfeito, com guerras, povos em conflito uns com outros, num panorama infindável de aflições para todas as pessoas.

É possível de se alcançar um mundo de paz, de harmonia, de muito progresso, na renovação da fé e esperança para todos? As respostas são evidentes, porquanto, a capacidade de tornar um mundo melhor se encontra nas palavras do Evangelho de Jesus, cabendo a imediata prática em todos os locais, como a única alternativa na implantação do mundo que desejamos.   

Pensemos na salvação de todas as pessoas, no incomum esforço de avançar na busca de um mundo melhor, pois contamos com o iluminado Evangelho de Jesus. Devemos persistir na divulgação das boas palavras, convidando e acolhendo mais e mais pessoas à Casa de Deus, para que todos possam assimilar o divino ensinamento do Senhor Jesus. É preciso manifestar a boa vontade de convidar mais e mais pessoas, não deixando para depois, nem contar com a espontânea disposição de que vão comparecer. Precisamos do ostensivo empenho de procurar todas as pessoas ao redor, para que tenham oportunidade de ouvir e assimilar os divinos ensinamentos do Evangelho do reino. Vamos começar agora mesmo.

“Para avançar com confiança e coragem.”

“Senhor,
Deus-Pai, Criador do Universo, rogo vossa infinita orientação de como solucionar e resolver a dificuldade em que me encontro. Sei e compreendo que possuo dentro de mim o Sagrado Espírito Santo, que me supre de infinita sabedoria e amor. Por isso, consigo comandar meu destino com pensamentos e palavras. Procuro me sustentar com bons pensamentos, para que todas as coisas ao redor transcorram em perfeita ordem e harmonia. O mundo em que vivo foi criado por Deus. Tudo que necessitamos já foram providenciados por Deus. De acordo com o despertar da consciência, as coisas necessárias podem se manifestar, porque Deus atende a todos os pedidos e desejos. Desenvolvo pensamentos que abençoam, rogando aos céus forças para estender o perdão a todos os erros, pecados e imperfeições de outros. Diante de situações difíceis, elevo pensamentos a Jesus, recebendo toda a paz para direcionar adequadas ações nos procedimentos corretos. Mantenho palavras otimistas, cheias de esperança e fé, acreditando que Deus toma conta de tudo, e derrama providências suficientes em todos os momentos. Na concretização de um ideal, persisto aguardando, porque, junto com Deus, nada existe que seja impossível. Tudo transcorre na perfeita ordem e harmonia, seguindo a vida sem temor, mantendo a coragem de seguir com confiança e fé. Ilumino o meu viver com palavras de amor e luz. Nos conceitos de amor do Senhor Jesus, encontro a paz necessária na renovação das boas palavras, tornando o ambiente cheio de harmonia, com pessoas harmoniosas e bondosas ao redor. Nos momentos difíceis, Deus está comigo, me orientando, abençoando e suprindo com dádivas e bênçãos infindáveis. Agradeço imensamente a Deus. Assim seja.”