Rate this post

Na oração ensinada pelo Senhor Jesus, “perdoa-nos as nossas dívidas – Mateus, 6:12 – temos o mais sublime caminho da salvação da alma. Observando a evolução registrada ao longo dos tempos, a maioria dos habitantes da Terra veio armazenando na alma as mais variadas injustiças e culpas, em especial, pelos erros e imperfeições decorrentes da ignorância dos assuntos espirituais.

Em geral, distanciados de Deus, mesmo tendo na consciência conhecimentos superficiais de uma força maior, longe dos controles e racionalidades materiais, os intelectuais e inteligentes não conseguiram caracterizar materialmente a existência de Deus. Mesmo não admitindo Deus como força maior de nossa vida, o certo é que estamos na existência atual no caminho de aperfeiçoamento especialmente pela Graça de Deus.

Sem nenhuma dúvida, admitimos que o homem manifesta uma capacidade incomum, apresentando uma inteligência extremamente desenvolvida, confirmando a perfeição caracterizada pelas palavras “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança – Gênesis, 1: 26”. Sendo criado à imagem e semelhança do Criador, podemos afirmar que a verdadeira natureza do homem é divina, dotada de qualidades e atributos do próprio Pai.

A necessidade de esclarecimento da questão “possuindo o homem qualidades divinas”, como se pode explicar as maldades, as imperfeições, a crueldade, registradas no histórico da evolução nos muitos séculos que passaram? Na análise dos acontecimentos atuais, podemos constatar que as situações que ocorreram no passado praticamente continuam nos mesmos padrões. Não seria exagero afirmar que os níveis de conhecimentos superaram largamente as melhores expectativas, entretanto, no mesmo ritmo, as crueldades, as violências, os crimes, governos corruptos, desonestidades e espertalhões também conquistaram significativos avanços, exigindo consideráveis esforços de convivência de todos na sociedade.

Podemos afirmar que as palavras, atitudes, pensamentos, sentimentos, bem como todas as ações desenvolvidas pelo homem permanecem eternamente nos registros de sua alma, sendo, portanto, inapagáveis, constituindo parte inseparável do Espírito eterno e imortal.

Os fatos e acontecimentos da atualidade demonstram uma sociedade quase primitiva, não fundamentando o extraordinário avanço na inteligência e conhecimentos conquistados. Podemos afirmar que a ignorância espiritual, desconhecimento das coisas espirituais, seja a causa mais provável de tantas divergências, em especial, nos descasos e indiferenças com as coisas de Deus.

A capacidade infinitamente perfeita do homem lhe permite armazenar, de forma inapagável, todas as ações, atitudes, palavras, sentimentos de variadas naturezas, sejam louváveis ou reprováveis, permanecendo como informações passíveis de movimentação, ao longo de várias existências. Uma determinada qualidade da alma tende a se manifestar de acordo com a oportunidade, podendo constituir um fato ou acontecimento feliz, ou infeliz,

No exercício da “lei de atração de semelhantes”, é possível de se explicar a trajetória seguida pelo homem. No caminho da evolução, desde os tempos remotos, o homem foi obrigado a conviver com fatos felizes e infelizes, frutos das próprias ações desenvolvidas de acordo com o livre-arbítrio. Naturalmente, os registros abrangendo todas as situações, favoráveis e desfavoráveis, mas devido às imperfeições de sua alma, o homem, provavelmente não conseguiu escolher melhor suas atitudes, optando pelo caminho dos erros, injustiças e imperfeições. Porém, Deus toma conta de tudo submetendo à lei de causa e efeito, fazendo com que os conteúdos mentais se manifestem de acordo com as oportunidades. Assim, a melhor atitude seria compreender a necessidade de vigiar as palavras, dirigindo-as para o lado positivo, alegre e criações mais felizes. Caso contrário, a vida será uma sucessão de acontecimentos tristes, infelizes e não produtivos, em decorrência do funcionamento da lei de atração de semelhantes.

Em virtude das imperfeições da alma, podemos observar na oração do Pai Nosso, ensinada pelo Senhor Jesus – “perdoa-nos as nossas dívidas” a mais perfeita orientação de como purificar os conteúdos da alma. Em especial, porque estando diante de Deus, rogando o perdão  de nossas faltas, das imperfeições, de todos os erros cometidos, seremos sem nenhuma dúvida, atendidos.  As eventuais imperfeições gravadas na alma, que desconhecemos, podem ser purificadas se acreditarmos com inabalável fé na rogativa feita “perdoa-nos as nossas dívidas”.

Podemos classificar como sendo causas dos danos sofridos, as dores, sofrimentos, doenças, acidentes, guerras, crimes e misérias variadas, como resultado do sentimento de autopunição, principalmente, das impurezas armazenadas na alma. O Divino Jesus, sabendo dos efeitos prejudiciais decorrentes dos registros sombrios da alma dos homens, nos transmitiu a mais perfeita oração para a completa purificação dos efeitos negativos que constituem intermináveis causas de sofrimentos, dores, dificuldades e problemas na vida.

Passando por diversas situações indesejáveis, infortúnios inesperados, tragédias, envolvendo continuamente as diversas existências, os conteúdos da alma, os carmas negativos, vão sendo gradativamente purificados. Por isso, a oração ensinada pelo Senhor Jesus, a única oração deixada para a Humanidade, a prece do Pai Nosso, constitui a verdadeira bênção, imprescindível na salvação dos homens. Fazendo-se a oração do Pai Nosso todos os dias, com sinceridade e fé, e agindo corretamente, em especial, ao bem dos semelhantes, os carmas prejudiciais tendem a ser diluídos, ao mesmo tempo em que luminosos subsídios são atraídos para si e para todos.

