Como devemos entender a divina palavra do Mestre Jesus? O Governador Espiritual da Terra, o Senhor Jesus tem conhecimento das qualidades da alma de toda a Humanidade.
Em inúmeros lares imperam agressividades, atritos e desavenças, contrariando o propósito de fazer da Terra o verdadeiro paraíso de Deus.
Considerando o momento atual, em pleno século XXI, numa época de grandes avanços nos conhecimentos, nas descobertas e desenvolvimento das ciências, num mundo habitado por seres bastante inteligentes, ainda temos notícias de homicídios, roubos, adultérios, guerras, corrupções e incontáveis delitos e crimes cometidos pelas pessoas. Observamos, frequentemente, agressões entre familiares, brigas fomentadas por ciúmes, desentendimentos entre marido e mulher, fazendo do esperado lar um campo de batalhas, destruindo todas as expectativas de um futuro brilhante. Os membros familiares, diante de cenas acaloradas de discussões, acabam se convencendo que o melhor procedimento é o cuidado de si mesmos. Frustrados e sem rumo, por certo aguardam o tempo como elemento reparador de todas as coisas.
Por isso, o Senhor Jesus afirmou a espada no lugar da paz, porquanto, com a força da palavra construtiva é possível de direcioná-la para uma vida de tristezas, conflitos e destruição de todas as esperanças. Vejamos quantas possibilidades carregamos na alma, em especial, na elaboração de ideias felizes, de um ambiente repleto de forças luminosas, porquanto, todos registram em suas almas a perfeita vida de Deus, dotada de sabedoria e amor sublimes.
Passados mais de dois milênios, o Evangelho do Senhor Jesus parece distante de sua plena aplicação nos conceitos do bem viver. Raramente, as pessoas se lembram dos princípios ensinados pelo divino Mestre Jesus. A ignorância, a crueldade e até mesmo ódio ainda sobressaem no cotidiano em todos os cantos da Terra, causando guerras, calamidades inconfessáveis e destruição das melhores esperanças.
A Humanidade continua apreciando imagens de governantes tiranos, povos explorados por líderes corruptos, fazendo com que muitas pessoas não consigam respostas às frequentes perguntas, duvidando da existência de um mundo melhor, cheio de paz, onde todos pudessem viver suas vidas sem os sobressaltos do medo, da tristeza e desânimos. Provável que não se lembram do sublime Evangelho de Jesus, nas luminosas palavras das verdades de Deus, as quais colocadas em prática, sem dúvida, constituiriam portas do esperado mundo de paz.
Incontáveis famílias movendo-se no desespero, oferecem consideráveis resistências na aceitação e prática do Evangelho de Jesus. Não conseguem acreditar que palavras de sabedoria e amor possam modificar as difíceis questões familiares, os intermináveis conflitos políticos, as contrariedades dos desentendimentos entre os dirigentes de países, no entanto, desde os antigos, até a atualidade, o Evangelho de Jesus sobressai como única esperança de paz entre os homens.
Na instituição simbólica da espada, a força da palavra deve ser empregada para a completa eliminação dos conceitos errôneos, substituindo as trevas pela luminosa luz do amor de Deus, no poder de manifestar gratidão e reconhecimento das infinitas bênçãos dos céus em nossas vidas.
Todos os povos da face da Terra esperam vivem num mundo feliz. Talvez não seja possível a transformação repentina de todas as pessoas, contudo, no contínuo esforço de conduzir a espada de Jesus, determinando-se à exterminação das más palavras, dos maus procedimentos, dos hábitos e costumes infelizes, fazendo com que gradativamente consideráveis parcelas da população venham a praticar os conceitos do Evangelho. Podemos imaginar que a transformação de pessoa para pessoa seja uma alternativa difícil e complicada, mas, levando em conta o exemplo da produção de volumosa neve, caindo de floco em floco, que se amontoam formando imensos blocos, como ainda das gotas das chuvas, causando, por vezes, torrenciais correntes de água, demonstrando a grandiosa sabedoria da Natureza na manipulação dos elementos. Assim também podemos avançar gradativamente, eliminando os entraves ocultos que obstruem a evolução.
