Nunca devemos esquecer que Deus está sempre junto, amparando, abençoando e protegendo, em todos os momentos. Devemos compreender, profundamente, que vivemos pela graça de Deus, que nos dá a vida, nos vivifica e nos concede todas as bênçãos, benefícios e dádivas, infinitamente perfeitas. Na verdade, vivemos num mundo perfeito criado por Deus. Por isso, na oração do Pai Nosso declaramos, “seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no céu. Ou seja, vivemos num mundo governado por Deus, conduzindo com a infinita sabedoria e amor todas as coisas.
Nas palavras de Isaias, “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, eu te sustento com a minha destra fiel – (Isaias, 41: 10)”, confirmando o quanto somos agraciados com a bondade e amor de Deus, que nos indica o caminho da evolução, plenamente iluminado pelas forças divinas.
Recebemos de Deus dons específicos, na realização de deveres e tarefas que devemos executar, não sendo aceitável quaisquer desânimos ou tristezas, porquanto, contamos com o constante amparo de Deus em todos os momentos. Assim, podemos manifestar sentimento de gratidão por todas as bênçãos disponíveis na vida. Temos abundantes benefícios ao redor, como a boa atmosfera, o ar, a chuva, os dias e noites, alimentos abundantes, familiares e pessoas. Temos ainda vestimentas, habitação, transportes, tratamentos da medicina, e incontáveis infraestruturas montadas à felicidade e conforto de todos.
Além disso, Deus, sabendo de todas as necessidades ao mais completo aprimoramento da alma, nos colocou em ambientes adequados, com pessoas certas ao convívio, como pais, antepassados, parentes e familiares. Estamos rodeados por pessoas, por certo, as mais indicadas com quem convivemos e assimilamos experiências, conhecimentos e variados sentimentos de bondade e amor. Por isso, devemos manifestar sentimentos de gratidão em todos os sentidos, mesmo passando por dores, sofrimentos, dificuldades, porquanto, nos cabe avançar e evoluir, assumindo a responsabilidade de seguir no caminho do bem.
Sabendo que Deus é o todo de tudo, e nos observa sustentando a nossa evolução. Nada se encontra despercebido da sabedoria e amor de Deus. Deus sabe de tudo o que necessitamos. Por isso, as pessoas ao redor, os familiares, ambientes, coisas e fatos que vivenciamos são sempre suficientes ao nosso mais completo aprimoramento da alma.
No contínuo esforço de execução de todas as tarefas, desempenhamos com alegria e disposição, lembrando que tudo ao redor, todos os fatos e acontecimentos que nos rodeiam, correspondem matérias ao aprimoramento da alma.
Todos os sentimentos de gratidão aos pais, aos antepassados e à Deus, são insuficientes e limitados, considerando as infinitas bênçãos que temos recebido, e estamos recebendo. Observando as sucessivas existências pelas quais passamos, devemos fazer profunda reflexão sobre todas as graças e benefícios que contribuíram ao estágio da vida atual.
Na afirmação do Senhor Jesus, “eis que estou convosco todos os dias, até o final dos tempos – Mateus, 28: 20”, podemos viver com inabalável esperança e fé pois, em todos os momentos, somos amparados, sustentados e abençoados com a presença divina do Senhor. Podemos considerar o amparo e proteção do Senhor Jesus seja extensivo também no Mundo Espiritual.
Vamos imaginar o quanto somos abençoados com a bondade e amor do Senhor Jesus, pois, na afirmação “eis que estou convosco todos os dias”, e, fazendo uma reflexão nas palavras “todos os dias”, significando que, em nenhum momento, ficaremos sem o divino amparo do Senhor.
Como Deus sabe do que necessitamos, temos incumbência na realização perfeita das tarefas, deveres e obrigações, designados por Deus. Nunca desanimando, nem deixando que tristezas, medos, desconfianças, venham a abalar o propósito de cumprir adequadamente os encargos designados por Deus.
Perante eventuais dores, lembramos das palavras de Deus, “não temas, porque eu sou contigo”, compreendemos que todas as ocorrências que nos rodeiam são importantes ao aprimoramento da alma. Através das dificuldades, dos obstáculos e adversidades, a alma segue no caminho do aperfeiçoamento, adquirindo, conhecimentos e experiências nas preciosas lições da vida.
Sabendo que Deus está sempre junto, não há como deixar que o desânimo, a tristeza e a falta de esperança possam nos envolver. Convictos de que somos amparados e acompanhados pelo Senhor Jesus, podemos confiar plenamente nas bênçãos divinas, e seguir adiante, alimentando brilhantes expectativas nos caminhos da vida.
Nos dias eventualmente sombrios, devemos renovar a esperança lembrando das palavras do Senhor Jesus, “eis que estou convosco, todos os dias”, podendo, inclusive, mentalizar fortemente as referidas palavras, gravando-as na mente. Tal procedimento nos permitirá conduzir todas as coisas com determinação e coragem, para solucionar todas as situações do momento.
