O mundo que habitamos é regido pela Lei de Deus, na coordenação de todos os habitantes da Terra, conduzindo cada um no caminho eterno da evolução.
É possível que alguns possam imaginar distante da Lei de Deus, contudo, é importante saber que todos se encontram sob a infinita sabedoria e amor que jamais relegam ao abandono. Por isso, mesmo que a astúcia e inteligência humanas tenham a pretensão de burlar quaisquer regulamentos dos homens, a sabedoria divina jamais se deixa enganar. Tudo vê, tudo acompanha, pois Deus é o todo de tudo.
Cada ser humano, na tarefa de aprimoramento espiritual na Terra, registra em cada existência os avanços nos conhecimentos e conquistas das qualidades de Deus. No interior de cada um habita Deus, conduzindo todas as tarefas de aperfeiçoamento, que gradativamente vai se manifestando na vida, de acordo com as oportunidades.
Em vista disso, o trabalho que se possa desenvolver constitui importante instrumento de progresso e evolução da alma, em especial, na assimilação das verdades de Deus, único meio de alcançar o iluminado caminho da felicidade.
Sendo Deus o todo de tudo, na sabedoria de situar cada um no respectivo lugar, adequado às necessidades de aperfeiçoamento. Nas diversas tarefas a que se submete, o homem tem possibilidade de encontrar os conhecimentos, as experiências, e os avanços esperados na evolução da alma. Da mesma forma, encontra ao redor pessoas escolhidas por Deus, na construção de famílias, na tarefa de conduzir todos ao caminho da luz do amor de Deus.
Considerando que todo o planejamento da vida se encontra no interior da alma, imprescindível que consiga assimilar os conhecimentos necessários, fazendo com que as diversas experiências sejam produtivas e úteis para todos. Sem dúvida, constituem adequados meios para os avanços, sendo as matérias e lições do aprendizado, porquanto, em cada ato, atitude e comportamento, encontra a oportunidade de eliminação das pendências negativas, no eterno caminho previsto por Deus.
A tarefa mais importante do homem na Terra é o conhecimento das verdades de Deus, sobretudo, de que a divindade, ou seja, Deus, habita o interior, constituindo a vida, a sabedoria e o infinito amor, na condução da vida.
Embora, na maioria das vezes, esteja o homem na busca de proveitos da matéria, imperioso saber que a finalidade da existência é a completa assimilação das verdades de Deus na alma. Em algum momento da vida, é possível voltar atenção ao despertar espiritual para as coisas eternas de Deus.
Permanecendo entretido com a busca de proveitos da matéria, consumindo o precioso tempo com as coisas temporárias e passageiras, é preciso saber que isso não representa conquista de qualidades definitivas na alma. A qualquer momento, com o término do prazo da existência na Terra, no natural processo de transferência da moradia para o Mundo Espiritual.
As melhores aquisições efetuadas na alma constituem qualidades definitivas do espírito imortal. Mesmo na nova moradia na Casa de Deus, no Mundo Espiritual, as qualidades espirituais permanecem na alma, dando o ensejo de forças suficientes no eterno caminho da evolução.
Observamos ao redor pessoas manifestando ações prejudiciais aos semelhantes, não correspondendo ao verdadeiro propósito da alma, na definitiva conquista de qualidades de Deus. Nas trapaças dos negócios escusos, roubos e assaltos dos bens alheios, prejuízos morais causados ao próximo, não cumprimento dos deveres nas atividades de confiança, administradores corruptos que avançam no patrimônio público, e muitos outros procedimentos que reduzem as possibilidades de evolução da alma.
Conduzindo a vida pelo livre arbítrio, diversas pessoas decidam-se ao tráfico de drogas, acumulando consideráveis recursos à custa do sacrifício de muitas vidas. Indústrias bastante lucrativas e rentáveis, prosseguem suas atividades produzindo e distribuindo bebidas alcoólicas, mesmo sabendo das possibilidades de destruição de muitas famílias, pessoas que provocam trágicos acidentes, convivendo naturalmente com danosos e sombrios Espíritos afins. Há que considerar ainda, contínuas matanças de animais, visando a abastecer rentável e lucrativo mercado nos negócios de alimentação humana, abrangendo todos os cantos do mundo.
Por certo, detendo tais qualificações tão danosas, a alma assume a condição de permanecer estacionária, por vezes, durante várias existências, em virtude das consecutivas falhas nos mesmos moldes.
Portanto, todas as tarefas, os deveres de nossa responsabilidade, as pessoas, familiares e ambientes, constituem verdadeiras bênçãos que encontramos, suficientes e necessários à alma, bastante comprometida com os erros e imperfeições do passado e do presente. No presente momento, encontramos oportunidades de avançar com esforço, determinação e boa vontade, visando a superar todos os entraves, no propósito de alcançar elevada posição na conquista de elevadas qualidades de Deus.
