“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. – Mateus, 5: 48.”
Devemos compreender que o corpo carnal é uma vestimenta temporária do “espírito imortal”, constituindo um material de extrema importância ao cumprimento da missão na Terra.
A perfeita vida de Deus, que vivifica e faz viver a todos os seres existentes, que faz viver e vivifica o homem, é dotada de possibilidade infinita, a ser manifestada gradativamente, nas diversas existências do “espírito imortal”. No caminho da evolução infinita, visando ao despertar da consciência para o fato de ser filho de Deus, o desenvolvimento do homem se faz através das lições do aprendizado, acumulando valiosas experiências a cada dia da vida.
Por vezes, colhendo aborrecimentos diante de contrariedades, pela dificuldade de aceitação dos fatos e acontecimentos, é possível que a consciência não consiga despertar a sabedoria infinita na compreensão adequada das preciosas lições. Entretanto, vivemos num mundo perfeito, repleto de sabedoria, vida e amor de Deus, onde somos agraciados com todas as coisas que necessitamos. Tudo que imaginarmos já se encontra pronto no Mundo perfeito de Deus. À medida que avançamos nos caminhos da evolução, as coisas necessárias, as ideias, os planos, as forças e energias ao desenvolvimento fluem naturalmente, contribuindo ao progresso vertiginoso em benefício de todos.
Diante de contrariedades, das ideias e planos não aceitos, importante dirigir olhos aos céus, rogando ao Senhor Jesus a infinita sabedoria de Deus, no propósito de melhor entender a situação do momento. Compreendendo que estamos numa escola de aprimoramento espiritual, com todas as lições adequadas ao necessário aprendizado, devemos priorizar o esforço de assimilar a matéria, empregando a sabedoria e amor de Deus, visando a contribuir ao progresso e benefício de todos.
Sendo a vida perfeita de Deus dotada de conteúdo infinito, devemos saber que também somos dotados de capacidade infinita, e podemos aproveitar todas as situações do momento ao avanço dos conhecimentos. Com a mente aberta e receptiva às inspirações provenientes do alto, devemos avaliar com amor e sabedoria todas as fases que se apresentam, imprimindo todo o esforço na obtenção de bons resultados. Sabendo que estamos num mundo perfeito de Deus, evidentemente não existem nada ao redor que sejam inexpressivas e desnecessárias à complementação de tudo que já conquistamos.
Um dos fatos que mais aflige o ser humano é a ocorrência frequente de doenças, enfermidades e anomalias, envolvendo praticamente todos os povos da Terra. Entretanto, sendo o homem criado à imagem e semelhança do Criador, dotado de vida perfeita de Deus, na verdade, caso vivesse plenamente em ordem e em harmonia com todas as pessoas e todas as coisas, jamais encontraria quaisquer espécies de doenças, sendo possível de passar toda a existência manifestando perfeita vitalidade e boa saúde. De maneira geral, o homem, esquecido de sua qualidade divina, de ser o mais maravilhoso filho de Deus, atrai para si situações que produzem consideráveis dores e sofrimentos. Distante da sabedoria e amor de Deus, desenvolvendo sentimentos agressivos, egoísticos, vingativos, nos ímpetos de raiva e hostilidades, não apenas constroem pesadas possibilidades de variadas doenças e enfermidades, como também ambientes repletos de desarmonias, infortúnios e consideráveis atrasos nos caminhos da evolução.
Na atual sociedade, defrontamos com suprimentos abundantes de bebidas alcoólicas, prejudicando incontáveis consumidores, distribuição farta de drogas, envolvendo todas as classes sociais, como ainda divulgação sem limites de informações, na grande maioria sem maiores proveitos à verdadeira melhoria das qualidades de Deus na alma de todos. Naturalmente, Deus tem conhecimento de toda a situação, no entanto, concedendo ao homem plena liberdade de atuação, espera que, através de dores, sofrimentos, aflições e desesperos, descubra melhores caminhos, buscando na sabedoria e amor orientações adequadas às decisões e escolhas. Por certo, passando duramente pelas dores e sofrimentos, nas derrotas e destruições, o “espírito imortal” avança utilizando da melhor forma possível a sabedoria e amor de Deus, na condução de todas as coisas, operando em benefício da sociedade em geral.