Existem casais que aparentemente vivem em harmonia, porém, no profundo de suas almas apresentam consideráveis insatisfações. Marido que, em nome da harmonia, tece críticas construtivas, assinalando, cautelosamente, aspectos negativos, enumerando diversas falhas da esposa. Mesmo tendo a função corretiva, as críticas, de quaisquer naturezas, representam a espada que corta a harmonia, retalha a alegria de viver. Por isso, nos referidos lares, os problemas se avolumam, estranhos acontecimentos como repentinas crises de enxaquecas, ocorrências digestivas, diarreias e resfriados frequentes. Além dos dissabores das dificuldades financeiras, os sentimentos de animosidades ocultos vão se acumulando sorrateiramente.
Nos dias atuais, inúmeros casos de maridos que controlam as esposas, como pertences exclusivos, são impedidas até de frequentar Casas de Deus, onde muitas vezes, comparecem escondidas de seus respectivos maridos.
Podemos considerar que os atrasos na evolução são devidos à ignorância dos conhecimentos espirituais. As pessoas vivem na presente existência oportunidades de evolução, em especial, para o aprimoramento espiritual, notadamente, na aquisição de elevados padrões morais, prática dos conceitos do Evangelho, e conhecimento da verdade fundamental de que o homem é um ser espiritual, vivificado pela perfeita vida de Deus, sendo Espírito eterno, imortal e indestrutível.
O corpo carnal é uma vestimenta de uso temporário, enquanto em trabalho na existência na Terra. Tão logo seja terminada a tarefa prevista, o homem se transfere para o Mundo Espiritual, deixando a roupagem, instrumento temporário emprestado por Deus.
Pela Misericórdia do Criador, a pluralidade das existências possibilita ao homem o seu retorno à existência na Terra, por várias reencarnações, prosseguindo no caminho do aperfeiçoamento de sua alma, na eterna evolução da vida. E a cada existência, avançando nos conhecimentos e experiências, a alma vai se purificando e alcançando elevado estágio na iluminação, principalmente, com as verdades de Deus do Evangelho de Jesus.
Assim, empregando-se corretamente a espada oferecida por Jesus, devemos combater as más tendências, cortando os maus hábitos e costumes prejudiciais, como o consumo de bebidas, drogas, fumo e vícios dos mais variados, procurando viver de acordo com os princípios do amor e verdade ensinados pelo Senhor Jesus.
Não esperemos que outros possam se modificar de suas ocultas animosidades, orgulhos e contradições, porém, coloquemos em prática os aspectos de bondade e amor, solicitando amparo aos Benfeitores Espirituais, seguindo com a consciência desperta ao caminho da eterna evolução, sustentando nas verdades de Deus do sublime Evangelho de Jesus. Ao mesmo tempo, vamos trabalhar para que as Palavras de Deus possam ser divulgadas para o maior número de pessoas, fazendo com que toda a Humanidade encontre o verdadeiro Mundo feliz para uma vida de paz e harmonia.
Para uma vida de paz e harmonia em todos os momentos
Senhor,
“Fazei-me compreender que vivemos num mundo perfeito, bom e repleto de dádivas e benefícios. Deus nos concedeu uma vida inteligente, dotada de sabedoria e amor sublimes e infinitos. Pela ignorância e indisciplina, construímos ao redor cenários de desarmonias, conflitos, aflições, e sentimentos prejudiciais, que só contribuíram para o medo, tristezas e desânimos. Por isso, o Senhor Jesus afirmou que os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Rogamos instruções de uma vida com a sabedoria e amor ensinados pelos Senhor Jesus. Esperamos transformações em todos os sentidos, em especial, na condução da vida sustentado na ordem e harmonia. Necessitamos avançar para um mundo melhor. Ensina-nos a viver com alegria, mantendo a inabalável fé nas promessas do Senhor Jesus, “eis que estou convosco todos os dias, até o final dos tempos”. Compreendo que temos em nosso interior a perfeita vida de Deus. Deus se encontra no interior de todas as pessoas. Fazei com que toda a Humanidade manifeste elevada compreensão e entendimento, e que possamos viver em paz e harmonia com todos. Que as atitudes e decisões de cada um sejam as bases de uma vida feliz. Os fluidos dos céus abençoem os melhores sentimentos, palavras e pensamentos voltados para a luz do amor e luz de Deus. Assim seja.”