Vivemos num mundo onde observamos somente aspectos constituídos pela projeção dos próprios pensamentos. Para alcançarmos completa libertação das coisas negativas armazenadas na alma, importante desenvolver esforços na transformação interior, nos trabalhos e obras em benefícios do maior número de pessoas. Nos trabalhos voluntários nas Casas de Deus, devotando tempo e esforço em benefício de outros, no contínuo controle da própria vontade, não se permitindo escapar das tarefas, assumindo inteira responsabilidade como fiel voluntário de Deus.
Exatamente, nos diversos afazeres devotados ao bem, em especial, nas Casas de Deus, o voluntário nas obras de caridade e amor aos semelhantes se encontra no empenho de superação das antigas pendências, como ainda, na conquista de virtudes e merecimentos, subsídios importantes na libertação da alma no caminho da vitória. Visando ao engrandecimento da alma com as elevadas qualidades de Deus, superando com esforço todos os difíceis obstáculos, das pesadas tarefas e deveres, no divino trabalho de promoção do bem em todas as pessoas ao redor.
Desenvolvendo trabalhos e serviços ao bem dos semelhantes, em especial servindo como voluntário na Casa de Deus, é preciso compreender que jamais se deve afastar das responsabilidades assumidas, porquanto, no recebimento de iluminado amparo dos Benfeitores Espirituais, no propósito de recuperar a alma, no verdadeiro caminho da definitiva evolução.
Todos os acontecimentos e fatos da vida, bem como a conquista da felicidade, o bom destino esperado, constituem resultados das próprias obras. Por isso, importante desenvolver esforços de observar o bem no interior de todas as pessoas, em especial, a divindade que todos carregam dentro de si. Assim, a visualização do Deus interior de cada um, nos dá a certeza de que todos são dotados de bondade, amor e compreensão ilimitados, sendo a imprescindível tarefa que devemos empreender, qual seja, contínua contemplação da divindade alojada no interior de cada um.
Como vivemos num mundo onde se manifestam os conteúdos da alma, o esforço empregado na contemplação da divindade no interior de cada um, sabendo que Deus é amor infinito, bondade e misericórdia infinitos, sem dúvida, as elevadas qualidades ocultas tendem à concretização, revelando as elevadas qualidades de Deus, em todos os aspectos. Assim, podemos fazer com que o mundo seja habitado por pessoas boas, bondosas e cheias do amor e luz de Deus.
Desejamos, frequentemente, alcançar um Mundo de paz e harmonia, habitado por pessoas devotadas ao bem, preenchidas de amor e bondade de Deus. Sabendo que a divindade habita o interior de cada um, e persistindo em contemplar a perfeição de Deus, podemos esperar que os aspectos visualizados sejam concretizados, revelando imagens do verdadeiro Paraíso de Deus.
Estamos numa existência comprovando que a alma se encontra submetida às Leis de Deus, com todas as potencialidades de completa libertação espiritual, bastando para isso, desenvolver as elevadas qualidades de Deus na alma. Exercendo o bem aos semelhantes, podemos esperar uma existência bem mais feliz, com possibilidades de encontrar tranquila continuidade também no Mundo Espiritual. Temos às mãos o divino Evangelho do Senhor Jesus, servindo-nos como guia na construção da felicidade para todas as pessoas.
O conhecimento da verdade de que a divindade habita o interior de cada um, constitui o verdadeiro caminho da esperada paz na Humanidade.
“Para se libertar do domínio dos maus espíritos”
“Senhor,
Fazei-me despertar para as elevadas qualidades de Deus. Durante muito tempo, estive perdido, andando ociosamente de lá para cá, sem nenhum proveito. Não sabia que a divindade estava dentro de mim. Caído nas sombras, em companhia dos Espíritos maus, deixei ao abandono importantes tarefas. Minha alma concentrada nos proveitos da matéria, só encontrei dores e sofrimentos. Ao meu redor estavam pessoas egoístas, atraídas pela afinidade de minha alma. Habituado às reclamações, com a alma preenchida de ingratidão, caminhei tropeçando nas estradas escuras. Rogo ao Senhor a iluminação de minha alma, fazendo-me enxergar as elevadas qualidades de Deus em todos os locais. Dai-me forças em trabalhos ao bem dos semelhantes, mesmo que sejam difíceis, na necessária reeducação da alma. Fazei-me compreender que no trabalho encontro as lições de aperfeiçoamento de que necessito. Afastai-me das influências sombrias, dos Espíritos maus que insistem ao redor. Decido transformar as más tendências, superando as imperfeições, e com as forças e bençãos dos céus, trabalhar e servir ao bem dos semelhantes, na definitiva conquista das boas qualidades de Deus. Dou graças pela luminosa oportunidade na transformação de minha alma. Assim seja”.