Rate this post

Podemos considerar a presente existência na Terra para completar as provas que faltam para a ascensão ao mundo mais aperfeiçoado, que queremos viver. Estando no mundo de expiações e provas, escolhido conforme a necessidade de purificação das criações imperfeitas, realizadas nas várias existências na Terra.

Na Misericórdia do Senhor, temos que exercitar a humildade e resignação, nas provas que nos faltam, porquanto, contamos com o amparo dos Benfeitores Espirituais que nos instruem no caminho do bem. As atuais dificuldades, dores e sofrimentos, correspondem aos processos de purificação da alma, pois que representam as colheitas das semeaduras realizadas.

No Evangelho do Senhor Jesus encontramos luminosas instruções de como avançar dentro das dificuldades, dos caminhos escuros, buscando na luz do amor e sabedoria de Deus a direção certa que devemos seguir. Demonstrando confiança e fé na bondade e amor de Deus, desenvolvemos força na superação das provas, as quais não sabemos a extensão do curso programado, contudo, Deus nos oferece recursos suficientes para seguirmos com resolução e boa vontade.

Estamos num mundo de expiações e provas. Por certo, esperamos alcançar o próximo mundo de regeneração, devendo para tanto, registrar na alma as boas virtudes e merecimentos, sobretudo, nas boas obras em benefício dos semelhantes. Contribuindo ao bem, em especial, procurando atenuar as dores e dificuldades, aliviando o quanto possível eventuais provas das pessoas ao redor, contribuindo para que todos possam avançar nos caminhos da evolução.

Vivemos num mundo controlado por Deus. A Providência nos escolheu local adequado ao mais perfeito aperfeiçoamento da alma, colocando-nos junto aos favoráveis instrumentos que necessitamos, notadamente, colaborando para amenizar as pesadas provas que muitas pessoas carregam.

Nas palavras do Senhor Jesus, “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei – Mateus, 11: 28”, observamos instruções de como superar as difíceis provas, sendo, sem dúvida, a luz do amor de Deus, aliviando os pesos dos grandes esforços que fazemos para vencer todos os obstáculos e dificuldades. Tendo em mente que, juntamente, com todos os irmãos, reconhecer que estamos sujeitos às idênticas provas, umas mais penosas, outras mais leves, compreendendo, que, por vezes, fomos convocados ao auxílio do sofrimento dos mais culpados.

Tendo como base as lições do Senhor Jesus, no dever de estender mãos aos mais endividados, colaborando ao alívio, fornecendo palavras consoladoras, conselhos e até mesmo concessões materiais, com vistas a favorecer irmãos nas suas provas, fazendo com que sejam conduzidos na luz da Misericórdia do Criador. Ajudando-os a superar as provas, com esperança e fé em Deus, conquistamos virtudes e merecimentos que tanto necessitamos, no caminho da esperada evolução. Trabalhando para aliviar as dores e sofrimentos dos irmãos, também podemos estar aliviando as nossas provas, sabendo que Deus toma conta de tudo, e nos dá a oportunidade de aprimoramento da alma, nos concedendo muitas bênçãos nas atividades e ações que desenvolvemos.

As dores, dificuldades e sofrimento dos irmãos, que encontramos ao redor, sem dúvida, correspondem pesados encargos das provas que vivem, contudo, também, representam meios que Deus nos concede para o imediato empenho em ajudá-los. Assim, estando juntos num mesmo mundo de expiações e provas, não podemos negar que vivemos provas mútuas, não somente dos sofredores e culpados, mas, que somos todos envolvidos num mesmo programa de recuperação das almas endividadas.

Somos convocados ao desenvolvimento das qualidades de Deus, sobretudo, compreendendo que, no dever de aliviar as dores e sofrimentos dos irmãos, recebemos as bênçãos dos céus, porque Deus é amor, é misericórdia, é infinita bondade.

Em nenhum momento ficamos distantes do amparo do Senhor Jesus. Seguindo a doutrina do Espiritismo, compreendemos que, durante toda a existência, temos o dever de ampliar os atos de amor e bondade aos semelhantes. Somos convocados pelo Senhor Jesus, colaborando na redução e eliminação das dores, sofrimentos e dificuldades decorrentes das provas envolvendo os irmãos. Somente Deus sabe a extensão das provas, contudo, podemos fazer todo o esforço em colaborar na redução, e até mesmo eliminação das dolorosas consequências das provas.

Todos estamos num mundo de expiação e provas. No auxílio que empreendemos a favor dos irmãos, podemos estar certos de que também eliminamos, ou atenuamos as nossas próprias provas. Assim, compreendemos que as pessoas difíceis ao redor estão, na verdade, exercendo a tarefa correspondente às suas provas, simultaneamente, servindo como instrumento de purificação da nossa alma, na incumbência de conduzir-nos à compreensão do amor e bondade de Deus.