Muitas infelicidades na vida correspondem instrumentos de purificação dos conteúdos negativos da alma. Manifestando sentimento de gratidão pelos eventuais acontecimentos negativos, dores, sofrimentos, prejuízos e situações indesejáveis, importante compreender que os carmas negativos estão sendo purificados. Por isso, demonstrar profundos sentimentos de gratidão, procurando envolver a alma com orações, pensamentos e palavras positivas. Enquanto estiver ocorrendo o processo de purificação, qual seja, no expurgo dos fatores negativos da alma, não permitir que a insatisfação, o desespero, a falta de esperança seja a força do pensamento e da palavra, colaborando para que não haja nenhuma interrupção.

As forças negativas dos pensamentos e palavras destrutivas, sentimentos de cólera, raiva e agressividades são armazenados no profundo da alma, constituindo elementos para futuras possibilidades de purificação. Assim, não cessam momentos difíceis na vida, porquanto, imensurável volume de coisas negativas necessitam ser expurgadas da alma para o corpo e ambiente. São os fundamentos que explicam a contínua manifestação de doenças, dores e sofrimentos da Humanidade.

Empenhando-se na prática do bem, pensando na felicidade dos semelhantes, simultaneamente à oração do Pai Nosso, repetidas vezes ao dia, todos os fatores negativos armazenados na alma tendem a ser purificados gradativamente. É possível que, mesmo com as práticas do bem aos semelhantes, procurando trabalhos dedicados à felicidade de outros, ainda assim, possam ocorrer situações difíceis ou dolorosas na vida. Por vezes, os trabalhos voluntários ao bem do próximo, nas Casas de Deus, nos Centros Espíritas, e outras instituições de caridade e amor, aceleram os sintomas decorrentes da purificação dos conteúdos negativos da alma.

Trabalhando-se ativamente na Casa de Deus, como voluntário aos serviços do próximo, ainda assim, situações negativas, acontecimentos prejudiciais podem ocorrer, dando a impressão de que nada servem a prestação de atos de amor aos semelhantes. Porém, é possível que, não tendo o respaldo das boas obras realizadas ao bem do próximo, as dores e sofrimentos, os acontecimentos indesejáveis poderiam ser bem mais acentuados, a ponto de neutralizar as melhores possibilidades de sustentação da vida.

Através de sucessivas existências, é possível que muitos carmas negativos tenham ficado oculto, aguardando melhores oportunidades de manifestação. Vamos exemplificar com uma análise de um caso.

No Mundo Espiritual, dois Espíritos preparam-se para nova experiência no corpo de carne. Transportando na alma possibilidades de purificação através de uma vida em comum, na condição de marido e mulher, sendo responsáveis por uma criança, filha do casal. Ambos empenhados ao cumprimento de suas tarefas, desde os primeiros anos da adolescência seriam chamados aos Centros religiosos, na aquisição de preciosos antecedentes de amor e luz de Deus. Entretanto, no caso da jovem menina, que chamaremos de Maria, não demonstrou nenhuma propensão nas lições do Evangelho, tendo frequentado aproximadamente três anos. Abandonando o interesse não mais frequentou nenhuma espécie de reuniões, deixando de lado as práticas das orações, como do Evangelho no Lar. Por outro lado, o menino, que chamaremos de José, em momento algum demonstrou interesse nos assuntos espirituais, passando toda a fase de sua adolescência para a vida adulta distante de Deus, e das coisas de Deus. Dentro do planejamento elaborado no espaço, os dois, Maria e José se encontram, dando continuidade aos planos dos céus. Conforme planejado, receberam a menina, a quem deveriam manifestar amor e dedicação. Entretanto, em vista da negligência da preparação espiritual, porque deixaram de lado os pedidos da espiritualidade, as dificuldades, brigas, agressões e desentendimentos são observados tão logo no início da vida em comum. Inclusive, a filha sendo motivo de acirradas disputas, acaba recebendo atenção judicial, demonstrando o aparente fracasso na tentativa de uma harmoniosa vida do casal. O desinteresse e indiferença para com as coisas espirituais de Deus explica o fundamento do fracasso na vida do casal, como ainda do possível atraso na evolução espiritual prevista para ambos. Tivessem se empenhado nas coisas de Deus, desde o início da adolescência, os carmas e impurezas do passado poderiam ser diluídos, poderiam esperar grandes entendimentos, com possibilidades de sucesso na vida, na planejada família que lhes serviriam como definitivo caminho da redenção.

No Evangelho do Senhor Jesus consta o ensinamento da verdade: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, este será salvo – Mateus, 24: 13.” Por isso, devemos perseverar na Doutrina do Senhor Jesus, espalhando o Evangelho do reino para maior número de pessoas. Podemos trabalhar esperando a transformação de todos, através dos conhecimentos das verdades de Deus do Evangelho de Jesus.

“Oração para seguir o amor e luz de Deus”

Senhor,
Fazei fluir a infinita sabedoria na solução dos problemas da vida. Eu nada sei e nada posso. Necessito do vosso amor e luz. O verdadeiro reforço vem de Deus. Nas posses materiais encontrei sombras que obscureceram a esperada evolução. Considero imprescindível o proveito do tempo nas obras de Deus. Dai-me forças e coragem para seguir no caminho correto, ensinado por Jesus. No pensamento “Deus está sempre comigo”, sou agraciado com a luz da sabedoria e amor em minha vida. Nada tenho a temer, porque a perfeição de Deus ilumina o meu viver. A luz do amor de Deus ilumina o meu lar e a minha família.  Os planos orientados pela sabedoria e amor de Deus seguem em ordem e harmonia.  Deus me concede sabedoria e amor na condução harmoniosa de todas as coisas. Vivo em paz e harmonia com tudo e com todos. Agradeço profundamente as graças de Deus em minha vida. Assim seja.”