Lembrando sempre das palavras do Senhor Jesus, iluminamos a alma com aspectos de amor, bondade, esperança e fé, inclusive no entendimento e perdão à todas as pessoas eventualmente difíceis. Levando em consideração “amai ao vosso próximo”, ensinado pelo Senhor Jesus, podemos desculpar as pessoas ao redor, compreendendo que cada um vive de acordo com os sentimentos da alma, e todos seguem nas respectivas tarefas na escola de educação espiritual da Terra.
Levando em conta que manifestamos o conteúdo da mente, devemos revelar ao redor as melhores ações baseadas no amor e bondade, procurando a cada dia devotamento às causas do bem. Assim, mantendo-se a mente alegre, cheia de amor, bondade e compreensão, temos possibilidade de melhor observar os aspectos proveitosos e iluminados das pessoas, coisas e fatos.
Atraímos situações, coisas e pessoas semelhantes aos conteúdos que carregamos na alma. A paz, a alegria, o bom ânimo do coração, constituem elementos importantes na atração de situações e pessoas, nos permitindo um viver harmonioso e feliz.
Todos os acontecimentos, coisas, fatos e pessoas ao redor são as matérias importantes ao aprimoramento da alma. Por isso, fugindo e ficando distante das lições, as diversas tarefas permanecem aguardando novas oportunidades de apreciação. Mesmo deixando para depois, o esperado avanço só poderá ser reiniciado com a devida execução das tarefas e deveres. Supondo ficar distante de uma pessoa complicada e difícil. Por certo, é possível que possa viver de forma mais compatível com a esperada harmonia e paz. Devemos entender que, o fato de estar em companhia com pessoas mais harmoniosas, angariamos conteúdos e sentimentos de harmonia, alegria e paz, que constituem preciosos elementos que são acrescentados na alma, possibilitando renovação das qualidades. Entretanto, mesmo com os proveitosos acréscimos de boas situações e fatos, importante saber que continuamos carregando na mente causas que requerem sejam transformadas e purificadas.
Como o mundo ao redor revela a projeção da mente, mesmo tendo permanecido considerável tempo longe de pessoas desarmoniosas, as causas anteriores permanecem aguardando manifestação concreta, necessitando apenas de uma oportunidade. Por isso, a fim de não defrontar com pessoas desarmoniosas no propósito de purificação, a opção mais favorável seria, além de persistir na vida harmoniosa, decidir pelo trabalho em prol da caridade e amor aos semelhantes. Nos aspectos de caridade, amor e bondade aos semelhantes, encontramos possibilidades de completa transformação dos conteúdos da alma, substituindo eventuais resquícios de maus acontecimentos, como encontro com pessoas desarmoniosas e difíceis. Nesse sentido, podemos entender o ensinamento das palavras do Senhor Jesus, “caridade, caminho único da salvação”.
Em todas as situações da vida, podemos estender o melhor que pudermos, na boa vontade, na disposição de executar com perfeição as tarefas, mantendo na consciência a ideia de cumprimento do dever, sabendo que o Senhor caminha ao nosso lado todos os dias.
Pensando em viver a cada dia com harmonia e ordem, devemos seguir o ensinamento do Senhor Jesus, em especial, “não julgueis, para que não sejais julgados” – (Mateus, 7: 1). Deixando de fazer quaisquer julgamentos, críticas ou observações inúteis acerca dos procedimentos errôneos e imperfeitos de outros. Cada pessoa segue o livre arbítrio concedido por Deus. Por isso, podemos deixar que todos sigam livremente de acordo com os seus respectivos entendimentos e de acordo com as suas consciências, e orar pelo benefício delas, esperando que encontrem o caminho da luz.
Em geral, a maioria da Humanidade procura o caminho dos proveitos imediatos da matéria, deixando questões de caridade e amor aos semelhantes para depois, ou ao esquecimento. Entretanto, cada um vai construindo méritos e virtudes no coração, sendo os elementos caridade e amor aos semelhantes, como ainda todo o bem realizado à felicidade do próximo, constituem méritos e merecimentos favoráveis na avaliação do aprimoramento da alma.
“Para receber a infinita força de Deus”
“Senhor,
Sei e compreendo que a infinita proteção de Deus me envolve em todos os momentos da vida. Nunca sinto solidão porque Deus está sempre comigo. Deus-Pai, Criador do Universo cuida de mim e indica o melhor caminho. Sinto o infinito amor de Deus em toda parte. Recebo a Sabedoria de Deus na orientação de todas as coisas da vida. Nunca me encontro sozinho, vivo com alegria, esperança e fé. Acredito nas palavras do Senhor Jesus, “eis que estou convosco todos os dias”. Guardo a convicção de que Deus está sempre comigo. As dificuldades e problemas são solucionados com o amor e sabedoria de Deus. A luz do amor de Deus ilumina o meu viver. Deus toma conta de tudo. Recebo de Deus todos os elementos adequados e necessários à evolução de minha vida. Todos os acontecimentos e fatos contribuem para o meu aprimoramento. Por isso, melhoro a cada dia em todos os aspectos. A luz de Deus ilumina meus pensamentos, atitudes e palavras. Vivo com o coração repleto de gratidão. A infinita força de Deus ilumina e protege o meu viver. Dou graças pelas infinitas bênçãos de Deus em minha vida. Assim seja.”