Nas instruções do Evangelho do Senhor Jesus, “pedi, e ser-vos-á dado – Mateus, 7: 7”, contamos com as possibilidades de suprimento de tudo que necessitamos. Na disposição de amparar e ajudar os irmãos, de maneira geral, deparamos situações de misérias, gritantes carências, escassos recursos na aquisição de remédios, dificuldades na obtenção de alimentos. São momentos que devemos acreditar na lei de Deus, “pedi, e ser-vos-á dado”, e infalivelmente as necessidades são atendidas, aliviando de imediato as dolorosas dificuldades do momento.

Em todos os lugares, encontramos pessoas desesperadas, sem esperanças na solução de seus problemas, consequências das provas que são submetidas. Enumerando as faltas, as deficiências e carências, somente contribuem na acentuação de mais dificuldades, tropeços e quedas. Para  atrair melhorias em todos os aspectos, voltando-se para Deus, certamente, ao se acender a luz na escuridão, imediatamente poderiam visualizar  a iluminação na desejável direção a seguir.

Deus é Lei que envolve todo o Universo, sendo o fundamento de todas as realizações, em especial, no atendimento das necessidades dos que se movimentam de acordo com a lei. Por isso, o Senhor Jesus nos ensinou que seguindo a lei, “pedi, e ser-vos-á dado”, todas as necessidades passam a ser atendidas.

Devemos, assim, colocar em prática o ensinamento do Senhor Jesus, pois, segundo as palavras do Evangelho, “e tudo que pedirdes em oração, crendo, recebereis – Mateus, 21: 22”, temos um poderoso instrumento de concretização de tudo que desejamos e necessitamos. Não precisamos permanecer no desespero, na falta de esperança, deixando-se arrastar nas dores, sofrimentos e dificuldades, pois, na disposição de seguir de acordo com a Lei de Deus, sem nenhuma dúvida, podemos contar com a ajuda e amparo dos céus.

Nas palavras do Senhor Jesus, anotadas por João, 14: 14, “se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”, são determinações que confirmam a concretização de todos os pedidos feitos em orações. Podemos, assim, desenvolver confiantes trabalhos em prol da felicidade de todos os irmãos, pois os recursos necessários podem ser atraídos de acordo com a Lei de Deus. No Evangelho do reino temos o sublime ensinamento do Senhor Jesus, constando os preceitos da Lei de Deus, na superação dos obstáculos, para a condução de todos os irmãos ao caminho da felicidade, saúde, alegria e prosperidade sem limites.

Como colaboradores do Senhor Jesus, vamos divulgar a todos os irmãos o estudo e prática dos preceitos do Evangelho de Jesus, porquanto, seguramente, o único instrumento disponível para o imediato alívio das dolorosas provas e expiações, sendo ainda a comprovação do inegável amor e bondade de Deus para toda a Humanidade.

“Para encontrar a luz no caminho a seguir”

“Senhor,
Neste momento, direciono minha mente para Deus, pois, perdido nas dificuldades e dores, só tenho encontrado escuridão e desespero. Sei e compreendo que Deus é o todo de tudo, e sabe do que necessito. Todos ao redor parecem ignorar minhas necessidades. Durante muito tempo caminhei imaginando-me poderoso e autossuficiente. Esquecidos da luz do amor e sabedoria de Deus, na presunção de tudo conseguir com a minha força, deparei contínuos obstáculos e restrições. Afirmando não acreditar na infinita bondade e amor de Deus, não sabia da errada escolha do escuro caminho. Na condição de materialista, tropeçando e caindo, colhendo pesadas dores e sofrimentos, em meio às lamentações, os sussurros da consciência, provenientes dos Benfeitores Espirituais, gritavam para o despertar da alma para Deus. Muitas indicações do verdadeiro caminho na solução dos problemas, despontavam com frequência. Felizmente, Deus, o Senhor Jesus e os Benfeitores Espirituais jamais desistiram de mim. Em toda parte, trabalhadores de Jesus me indicavam a luz do amor e sabedoria de Deus. Agora, meu Deus, meu Pai, sublime Jesus, rogo que me indique o caminho que devo seguir. Necessito abrir as portas, preciso acender a luz de Deus no coração. Rogo vossa sabedoria e amor, iluminai a minha alma, indicai o que devo fazer. Dedico profunda gratidão pelo vosso amor e luz. Na oração de Jesus, “perdoai as minhas dívidas”, acredito que Deus já me perdoou, e me ama com o seu infinito amor e bondade. Assim seja”