APRENDENDO A AMAR
O Senhor jesus ensinou “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”, recomendando aos homens o desenvolvimento da capacidade espiritual, ampliando a sensibilidade, a percepção e os sentimentos mais nobres.
Em todos os tempos, a matéria perecível sempre exerceu um fascínio irresistível, dominando os pensamentos e desejos, formando poderosa força de atração, elemento vivo inapagável e permanente a fluir do espaço. Tenebrosas forças se ampliam a cada momento, principalmente movimentadas pelos pensamentos emitidos pelas pessoas ávidas pelos proveitos imediatos da matéria.
A preocupação maior do homem sempre voltada às questões da sobrevivência, notadamente sobre alimentação, vestuário, habitação, transportes e saúde. Poucos se mostraram propensos à reflexão sobre os fenômenos da vida. Aspectos da sobrevivência do Espírito após a morte, processos de reencarnação, pessoas que nascem com problemas insolúveis, causas dos desequilíbrios mentais, descontroles nos comportamentos e atitudes, são fatores bastante estudados pelos intelectuais, no entanto, caminhando lentamente nos esclarecimentos das causas desencadeantes, conquistando passo a passo os fatores de tratamentos e processos de curas.
Acometido de um processo de sonolência incontrolável, por vezes requisitando descanso pela fadiga corporal, contudo, por vezes, de um “encosto” de um espírito perdido, com baixa vibração e necessitado de energias. Sem que se saiba, é possível de carregá-lo em qualquer lugar, até mesmo nos recintos religiosos. Por alguma afinidade ou atração de semelhantes, o espírito se encosta causando à pessoa prejuízos e incômodos consideráveis. Acidentes, desavenças, mudanças de humor, irritação sem fundamento, são algumas das características resultantes do encosto.
Em todos os momentos, os ensinamentos do Senhor Jesus “orai e vigiai” permanecem em vigor, iluminando pensamentos, palavras e atitudes, para que não sejamos influenciados negativamente pelos “encostos” de entidades espirituais inferiores.
Somos colocados no ambiente adequado ao aprendizado nas lições da vida, sobretudo na capacidade de amar incondicionalmente a todas as pessoas. As bênçãos de Deus são incontáveis, favorecendo de diversas maneiras as oportunidades de pacífica e harmoniosa convivência com as pessoas. As pessoas difíceis na convivência, a quem devemos servir devotando amor incondicional, deixando de lado todas as limitações, e fazendo manifestar a luz do amor de Deus. Na dificuldade de amar, afirmando estar servindo a Deus, sobretudo às que se classificam como “imprestáveis para coisa alguma” , inoperantes que não conseguem se movimentar por si mesmos. São as raras oportunidades oferecidas pela Misericórdia no forçado e rigoroso treinamento no aprendizado de amar.
A vida na Terra é passageira e efêmera, devendo por isso mesmo, empregar todas as possibilidades de aprimoramento da alma com as verdades de Deus do Evangelho do Senhor Jesus. Importante aceitar com amor, bondade e compreensão as oportunidades de amparar as arestas do orgulho, da vaidade, do preconceito, empenhando-se de corpo e alma no aprendizado de amar a todas as pessoas.
Em todas as atividades devemos manifestar intensa boa vontade, colocando o amor como instrumento inquestionável para servir ao bem de todas as pessoas. À má vontade de compreender as lições da vida, comparecem a dor, sofrimento e dificuldades, retirando à força o invólucro do orgulho no tanque de lágrimas, para que os conteúdos malévolos da alma sejam lavados e purificados com a luz da compreensão e amor aos semelhantes.
Passando pelas dores é que se consegue estender compaixão aos semelhantes, quais sejam, as mesmas dores que permitem compreender os sofrimentos, dificuldades e problemas dos outros. À dificuldade de compreensão ou recusa de compreender, o Espírito desejoso de adiantamento é obrigado a permanecer estacionado no atual estágio de treinamento. Envolvido nas preciosas lições do aprendizado de amar incondicionalmente, há que se apresentar colocando o ensinamento do Senhor Jesus ao bem dos semelhantes, registrando no profundo da alma as luminosas virtudes de amar, servir e ser útil.
Precisamos melhorar o quanto antes o nível espiritual, favorecendo o Espirito Imortal no seu desejo de retornar ao Mundo dos Espíritos, com a alma mais desenvolvida com as qualidades de Deus.
Os Benfeitores Espirituais esperam que todos assinalem consideráveis conquistas de virtudes, nos trabalhos de bem servir aos semelhantes, principalmente seguindo os exemplos do Senhor Jesus. Por isso, levando-se em conta a natureza espiritual do homem, a preocupação maior deve ser primeiramente a melhoria dos conteúdos espirituais, possibilitando ao Espírito Imortal viver de acordo com as conquistas materiais. Posteriormente, a alma aprimorada com as elevadas qualidades de Deus possa retornar ao Mundo dos Espíritos, onde deverá continuar avançando e evoluindo no eterno caminho designado por Deus.
“Para melhorar o entendimento de praticar o bem.”
“Senhor, peço ajuda para retirar de meu coração ásperos sentimentos de censura que ainda comparecem em meus pensamentos. Preciso aprender a amar mais aos semelhantes. Compreendi que Deus se encontra no coração das pessoas. Compreendi que o mal não existe porque não foi criado por Deus. Esforço-me constantemente em enxergar somente qualidades de Deus nos outros. Reflito na bondade e amor de Deus em todas as coisas. Rogo a Deus iluminadas bênçãos de amor, sabedoria e abundantes recursos para todas as pessoas ao redor. Trabalho com boa vontade porque aprecio de verdade todas as tarefas e deveres de minha responsabilidade. Sinto-me progredindo a cada momento de minha vida. Devoto considerável amor para as pessoas com quem converso, e procuro compreendê-las em todas as suas necessidades. Estou também me esforçando para melhorar as qualidade de Deus em minha alma.”
“Senhor, dai-me forças e coragem de seguir realizando todos os deveres e tarefas. As orações e preces me preenchem de novas energias para continuar seguindo o caminho designado por Deus. Mantenho irrestrita confiança e fé no profundo amor de Deus iluminando, protegendo e orientando a vida de todas as pessoas. Os abundantes fluídos de amor e bondade de Deus fluem em meu interior, preenchendo todo o meu ser com elevados sentimentos de amor, bem servir e ser útil ao semelhantes. Dou graças pelo bem que posso realizar a todos os irmãos do caminho. Assim seja.”