No histórico da evolução do homem, considerando o tempo decorrido desde a antiguidade, constam consideráveis atrasos, em especial, devido à ignorância e ausência de sabedoria e amor. É possível de afirmar quase sem nenhum erro que, praticamente, todas as invenções e descobertas nas ciências, nos segmentos da tecnologia, a inteligência extremamente poderosa do homem procurou direcioná-las às guerras, com os equipamentos e arsenais de destruições em massa de pessoas. Sem dúvida, o emprego de vultosos recursos nos instrumentos de guerra, quando poderiam suplementar educação, em especial, nas instruções básicas de tornar o homem versado em proporcionar felicidade a todos os semelhantes. Mas os desvios de expressivos recursos ao fomento da guerra, impuseram sérias restrições à evolução, fazendo com que os registros históricos guardassem consideráveis atrasos causados pelos próprios homens.
Não obstante, as guerras e destruições mútuas, os estragos observados em virtude do consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, e diversos outros impedimentos como as drogas distribuídas livremente em todos os locais, constituíram preciosas lições ao aprimoramento da alma de todos os povos. Na verdade, homens inteligentes e desenvolvidos nos conhecimentos, em muitas partes da Terra, ainda se empenham nos instrumentos de guerra, promovendo destruições de pessoas, invadindo e atacando povoações, num cenário selvagem e primitivo, porém, com o emprego dos mais avançados recursos da moderna tecnologia. Impossível que ainda tenhamos registros de guerras no desenvolvido século XXI, a exemplo de países em litígio (ano de 2022, entre Rússia e Ucrânia), onde os atuais líderes não conseguem entendimentos adequados à manutenção da ordem, da paz e harmonia. Podemos expressar profundos sentimentos de tristeza diante de destruição de pessoas, patrimônios de incontável valor, que poderiam estar contribuindo na evolução do mundo, fazendo com que os homens pudessem trabalhar conjuntamente ao vertiginoso progresso espiritual da Humanidade.
Embora esteja sujeito às susceptibilidades da vivência na Terra, registrando fases de nascimento, envelhecimento, doenças e mortes, na verdade, o verdadeiro homem é o “espírito imortal”, vivificado pela perfeita vida de Deus. Pelos ensinamentos da Doutrina Espírita, diante a pluralidade das existências, através de incontáveis reencarnações, conseguiu o homem apresentar considerável evolução, chegando ao estado de poder manifestar sublimes sentimentos de bondade, de amor e compreensão. Por certo, o divino Evangelho de Jesus pode ser considerado como a principal fonte do progresso e evolução espiritual do homem, principalmente nas elevadas palavras “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. – Mateus, 5: 48.
Refletindo profundamente nas divinas palavras de Jesus, para que as verdades de Deus constituam a base da nossa evolução e, nas diversas escolhas e decisões da vida possamos seguir conforme recomendação do Evangelho do reino. Devemos estudar e praticar as verdades de Deus, como ainda empregarmos esforços na propagação do Evangelho do Senhor Jesus. Assim, façamos com que todos estejam conscientes da necessária evolução espiritual, compreendendo que o verdadeiro objetivo do homem na Terra é alcançar o mais elevado aprimoramento da alma para Deus.
“Para o despertar da consciência do “espírito imortal”
Nas palavras do Senhor Jesus encontrei os fundamentos da vida imortal. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, vivera – (João, 11: 25). Compreendi que o homem é espírito imortal, não é matéria e nem corpo carnal. A sabedoria e amor de Deus possibilitam conduzir ao caminho da felicidade. Compreendi que sendo filho de Deus, sou dotado de capacidade infinita. A perfeita vida de Deus me vivifica e me faz viver. Para a minha mais elevada evolução espiritual, rogo a Deus fazei despertar as divinas qualidades em todos os momentos. A essência divina de minha alma é o “espírito imortal” em contínuo aprimoramento no caminho da eterna evolução. As possibilidades infinitas do “espírito imortal” se revelam nos sentimentos de bondade, compreensão e amor aos semelhantes. Nas palavras, ações e atitudes, demonstro as elevadas qualidades de Deus. Penso em como melhor servir ao bem e felicidade das pessoas ao redor. Deus alojado em meu interior é a luz que indica o iluminado caminho da eterna evolução. Agradeço imensamente à divindade que orienta o meu viver. Assim seja.”